130466 - Oficina: Formação Continuada em Saúde Única para Educadores |
Data da turma: | 14/01/2025
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Descrição: | O conceito de Saúde Única reconhece que a saúde de humanos, animais e ecossistemas está intrinsecamente conectada. Desequilíbrios nessas relações podem aumentar o risco de surgimento de novas doenças, sendo estimado que mais de 60% das doenças infecciosas humanas têm origem em animais, especialmente os domésticos. No Brasil, a presença cada vez maior de animais de companhia nos lares, em contato frequente com crianças, ressalta a importância de abordar a temática da posse responsável e a prevenção de zoonoses no contexto escolar.
Temáticas abordadas: Saúde Única: A compreensão da interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental, destacando a importância de manter um equilíbrio entre essas áreas para prevenir surtos de doenças. Doenças zoonóticas: Abordagem das principais zoonoses, com ênfase nas que têm maior prevalência no contexto doméstico e urbano de São Paulo, como a raiva, toxoplasmose e a esporotricose. O foco será a prevenção e identificação no ambiente escolar e comunitário. Posse responsável de animais de companhia: Educação sobre o papel dos tutores de animais na promoção da saúde dos seus pets e, por extensão, na proteção da saúde pública, incluindo a importância da vacinação, da higiene adequada e da socialização dos animais. Importância para a sociedade: A relevância desse projeto se reflete no laço cada vez mais estreito entre pessoas, especialmente crianças, e seus animais de estimação. Esses vínculos, quando aliados ao desconhecimento sobre práticas de higiene e prevenção de zoonoses, podem resultar em riscos para a saúde coletiva. A educação em saúde, aplicada de forma adequada no ambiente escolar, é uma ferramenta estratégica para mitigar esses riscos e prevenir doenças. Objetivo principal: Um dos principais objetivos de administrar essa oficina, é garantir que os professores obtenham um conhecimento mais aprofundado sobre o conceito de Saúde Única, entendendo como essa abordagem impacta diretamente suas vidas, o ambiente escolar e a sociedade como um todo. Ao equipar esses educadores com conhecimento científico e prático, espera-se que eles não apenas internalizem essas informações, mas também multipliquem esse saber para seus alunos, promovendo uma mudança de comportamento em escala. Conclusão: Ao integrar o conceito de Saúde Única e as práticas preventivas dentro do ambiente escolar, o projeto oferece uma contribuição valiosa para a promoção da saúde pública, conscientizando educadores e alunos sobre a importância de comportamentos responsáveis e informados. Assim, espera-se reduzir a ocorrência de zoonoses e promover o bem-estar de toda a comunidade. O impacto dessa formação se refletirá não apenas na sala de aula, mas também na sociedade, por meio de uma conscientização mais ampla e embasada sobre as interconexões entre humanos, animais e o meio ambiente. |
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Carga Horária: |
3 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Fabio Gregori Rafaela Oliveira Caetano dos Santos |
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