130461 - Módulo 4 - GESTÃO COMERCIAL E FINANCEIRA |
Período da turma: | 17/10/2026 a 19/06/2027
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Descrição: | 1 e 2. Administração de Vendas I e II
Objetivo geral: Apresentar conhecimentos teóricos e práticos que permitam a tomada de decisões sobre a gestão de vendas dentro do processo de administração de marketing, entre as quais, organização da equipe de vendas, seu treinamento e políticas de remuneração de vendedores. Conteúdo programático: Vendas no contexto das atividades de marketing Estratégia de marketing e a venda pessoal Planejamento de vendas Organização de vendas: desenho de territórios e alocação de vendedores; Governança da força de vendas; Liderança em Vendas, gerenciamento e supervisão Plano de remuneração; Recrutamento e seleção de vendedores e treinamento da equipe; Avaliação do desempenho da força de vendas e controle de vendas; Bibliografia: CASTRO, Luciano T. NEVES. Marcos F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo, Atlas, 2005. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de vendas: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. INGRAN, et al. Gerenciamento de vendas: análise e tomada de decisão. São Paulo: Cengage Learning, 2008 KOTLER, Philip. Administração de Marketing, 12ªed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. STANTON, William J; SPIRO, Rosann. Administração de Vendas. Rio de Janeiro, Ltc: 2000. TEIXEIRA, Elson; TOMANINI, Claudio; MEINBERG. JOSÉ LUIZ; PEIXOTO, Luiz Carlos. Gestão de vendas. Rio de Janeiro: FGV, 2004. URDAN, Flávio, Torres; URDAN, André, Torres. Gestão do Composto de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006. 3. Canais, Logística e Trade Marketing Objetivo geral: A distribuição, ou a movimentação de bens e serviços dos produtores até os consumidores, tem recebido atenção crescente dos administradores de marketing. Ainda que um bom design ou propagandas criativas possam motivar a comprar, sua utilidade desaparece se os clientes não encontrarem o item que procuram no lugar e na ocasião certa. O objetivo fundamental da disciplina é demonstrar a importância da Logística na moderna economia e a importância do Trade Marketing para as organizações, proporcionando o entendimento integrado das questões relativas ao desenvolvimento e à operação dos canais de distribuição, incluindo tópicos como atacado, varejo, poder de negociação, contratos e custos de transação. Conteúdo programático: Canais de marketing e redes de valor A importância dos canais Desenvolvimento de canal Redes de valor Funções, fluxos e níveis do canal Decisões sobre o projeto e gerenciamento do canal Integração de canal e sistemas Conflito, cooperação e concorrência Logística de mercado Sistemas logísticos integrados Decisões e objetivos da logística de mercado Bibliografia: CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2003. COUGHLAN, A. T. et al. Canais de Marketing e Distribuição. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. KOTLER, Philip, Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. NEVES, Marcos F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005. ROSENBLOOM, Bert. Marketing Channel: a Management View. 6th. Edition. New York: The Dryden Press, 1999. URDAN, Flávio T.; URDAN, André T. Gestão do Composto de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006. 4. Workshop de Negociação Objetivo geral: Uma das principais tarefas dos executivos é negociar, quer seja no fechamento de um negócio, na aprovação de um orçamento de marketing, ou em grandes operações como a aquisição de outra empresa. O objetivo deste workshop é compreender a teoria e processos de negociação para que o aluno aumente sua habilidade em negociar, exercitando-se em uma variedade de situações. Conteúdo programático: Análise de situações de negociação Desenvolvimento de um plano estratégico para uma negociação eficaz O comportamento do negociador O papel da confiança na negociação e como desenvolvê-la Habilidades analíticas e habilidades interpessoais para negociar de maneira eficaz. Desenvolvendo essas habilidades experimentalmente Bibliografia: HIRATA, Renato H., Estilos de Negociação - As Oito Competências Vencedoras, São Paulo, Saraiva, 2010 ALYRIO, Rovigati Danilo; ANDRADE, Rui Otavio Bernardes; MACEDO, Marcelo Ávaro da Silva, Princípios de Negociação - Ferramentas e Gestão, São Paulo, Atlas, 2ª Ed., 2007 ALMEIDA, Ana Paula de; MARTINELLI, Dante P., Negociação e Solução de Conflitos, São Paulo, Atlas, 2005 5. Estratégia de Determinação de Preços Objetivo geral: No atual cenário competitivo, o administrador de marketing, na hora de decidir quanto irá cobrar pelas ofertas da empresa, encontra-se fortemente limitado pelas circunstâncias externas. O objetivo geral desta disciplina é explorar as diferentes dimensões que afetam as estratégias de preço. Espera-se que os participantes desenvolvam a capacidade de incorporar em suas análises do preço os múltiplos elementos pertinentes que, quando bem articulados, podem significar a diferença entre o lucro ou o prejuízo de uma oferta ou do próprio negócio. Conteúdo programático: Como as empresas determinam preços O processo para determinação do preço Formas de adequação do preço Iniciativas e respostas a mudanças de preços Bibliografia: CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2003. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. NAGLE, Thomas T.; HOLDEN, Reed K. Estratégia e Táticas de Preços.: Um Guia para Decisões Lucrativas. 3ª. ed. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2003. MONROE, Kent B. Pricing: Making Profitable Decisions. 5th ed. New York: McGraw-Hill, 1990. NEVES, Marcos F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005. SARDINHA, José Carlos. Formação de preço: a arte do negócio. 1 ed. São Paulo: Makron Books, 1995. URDAN, Flávio, Torres; URDAN, André, Torres. Gestão do Composto de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006. 6. Previsão de Vendas e Orçamento de Marketing e Vendas Objetivo geral: Proporcionar ao aluno conhecimento para que desenvolva o orçamento de marketing e vendas nas organizações, demonstrando os principais aspectos para a elaboração da previsão e orçamento de vendas, como: a receita, os impostos incidentes sobre as vendas e as principais despesas envolvidas na operação. Conteúdo programático: Aspectos gerais do orçamento de marketing e vendas Condicionantes básicos: restrições internas e externas Políticas de marketing Métodos de estimação de volume de vendas Detalhamento do orçamento de vendas (preço, quantidade, receita bruta) Previsão de impostos sobre vendas (PIS, COFINS, ICMS, IPI) Previsão das despesas com vendas Bibliografia: FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial: planejamento e controle gerencial. 3ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2006 PADOVEZE, Clóvis L. Planejamento Orçamentário: texto e exercícios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005 SANVICENTE, Antônio Z.; SANTOS, Celso C. Orçamento na Administração de Empresas: planejamento e controle. São Paulo: Atlas, 1995 7. Análise dos Investimentos e Métricas de Desempenho em Marketing Objetivo geral: Instrumentalizar os participantes com técnicas para a análise financeira, controle e desempenho de marketing, compreendendo os principais conceitos para a avaliação de investimentos e resultado das ações de marketing, dentro de uma visão global dos elementos do composto de marketing, bem como apresentar aos alunos métricas aplicáveis a todas as áreas de marketing e demonstrar como utilizá-las para maximizar o retorno sobre o investimento em marketing e criar melhores oportunidades de lucro. Conteúdo programático: Projetos de Investimentos Decisões de investimentos Valor do Dinheiro no Tempo Conceito de juros Conceito de desconto e valor presente Técnicas de Análise de Investimentos Método do payback Métodos do fluxo de caixa descontado Valor presente líquido – VPL ou PV Taxa interna de retorno – TIR ou IRR Análise de Valor e da Rentabilidade dos Clientes Ferramentas para Mensurar o Desempenho de Marketing. Análise dos Gastos de Marketing. ROI em Marketing. Análise e Controle dos Investimentos em Marketing O raio x das métricas de marketing Gerenciamento de produtos e de portfólio Gerenciamento da equipe de vendas e dos canais de vendas Métricas de mídia e web Estudos de caso Bibliografia: CHING, Hong Yuh. MARQUES, Fernando. PRADO, Lucilene. Contabilidade & Finanças – Para não Especialistas. São Paulo: Prentice Hall, 2003. 288 p. Cap. 9 “Avaliação de investimentos”. FARRIS, Paul W.; BENDLE, Neil T.; PFEIFER Philip E.; REIBSTEIN, David J. Métricas de Marketing: mais de 50 métricas que todo executivo deve dominar. Porto Alegre: Bookman, 2006 GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 7 ed. São Paulo: Harbra, 2000. 841 p. Cap. 9 “Técnicas de análise de orçamentos de capital” KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial – Um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo: Atlas, 1997. 414 p. Cap. 9 “Fundamentos de contabilidade de custos“. PARMERLEE, David. Auditing Markets, Products, end Marketing Plans. OH, USA: McGrow-Hill, 2000. ROSENWALD, Peter J. Accountable Marketing: otimizando resultados dos investimentos em marketing. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005. 8. Apresentação Parcial dos Planos de Marketing Objetivo Geral: Workshop parcial com dúvidas e sugestões para o trabalho de conclusão de curso dos alunos. Orientação sobre a aplicação das estratégias de marketing nas situações específicas de cada empresa estudada. Conteúdo programático: Análise da administração de vendas Projeção de vendas e resultados Bibliografia: URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Marketing Estratégico no Brasil. São Paulo: Atlas, 2010. NEVES, M. F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005. 9. Jogos de Empresas 1 Objetivo geral: Desempenhar o processo gerencial, através de um exercício de simulação gestão de negócios, mais conhecido como “Jogos de Empresas”, no qual os participantes assumem o papel de administradores de uma empresa simulada. Exercitando a tomada de decisões; possibilitando a utilização de ferramentas quantitativas; permitindo integrar e inter-relacionar conhecimentos adquiridos isoladamente durante o curso; avaliando desempenhos e resultados; vivenciando o trabalho em equipe e desenvolvendo habilidades comportamentais; e analisando e interpretando relatórios econômico-financeiros e de negócios em geral. Conteúdo programático: Apresentação do Manual de Simulação de Gestão. Desenvolvimento do Plano de Gestão, contendo: planejamento estratégico, planejamento de investimentos, planejamento operacional e orçamento empresarial detalhado, tanto corporativo, como por áreas de negócios e funcionais. Bibliografia: FIANI, R. Teoria dos Jogos. São Paulo: Campus, 2003. GRAMIGNA, M. R. M. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. São Paulo: Pearson, 2007 JALOWITZKI, Marise. Jogos e técnicas vivenciais nas empresas. São Paulo: Madras, 2001. VICENTE, P. Jogos de empresas: A fronteira do conhecimento em administração de negócios. São Paulo: Makron Books, 2001. 10 e 11. Jogos de Empresas 2 e 3 Objetivo geral: Exercitar a simulação gestão de negócios com tomada de decisões; possibilitando a utilização de ferramentas quantitativas; permitindo integrar e inter-relacionar conhecimentos adquiridos ao longo do curso; avaliando desempenhos e resultados; vivenciando o trabalho em equipe e desenvolvendo habilidades comportamentais; e analisando e interpretando relatórios econômico-financeiros e de negócios em geral. Conteúdo programático: Exercício de Simulação de Decisões Trimestrais. Avaliação de Desempenho e de Resultados em cada Simulação. Relatório Final de Desempenho e de Resultados. Bibliografia: FIANI, R. Teoria dos Jogos. São Paulo: Campus, 2003. GRAMIGNA, M. R. M. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. São Paulo: Pearson, 2007 JALOWITZKI, Marise. Jogos e técnicas vivenciais nas empresas. São Paulo: Madras, 2001. VICENTE, P. Jogos de empresas: A fronteira do conhecimento em administração de negócios. São Paulo: Makron Books, 2001. 12. Criando o Futuro Objetivo geral: Proporcionar que os alunos avaliem de forma vivencial, em dinâmicas e jogos, o aprendizado no MBA, tanto em termos de conceitos e técnicas quanto de experiência adquirida em sala de aula por meio do contato com professores e colegas, para que a partir deste aprendizado, torne possível projetar o futuro e traçar diretrizes para suas vidas profissionais e pessoais. Conteúdo programático: Avaliação de conceitos e técnicas aprendidas no MBA Discussão acerca da experiência adquirida em sala de aula Reflexão sobre o autodesenvolvimento durante o curso Reflexão sobre o papel social do gestor de marketing A importância e as formas de aprendizado contínuo Projeção para o futuro A construção e a consolidação de uma imagem e carreira profissional Bibliografia: MINICUCCI, Agostinho. Dinâmica de grupo: teorias e sistemas. São Paulo: Editora Atlas. SENGE, Peter M. A quinta disciplina. São Paulo: Editora Best Seller Ltda, 2002 YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 jogos para grupos. São Paulo: Editora Ágora (Grupo Summus). MORENO, J. L. O teatro da espontaneidade. Summus Editorial. 13, 14 e 15. Apresentação Final dos Planos de Marketing I, II e III Objetivo Geral: Workshop de apresentação para os trabalhos de conclusão de curso dos alunos. Orientação sobre a aplicação das estratégias de marketing nas situações específicas de cada empresa estudada. Conteúdo programático: Análise geral dos planos de Marketing Instruções para correções e adaptações Bibliografia: URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Marketing Estratégico no Brasil. São Paulo: Atlas, 2010. NEVES, M. F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005. |
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Carga Horária: |
120 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Alex Souza Bertoldi Claudio de Souza Miranda Eduardo Ribeiro Rodrigues Eugenio José Silva Bitti Janaina de Moura Engracia Giraldi José Mauricio Cagno Lúcia Aparecida da Silva Borges Paulo Sergio Miranda Mendonça |
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