130460 - Módulo 3 - GESTÃO DE PRODUTOS E COMUNICAÇÕES |
Período da turma: | 04/04/2026 a 26/09/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1. Produto e Desenvolvimento de Novos Produtos
Objetivo geral: Discutir um conjunto de tópicos de caráter multidisciplinar a serem contemplados nos estágios de concepção, delineamento e lançamento de uma nova oferta ao mercado. Estes tópicos constituem um elenco de aspectos que devem aumentar o conhecimento e aprimorar a capacidade analítica dos alunos sobre os pontos críticos do processo de desenvolvimento, análise de viabilidade e potencial de êxito comercial de um novo produto ou serviço. Conteúdo programático: Os ciclos de vida do produto Estratégias de marketing para o ciclo de vida do produto Características e classificação dos produtos Diferenciação de produtos e serviços Hierarquia e sistemas de mix de produtos Análise e extensão da linha de produtos Desafios do desenvolvimento de novos produtos Gerenciamento do processo de desenvolvimento do novo produto: da geração de idéias à comercializado do novo produto O processo de adoção do novo produto pelo consumidor Bibliografia: BAKER, M.J. E McTAVISH, R. Política e Gerência de Produto. Ed Saraiva, 1978 CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2003. (Capítulo 03 p. 234-242; Capítulo 10) COOPER, EDGETT, KLEINSCHMIDT, Portfolio Management for New Products, Addson Wesley. DOLAN, Robert, Managing the New Product Development Process, Addson Wesley. IRIGARAY, Hélio A. Gestao e desenvolvimento de produtos e marcas. (em Portugues) (2004) FGV KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 12ªed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. Cap. 10 (p. 316-325); Cap. 12 (p. 366-382) e Cap. 20. MATTAR, F. & SANTOS, D. G. Gerência de produtos: como tornar seu produto um sucesso. São Paulo: Atlas, 2003. NEVES, Marcos F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005. URDAN, Flávio T.; URDAN, André T. Gestão do Composto de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006. 2. Design de Embalagens Objetivo geral: A maioria dos produtos físicos precisa ser embalada e rotulada. Muitas decisões relativas à aquisição do produto são tomadas no ponto de venda, onde a embalagem torna-se uma ferramenta essencial para a comunicação da marca. Objetiva-se nesta disciplina apresentar os aspectos que influenciam na criação de uma embalagem atraente que contribua para a formação da imagem positiva da marca, bem como as principais funções e transformações que estão ocorrendo no mercado em relação ao tema. Conteúdo programático: Embalagens como ferramentas de marketing Design de embalagem: princípios básicos e interligação entre mercado e produção Elementos do design de embalagem: metodologia, tipologia, simbologia, estética e princípios gráficos. Funções da embalagem Embalagem no mix de produtos, na relação com a marca e com a logística e distribuição Influência da embalagem na decisão de compra Bibliografia: CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2003. (Capítulo 10 p. 275-278) KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 12ªed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. MESTRINER, Fábio. Design de embalagem: curso avançado. 2ª. Ed., São Paulo, Makron Books, 2005 NEGRÃO, Celso; CAMARGO, Eleida P. Design de embalagem: do marketing à produção. São Paulo: Novatec, 2008 PRIDE, William M; FERREL, O. C. Marketing: conceitos e estratégia. Rio de Janeiro: LTC, 2001. 3. Comunicações Integradas de Marketing I Objetivo geral: O marketing exige mais do que o desenvolvimento de um bom produto a um preço atraente e de fácil acesso ao consumidor. Conseguir uma boa comunicação com o público-alvo é um objetivo complexo, pois os consumidores experimentam uma sobrecarga de estímulos de comunicação de modo que conquistar a sua atenção está se tornando cada vez mais difícil. Desta forma, o objetivo desta disciplina é descrever as funções da comunicação integrada de marketing e as especificidades de cada ferramenta que faz parte do composto de comunicação mercadológico. Conteúdo programático: Funções da comunicação de marketing Processo para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz Os componentes do mix de comunicação de marketing O gerenciamento do processo de comunicação integrada. Bibliografia: CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2003. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 12ªed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. SCHULTZ, Don E.; BARNES, Beth E. Campanhas estratégicas de comunicação de marca. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. SHIMP, Terence A. Propaganda e promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. 4. Comunicações Integradas de Marketing II Objetivo geral: Analisar e discutir as ferramentas que compões a comunicação integrada de marketing e as especificidades de cada ferramenta que faz parte do composto de comunicação mercadológico. Conteúdo programático: Propaganda em mídias convencionais Promoção de vendas Eventos, atmosferas e marketing de experiências Mapas de mídia Orçamento do mix de comunicação de marketing O gerenciamento do processo de comunicação integrada. Bibliografia: SHIMP, Terence A. Propaganda e promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2003. (Capítulos 17 e 18) FERRACCIÙ, João De Simoni. Promoção de vendas. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002 SCHULTZ, Don E.; BARNES, Beth E. Campanhas estratégicas de comunicação de marca. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. 5. CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente Objetivo geral: A idéia de transação encontra-se no cerne da administração de marketing, em que duas partes trocam algo de valor visando à satisfação de suas necessidades. Todavia, um trabalho de marketing bem feito, mais do que concretizar a primeira transação com o cliente é indicado para a repetição das transações com os mesmos clientes por longo período de tempo. É o que se chama de marketing de relacionamento, o esforço para manter um vínculo duradouro e mutuamente benéfico entre a empresa e o seu mercado alvo. Esta disciplina objetiva desenvolver uma visão compartilhada dos objetivos do CRM no contexto de geração de valor para o cliente e apoio à estratégia global da empresa e desenvolver um consenso a respeito das prioridades e oportunidades do CRM, e áreas que melhor se enquadra esta estratégia. Conteúdo programático: Marketing de relacionamento e CRM Níveis de marketing de relacionamento com o cliente Atração, retenção e aquisição de clientes A construção da fidelidade e a redução da perda de clientes O papel da tecnologia da informação na estratégia de relacionamento com clientes As quatro fases estratégicas de CRM Conceitos e principais componentes de CRM Principais processos de CRM Arquitetura tecnológica de CRM CRM Operacional e CRM Analítico A estratégia de CRM Determinação de clientes-chaves para empresa Níveis de marketing de relacionamento com o cliente Modelos operacionais de CRM Estudos de caso Bibliografia: BHOTE, Keki R., Beyond Customer Satisfaction to Customer Loyalty. American Management Association, 1996 BROWN, Stanley. CRM Customer Relationship Management - Uma ferramenta estratégica para o mundo e-business. Makron Books, 2001 STONE, Merlin; WOODCOCK, Neil; MACHTYNGER,Liz, CRM Marketing de Relacionamento com os clientes, Editora Futura, 2001 GORDON, Ian. Marketing de Relacionamento. Editora Futura, 1999 KALAKOTA, Ravi; ROBINSON, Marcia. e-Business Roadmap for Success. Addison-Wesley Publishing, 1999 KOTLER. P. Administração de marketing. 2ª ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2006. MCKENNA, Regis Relationship Marketing. Addison-Wesley Publishing, 2ª edição, 1992 NAUMANN, Earl. Creating Customer Value Thomson Executive Press, 1995 NEVES, Marcos F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005. URDAN, Flávio, Torres; URDAN, André, Torres. Gestão do Composto de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006. VAVRA, Terry G. Marketing de Relacionamento - After Marketing, Editora Atlas, 1993 6. Novas mídias: Social interativa e digital Objetivo geral: Compreender as formas com que a participação nas redes sociais pode proporcionar uma grande diferença para a empresa e sua marca é essencial para o profissional de marketing. O desenvolvimento de campanhas de marketing em mídias sociais é uma estratégia relativamente nova e diferente de quaisquer outros tipos de campanhas de comunicação mercadológica, quando se trata de retorno sobre o investimento. Se há engajamento e interação, poderá gerar vendas, inovações e novas maneiras de fazer negócios. Objetiva-se nesta disciplina apresentar as novas mídias sociais como ferramenta tecnológica que tem um importante papel quando o assunto é comunicação com o público alvo. Serão tratados aspectos a respeito das diferenças entre mídias tradicionais e sociais, o poder das mídias sociais, o uso corporativo dessas mídias, os seus benefícios e riscos. Conteúdo programático: Novas tecnologias: Mídias e redes sociais Mídias tradicionais x mídias sociais Interatividade: analógica e digital O poder das mídias sociais As formas de uso corporativo das mídias sociais Estratégias online e offline Formas de compras de novas mídias Benefícios e riscos do uso das mídias sociais Estudos de caso Bibliografia: DIZARD, Wilson Junior. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. São Paulo: Jorge Zahar, 2000. FOGEL, J.; NEHMAD, E. Internet social network communities: risk taking, trust, and privacy concerns. Computers in Human Behavior, v. 25, p. 153‐160, 2009. PÓVOA, Marcello. Anatomia da Internet, Investigações estratégicas sobre o universo digital: São Paulo Casa da Palavra: 2000 VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing. O guia definitivo de marketing digital – São Paulo: NOVATEC: 2008 WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003. BRANDTZAEG, P. B.; HEIM, J. Why people use social networking sites. Online Communities and Social Computing, Berlin, p. 143‐152, 2009. CASTRO, Álvaro de. Propaganda e mídia digital. São Paulo: Qualitymark, 2000. GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias. São Paulo: Senac, 2003. VIEIRA, Eduardo I. Estratégias de marketing na internet. São Paulo: Prata, 2007. ZYL, A. S. The impact of social networking 2.0 on organizations. The Electronic Library, Bingley, v. 27, n. 6, p. 906‐918, 2009. 7. Marketing de Varejo Objetivo geral: A empresa varejista é considerada como um elo intermediário na cadeia produtiva, vendendo produtos manufaturados pelo setor industrial, situado a montante, para o consumidor final, situado a jusante, agregando-lhes valor por intermédio de serviços de distribuição. Portanto, é razoável afirmar que o “produto” do varejo não é algo físico e sim os serviços ou atributos de uma loja, agregados a bens produzidos por outros setores da economia e prestados no comércio para o consumidor final. O objetivo da disciplina é apresentar as particularidades e transformações que estão ocorrendo no varejo, bem como as estratégias de marketing que possam ser aplicadas com efetividade nas empresas varejistas. Conteúdo programático: Conceitos e especificidades do setor varejista Tipos de varejo e suas caracterizações Tendências no varejo Decisões estratégicas de marketing: o público alvo e os 6P’s do varejo Estudos de caso Bibliografia: CENTRO DE PESQUISA NO VAREJO - CEV. O Varejo no Brasil. Disponível em http://www. www.fgvsp.br/cev/. CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2003. COUGHLAN, A. T. et al. Canais de Marketing e Distribuição. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. ECR BRASIL. Gerenciamento por Categoria. São Paulo, Coleção 1, Livro 6, 1998. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª. Nova Iorque: Prentice Hall, 2005. LEVY, Michael; WEITZ, Barton A. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000. MCGOLDRICK, Peter J. Retail marketing. London: McGraw-Hill, 2002. NAGLE, Thomas T.; HOLDEN, Reed K. Estratégia e Táticas de Preços.: Um Guia para Decisões Lucrativas. 3ª. ed. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2003. PARENTE, Juracy G. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000. ROSENBLOOM, Bert. Marketing Channel: a Management View. 6th. Edition. New York: The Dryden Press, 1999. 8. Comércio Eletrônico, Marketing Direto e Database Marketing Objetivo geral: Comércio Eletrônico ou e-commerce pode ser definido como a capacidade de realizar transações envolvendo a troca de bens ou serviços entre duas ou mais partes utilizando a Internet. As empresas nunca tiveram acesso a tantas aplicações de e-commerce como atualmente - desde compras on-line, com a utilização da WEB até processos automatizados tendo a internet como meio de transporte dos dados. O objetivo desta disciplina é apresentar os modelos de negócio em comércio eletrônico, abordando aspectos estratégicos e de gestão comercial, permitindo ao aluno conhecer as ferramentas, contextos, perspectivas e tendências do modelo de negócio. Duas das ferramentas a serem aprofundadas são o marketing direto e o database marketing, abordando as principais etapas para construção de bancos de dados de marketing, discutindo como as empresas de vanguarda estão utilizando a database marketing. Conteúdo programático: Introdução ao Mercado de Comércio Eletrônico; Varejo no Comércio Eletrônico; O database marketing e a tecnologia de apoio. Data warehouses e data mining Desenvolvimento de campanha de marketing direto O marketing direto e seus benefícios Formas de marketing direto Regras para o e-marketing Call center, automação de marketing e da força de vendas Pagamentos e Pedidos, e outras Estratégias do CE; A gestão do Comércio Eletrônico. Bibliografia: KOTLER, Philip, KELLER, K. Lane Administração de Marketing, 12ªed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. Capítulo 15 (p. 489 – 498) URDAN, Flávio T.; URDAN, André T. Gestão do Composto de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006. TURBAN, E; KING, D. Comércio Eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2004. 9. Marketing para o mercado B2B Objetivo geral: Analisar e discutir as principais ações e características que envolvem as relações comerciais entre as empresas, visando a conquista de novos clientes corporativos, a gestão do relacionamento e a satisfação dos clientes atuais. Conteúdo programático: Os negócios B2B na cadeia de valor Especificidades do mercado B2B Tipos de relacionamento no mercado B2B Unidade de tomada de decisão nas relações B2B e os papéis em centros de compras Gestão da competitividade empresarial Segmentação B2B Proposta de valor em mercados B2B Gestão da imagem corporativa e a venda pessoal O Marketing mix – Mercado B2B versus B2C Bibliografia: ANDERSON, James; NARUS, James - Business Market Management, New York: Prentice Hall, 2004. COREY R: - Industrial Marketing: Cases and Concepts, NY: Prentice Hall, 1991. DANIEL M., PETER N., ROBERT S. and JEAN-PAUL Valla: Business to Business Marketing: Palgrave Macmillan, 2001 FUTREL, Charles M. Vendas: Fundamentos e novas práticas de gestão. Ed. Saraiva, 2003. HUTT & SPEH - Business Marketing Management , Orlando: Dryden Press, 2007. INGRAN, et al. Gerenciamento de vendas: análise e tomada de decisão. São Paulo: Cengage Learning, 2008 WEBSTER, W. - Comportamento do Comprador Industrial, São Paulo: Atlas, 1979. WEBSTER, Frederick E. - Industrial Marketing Strategy; NY: John Willey and Sons, 1991. ZOOK, Chris – “Além das Fronteiras do Core Business”: Campus, Rio de Janeiro, 2003. W.CHAN KIM;RENÉE MAUBORGNE – A Estratégia do Oceano Azul Editora Campus Rio de Janeiro 2005 10. Negócios Internacionais Objetivo geral: Difundir a importância da aplicação de princípios da cultura comercial internacional, comércio exterior e negócios internacionais nos processos de internacionalização de empresas brasileiras. Conteúdo programático: Decisão sobre o ingresso no mercado internacional e em que mercados ingressar Panorama sobre o Comércio Internacional Brasileiro; Evolução do Comércio Exterior Brasileiro e os Processos de Internacionalização de Empresas; Administração de Riscos e Fatores de Internacionalização; Câmbio e Direito Internacional: Aspectos relevantes nos Negócios Internacionais; Tributação na Importação e Exportação de Produtos e Serviços; Marketing Internacional: decisões sobre o programa de marketing Decisão sobre a organização de marketing Estudos de Casos Bibliografia: KOTABE, M.; HELSEN, K. Administração de Marketing Global. São Paulo: Atlas, 2000. PALACIOS, T. M. B.; SOUSA, J. M. M. Estratégias de Marketing Internacional. São Paulo: Atlas, 2004 KEEGAN, W.J. Marketing Global. São Paulo: Prentice Hall, 2005. CARNIER, L. R. Marketing Internacional para brasileiros. 4ª Ed. São Paulo: Aduaneiras, 2004. MINERVINI, N. O Exportador. São Paulo: Makron Books, 2005. 11. Apresentação Parcial dos Planos de Marketing Objetivo Geral: Workshop parcial com dúvidas e sugestões para o trabalho de conclusão de curso dos alunos. Orientação sobre a aplicação das estratégias de marketing nas situações específicas de cada empresa estudada. Conteúdo programático: Análise do Portfólio dos Produtos Análise da comunicação integrada de Marketing Bibliografia: URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Marketing Estratégico no Brasil. São Paulo: Atlas, 2010. NEVES, M. F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005. 12. Workshop de Liderança Objetivo geral: Para que haja a compreensão sobre o tema liderança na atualidade, parte-se da premissa de que é fundamental o conhecimento a respeito da evolução deste tema. Objetiva-se nesta disciplina proporcionar ao aluno uma visão a respeito da evolução da liderança, dos modelos e dos novos papéis do líder nas organizações. Conteúdo programático: Conceitos e evolução da liderança Modelos de liderança: traços, comportamental, contingencial, transformacional, nível 5 Líder formador de líder Como construir líderes Bibliografia: COVEY, Stephen R. Liderança Baseada em Princípios. Rio de Janeiro. Editora Campus, 2002. FLEURY, Maria Tereza Leme (Coord.). As pessoas na organização. Ed. Gente. São Paulo, 2002 HESSELBEIN, F. & GODSWITH, M. O líder do Futuro. São Paulo: Futura, 1996. KOUZES, James. O desafio da liderança. São Paulo: Ed. Campus, 3º ed., 2003. |
||||
Carga Horária: |
96 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
André Quites Barbosa de Freitas Aparecido Roberley Borghi Cesio Pinto Barbosa Lemos Everton Jose Buzzo Gilberto Tadeu Shinyashiki Ildeberto Aparecido Rodello Janaina de Moura Engracia Giraldi Liza Mara Vallim Rocha Lúcia Aparecida da Silva Borges Luciana Oranges Cezarino |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |