Atividade

130458 - Módulo 1 - MARKETING E GESTÃO DE NEGÓCIOS

Período da turma: 14/06/2025 a 11/10/2025

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Descrição: 1. Integração e relações interpessoais

Objetivo geral:
Integrar os participantes da nova turma, desenvolvendo suas relações interpessoais, favorecendo desta forma o processo de aprendizagem durante o curso.

Conteúdo programático:
Canais de comunicação
Importância da dimensão cognitiva e afetiva no processo de aprendizagem
Gestão pessoal do fenômeno stress no trabalho
Grupos de trabalho / grupos sociais / pressão nos grupos


2. Fundamentos de Marketing e Geração de Valor

Objetivo geral:
As organizações estão cada vez mais preocupadas em identificar as necessidades e os desejos de seus clientes e os fatores que agregam mais valor para o seu público alvo. O conhecimento profundo sobre a evolução do marketing, bem como, os conceitos centrais da área, tornam-se fundamentais para a compreensão da dinâmica do mercado. Esta disciplina foca aspectos importantes sobre o escopo do marketing, valor para o cliente e satisfação dos consumidores para a conquista da lealdade à oferta da empresa. Para isso, são discutidos modelos de satisfação e casos de sucesso em lealdade de consumidores, que podem ser reaplicados.

Conteúdo programático:
O escopo do marketing: conceito e gestão de marketing
Orientações da empresa para o mercado
Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing
Marketing voltado para o valor
Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente
Maximização do valor do cliente ao longo do tempo
Estudos de caso

Bibliografia:
URDAN, André Torres; URDAN, Flávio Torres. Marketing Estratégico No Brasil - Teoria e Aplicações, são Paulo, Atlas, 2010.
CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2003.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing, 12ªed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
SVIOKLA, John J; SHAPIRO, Benson P. Mantendo Clientes. Rio de Janeiro, Makron, 1995.

3. Gestão e Planejamento de Marketing

Objetivo geral:
O mundo caminha rapidamente, para um novo desenho de sua estrutura econômica e comercial. A globalização, a abertura dos mercados nacionais, provocadas pela criação de grandes blocos econômicos continentais, a emergência de novas tecnologias entre outros, contribuíram significativamente para este novo cenário mercadológico. Essa complexidade coloca um desafio às organizações: o contínuo aprimoramento de seus bens e serviços, visando oferecer alta qualidade com custo compatível e competitivo, na busca de assumir uma posição de liderança no mercado onde atua. Assim, a gestão estratégica de marketing e a elaboração de um planejamento eficaz tornam-se fundamental para as empresas que desejam ser competitivas no mercado. O objetivo da disciplina é capacitar os alunos para a gestão de marketing e desenvolvimento um planejamento de marketing que auxilie a empresa no alcance dos objetivos organizacionais.

Conteúdo programático:
O processo de planejamento estratégico de Marketing
Relação entre o planejamento estratégico e o plano estratégico
Desenvolvendo um plano de marketing
Discussão dos elementos centrais do plano de marketing
Definição das etapas para desenvolvimento do plano de marketing
Fatores críticos de sucesso
Capacidade Estratégica e Competências Essenciais
Competências internas de Marketing
Estudos de caso

Bibliografia:
CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2003. (Capítulo 4 p. 97 - 104)
FLEURY, M.T.L.; FLEURY, A. Competitive strategies and core competencies: Perspective for the internationalisation of industry in Brasil, Integrated Manufacturing Systems, Kempston, v.14, n.1, p. 16-25, 2004.
FLEURY, M.T.L.; FLEURY, A. Estratégias competitivas e competências essenciais: perspectivas para a internacionalização da indústria no Brasil. Revista Gestão e Produção, São Carlos, v.10, n.2, p. 129-144, ago., 2003
GILMORE, Audrey; CARSON, David. Management competences for services marketing. Journal of Services Marketing, v. 10, n. 3, p. 39-57, 1996.
HAMEL, G. & PRAHALAD, C.K.: Competindo pelo futuro – estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Editora Campus, 1995.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 12ªed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
NEVES, Marcos F. Planejamento e gestão estratégica de marketing. São Paulo: Atlas, 2006
RASMUSSEN, U. W. Manual de metodologia do planejamento estratégico. São Paulo, Aduaneiras.
SANTOS, Luís Alberto. Planejamento e gestão estratégica de empresas. São Paulo, Atlas.
THOMPSON, Arthur A.; STRICKLAND, A. J. Planejamento Estratégico. Pioneira, 2000.
WESTOOD, J. O plano de marketing. São Paulo: M. Books, 2007.

4. Cultura e Mudança nas Organizações

Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos condições de compreender os modelos de gestão, as formas de cultura e estruturas organizacionais bem como suas relações com o desempenho das empresas pela aplicação do conhecimento sociológico na gestão organizacional.

Conteúdo programático:
O fenômeno organizacional como fenômeno sociológico
Tipologias de Cultura Organizacional
Estruturas organizacionais
Cultura, poder e mudança nas Organizações
Relação entre Cultura, estrutura e desempenho organizacional
Ferramentas de diagnóstico da cultura organizacional

Bibliografia:
CAMERON, Kim S.; QUINN, Robert E. Diagnosing and Changing Organizational Culture: Based on the Competing Values Framework, San Francisco, John Willey & Sons,3rd edition, 2011
FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. Cultura e Poder nas Organizações, São Paulo, Atlas, 1989.
FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. Processo e Relações do Trabalho no Brasil, são Paulo, Atlas, 1985.
GALBRAITH, J.K., A Anatomia do Poder,São Paulo, Pioneira, 1989

5 e 6. Gestão por processos com Foco no Cliente I e II

Objetivo geral:
Apresentar uma visão geral da importância da gestão por processos e de todos os conceitos e estratégias relacionadas ao gerenciamento de processos de negócio com foco no cliente.

Conteúdo Programático:
Introdução a gestão por processos (BPM).
Ciclo de vida do gerenciamento de processos de negócio (BPM).
Tipos de processos, tipos de atividade, Fatores chave de sucesso
A fase de Modelagem de processos de negócio, a fase de Análise de processos de negócio, a fase Desenho/Projeto de processos de negócio
Gerenciamento de desempenho de processos
Organização por processos
Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócio

Bibliografia:
VALLE, R.; OLIVEIRA, B. Análise e Modelagem de Processos de Negócio: Foco na Notação BPMN (Business Process Modeling Notation). Atlas, 2009.
DE SORDI, J. O. Gestão por Processos. Ed. Saraiva, 2ª. Ed. 2008.
ABUQUERQUE, A. ROCHA, P. Sincronismo organizacional. 2007. Ed. Saraiva

7. Inovação e Empreendedorismo

Objetivo geral:
A inovação, hoje como um dos elementos vitais da competitividade no mundo dos negócios, tem natural e estreita relação com o empreendedorismo. Este, por sua vez, é um dos elementos do marketing, e precisa ser cultivado tanto no campo pessoal como no campo empresarial. Esta disciplina traz informações sobre a implementação da inovação e do empreendedorismo no composto (mix) de marketing, com objetivos de otimizar a competitividade exercida por equipes inteiras e grupos de trabalho. A disciplina também fornece recursos para os profissionais, individualmente, cultivarem sua “competência empreendedora."

Conteúdo programático:
Definições referentes ao tema
Equipes inovadoras e empreendedoras
Liderando e participando do clima democrático
Liderando e integrando diversos tipos de equipes
Inovação e marketing
Estudos de caso

Bibliografia:
PREDEBON, J. Criatividade abrindo o lado inovador da mente, Cap. 18
PREDEBON, J. Gestão da Inovação. Cap. 09
PREDEBON, J. Criatividade Abrindo o Lado Inovador da Mente, Editora Atlas, 2007. 6a edição
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Transformando Idéias em Negócios, Editora Campus, 2005
BERNARDE, L. Manual de Empreendedorismo, Editora Atlas
SEIFFERT, P. Empreendendo Novos Negócios em Corporações, Editora Atlas
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na Prática, Editora Campus, 2007
BERNHOEFT, Renato. Como Tornar-se Empreendedor, Editora Nobel, 1996


8. Finanças empresariais

Objetivo geral:
Finanças empresariais é uma disciplina que apresenta e discute os principais indicadores da saúde financeira das empresas e seu impacto na tomada de decisão. Desta forma, objetiva propiciar aos alunos a base teórica e prática no uso das técnicas modernas de Administração Financeira do Capital de Giro, por meio da apresentação de conceitos, técnicas e ferramentas de gestão de ativos e passivos circulantes que auxiliam os gestores na análise de cenários que os levam a importantes decisões na empresa. O desempenho das ações mercadológicas são mensurados por meio dos indicadores financeiros que tornam esta disciplina fundamental para o gestor de marketing.

Conteúdo programático:
Indicadores financeiros (liquidez, endividamento, lucro e retorno)
Elementos básicos da gestão financeira de curto e longo prazo
Resultados agregados da empresa e resultados por produto

Bibliografia:
ASSAF NETO, A. e SILVA, C. A. T. Administração do Capital de Giro. Editora Atlas, São Paulo, 2002.
GITMAN, L.J. Princípios de Administração Financeira, 10ª. edição Editora Pearson, São Paulo, 2004. Capítulo 14 – parte 5
PROCIANOY, J. L. DROMS, W. G. Finanças para Executivos não Financeiros. Bookman Companhia: 2001.
ROSS, S. A. / JAFFE, J. WESTERFIELD, R. W. Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2002.


9. Apresentação Parcial dos Planos de Marketing

Objetivo Geral:
Workshop parcial com dúvidas e sugestões para o trabalho de conclusão de curso dos alunos. Orientação sobre a aplicação das estratégias de marketing nas situações específicas de cada empresa estudada.

Conteúdo programático:
Análise Interna da Organização
Histórico e resultados
Diagnóstico das ações de marketing da empresa

Bibliografia:
URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Marketing Estratégico no Brasil. São Paulo: Atlas, 2010.
NEVES, M. F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005.

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Cesio Pinto Barbosa Lemos
Eugenio José Silva Bitti
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Marina Toledo Lourenção Rocha
Silvia Inês Dallavalle de Pádua


 
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