Atividade

130433 - Capacitação de PLAc (Português como Língua de Acolhimento) - EXCLUSIVA AOS EDUCADORES DE LOCAIS DE ACOLHIMENTO DE IMIGRANTES (modalidade presencial)

Período da turma: 21/02/2025 a 28/03/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso:
Capacitação formativa para educadores que atuam em locais de acolhimento de imigrantes, os quais irão atuar como professores nos cursos de PLAc (Português como Língua de Acolhimento) oferecidos informalmente e em caráter de urgência a imigrantes e refugiados recém-chegados ao Brasil. A capacitação tem a finalidade de propiciar aos educadores aptidão para organizar um curso de PLAc, avaliar o nível linguístico dos candidatos, utilizar e complementar o material didático disponível.
A capacitação é feita em duas etapas, com distância de 30 dias entre uma e outra:
1º Dia: Orientações para atuar no ensino de PLAc
2º Dia: Apresentação de relatos e dúvidas após a aplicação prática dos conceitos nas aulas de PLAc

Modalidade:
Presencial

Objetivos gerais:
Capacitar os educadores que atuam em locais de acolhimento de imigrantes a organizar e ministrar as aulas dos cursos de PLAc (Português como Língua de Acolhimento)

Objetivos específicos:
- Estabelecer a diferenciação entre ensino de PLM (Português Língua Materna) e PLAc (Português como Língua de Acolhimento);
- Utilizar os descritores do Quadro Europeu de Referência Linguística para avaliar o nível de domínio de LP dos candidatos imigrantes;
- Avaliar o nível de domínio de LP em cada uma das quatro habilidades comunicativas dos estudantes;
- Conhecer o material didático Portas Abertas, níveis básico e intermediário, podendo estabelecer as diferenças de metodologia empregada;
- Organizar o curso a ser ministrado, bem como cada uma das aulas;
- Saber complementar o material com conteúdos e temas específicos para cada turma;
- Elaborar e aplicar a avaliação final

Justificativa:
Sendo o Brasil um país que acolhe imigrantes e oferece refúgio aos que dele necessitam, é muito comum que a primeira acolhida às famílias recém-chegadas seja feita pela iniciativa da sociedade ou por entidades religiosas. Desse modo, muitos templos são transformados em abrigos temporários, até que a família ou o indivíduo imigrante se estabeleça. O abrigo não oferece apenas teto e comida, mas também, a seu modo, a instrução linguística, feita pelos trabalhadores desses locais de acolhida. Esses trabalhadores, atuando como educadores, precisam de formação técnica pontual e material didático de PLAc, por isso a área de língua portuguesa do CIL-FFLCH/USP está oferecendo esta capacitação.

Conteúdo Programático:
- Diferenciação entre ensino de PLM e PLAc;
- O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas ajudando a diferenciar os níveis de domínio da língua portuguesa em cada uma das 4 habilidades comunicativas;
- O material didático Portas Abertas: conteúdos linguísticos, conteúdos culturais e os Direitos dos Imigrantes;
- Metodologia para o nível básico (construção elementar) e para o nível intermediário (desenvolvimento da autonomia);
- A organização do curso e das aulas de PLAc;
- Complementação do material;
- Avaliação

Metodologia:
1º Dia:
- Por meio da metodologia de ensino de línguas por Tarefa (Richards, 2006), a qual orienta a elaboração do material didático adotado para o curso, são solicitadas atividades (tarefas) aos capacitandos, visando a reproduzir o que ocorrerá nas aulas de PLAc, mas com o conteúdo programático desta capacitação.

2º Dia:
- Os capacitandos, decorridos 30 dias da primeira parte desta capacitação, trazem suas experiências de aplicação prática dos conceitos em suas aulas, apresentando dúvidas e comentários, bem como compartilhando soluções próprias encontradas para questões de sala de aula e da complementação do material.

Avaliação:
1º Dia:
- Fazer a organização do curso de acordo aos temas abordados no material didático
- Fazer a organização da primeira aula

2º Dia:
- Complementar o material didático com elementos e/ou temas específicos para a turma com a qual o professor esteja trabalhando.

Critérios para aprovação:
- Presença nos dois dias da capacitação
- Realizar satisfatoriamente (nota mínima 7,0) as atividades da avaliação

Frequência mínima:
100%

Pré-requisitos:
Ser educador atuante em local de acolhimento de imigrantes.

Bibliografia:
AMADO; MANDALÁ; REINOLDES. “Portas Abertas – Português para Imigrantes”, livro intermediário. SME, São Paulo. 2020

MANDALÁ; REINOLDES. “Portas Abertas – Português para Imigrantes”, livro intermediário. SME, São Paulo. 2020

Capítulo 3 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, disponível em:


Informação relevante:
A capacitação dos educadores que atuam nos locais de acolhida não o habilita a certificar os estudantes como uma instituição de ensino o faria. A capacitação tem a finalidade apenas de fornecer orientação para a organização informal de cursos de língua portuguesa para o desenvolvimento emergencial da capacidade de comunicação dos imigrantes acolhidos.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Paola de Souza Mandalá


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP