130359 - O ensino de argumentação e o tratamento da desinformação em sala de aula |
Período da turma: | 12/11/2024 a 05/12/2024
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Descrição: | Aula 1: Leitura crítica e o problema da desordem informacional. Noção de gênero, hipergênero e o papel da tecnologia no desenvolvimento dos gêneros textuais. Formulação de um plano de aula a ser revisto no final do curso.
Aula 2: O que é argumentação? Reflexão sobre enquadramentos teóricos e a argumentação como elemento constitutivo do discurso. Aula 3: A internet e a cena da enunciação. As fake news e o seu elemento cênico. Aula 4: A noção de ethos, pathos e logos. O papel da emoção e da razão segundo a análise do discurso. Aula 5: O papel da doxa e dos esteriótipos para a estabilização da comunicação. Aula 6: A imagem como recurso persuasivo. Os textos multimodais. Aula 7: Os esquemas argumentativos (análise de discursos enganosos) e as formas de sistematização desses achados para uso em sala de aula. Aula 8: A questão da modalidade veridictória como uma das marcas desses textos. Outras marcas linguísticas que aparecem recorrentemente nesses textos. Reflexão sobre o conteúdo do curso e os planos de aula elaborados no início do curso. Bibliografia: Amossy, Ruth. “Argumentação e Análise Do Discurso: Perspectivas Teóricas E Recortes Disciplinares”. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, Vol. 1, nº 1, Nov. 2011, p. 129-44, http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/389. Amossy, Ruth. A argumentação no discurso. São Paulo: Ed. Contexto, 2018. Impresso Antunes, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2006. Antunes, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. Azevedo, T. de Transposição Didática De Gêneros Discursivos: Algumas Reflexões. Revista Desenredo, Vol. 6, nº 2, May 2011, http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/1716. Janeiro, 2021 Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Bakhtin, Mikhail, and Valentin Nikolaevich Volochinov. Marxismo e filosofia da linguagem. Vol. 7. São Paulo: Hucitec, 2006. de Barros, Diana Luz Pessoa. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo: Ed. Ática, 2005. Impresso de Barros, Diana Luz Pessoa. "Algumas reflexões sobre o papel dos estudos linguísticos e discursivos no ensino-aprendizagem na escola." Estudos Semióticos 15.2 (2019): 1-14. de Barros, Diana Luz Pessoa. "AS FAKE NEWS E AS “ANOMALIAS”." VERBUM. CADERNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. ISSN 2316-3267 9.2 (2020) Brandão, Helena Hathsue Nagamine. “O leitor: co-enunciador do texto”. Polifonia. Cuiabá. Revista de Letras, n. 1, (1994): 85-90. Cabral, Ana Lúcia Tinoco. "Leitura de Textos Multimodais: simultaneidade e integração na construção dos sentidos." Revista Intersecções 6.10 (2013): 89-106. http://www.portal.anchieta.br/revistas-elivros/interseccoes/pdf/interseccoes_ano_6_numero_3.pdf Charaudeau, Patrick. Discurso das Mídias. Tradução de Ana M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006. Charaudeau, Patrick. “A argumentação em uma problemática da influência”. ReVEL, edição especial vol. 14, n. 12, 2016. Tradução de Maria Aparecida Lino Pauliukonis. [www.revel.inf.br]. Fiorin, J. L. “O pathos do enunciatário”. ALFA: Revista De Linguística, vol. 48, nº 2, julho de 2004, https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4297. Gonçalves-Segundo, P. R. “Fake news, Information Disorder and Moral Panic: Exploring Discursive Strategies”. Cadernos De Linguística, Vol. 1, no. 4, Mar. 2021, pp. 01-26, doi:10.25189/2675-4916.2020.v1.n4.id261. Grize, J.-B. O Ponto De Vista Da Lógica Natural. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, Vol. 20, nº 3, Dec. 2020, doi:10.47369/eidea-20-3-3012 Liberali, Fernanda Coelho. "Argumentação em contexto escolar." Campinas:Pontes Editores (2013). Maingueneau, Dominique. Analyser les textes de communication. Paris: Nathan, 1998 [Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. Souza-e-Silva e Décio Rocha. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002]. Marcuschi, Luiz Antonio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. Impresso Plantin, Christian. As razões das emoções. Trad. Emília Mendes. In: Mendes, E.; Machado, I. L. (Org.). As emoções no discurso. V. II. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 57-80. Impresso Plantin, C. Análise E Crítica Do Discurso Argumentativo. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação 1.1 (2011), 17-37, http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/365. Rodrigues, Sonia Maria Valente. “A escrita argumentativa na escolaridade obrigatória: descrição e fundamentação de um percurso didático”, Argumentação e discurso: fronteiras e desafios, 2020, FLUP, https://hdl.handle.net/10216/128425. 7 de jan. 2021 Sintra, Marta Catarina Dias. (2019). Fake news e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais. (Dissertação de Mestrado). FCSH - Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/79564 Wardle, Claire; Derakhshan, Hossein. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe, October, 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-forresearch/168076277c. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Cinthia Ferreira Monteiro |
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