130344 - Gestão do ensino |
Período da turma: | 20/04/2025 a 20/05/2026
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Descrição: | Ementa
Legislação do ensino na área da saúde, diretrizes curriculares nacionais e internacionais, definição de necessidades de saúde, responsabilidade social da instituição e do programa de ensino, diagnóstico situacional, planejamento estratégico, modelos curriculares, projeto pedagógico do curso, integração curricular, objetivos terminais, elaboração de blueprint, liderança e estilos de liderança, inovação, mediação de conflitos, avaliação de programas, avaliação institucional, acreditação de cursos da área da saúde, ferramentas de gestão, ambiente educacional. Objetivos educacionais 1.Conhecer a legislação relativa à formação de profissionais da saúde no Brasil; 2.Conhecer as diretrizes curriculares nacionais e internacionais para a formação de profissionais da saúde; 3.Desenvolver planejamento educacional considerando as diretrizes de formação e as necessidades de saúde da população; 4.Conhecer e aplicar ferramentas de gestão educacional e planejamento estratégico; 5.Reconhecer os diferentes modelos de currículos e seus resultados (outcomes), sendo capaz de analisar e criar uma proposta de integração curricular; 6.Conhecer os princípios de liderança e trabalho em equipe para aprimoramento da sua prática; 7.Aplicar ferramentas de avaliação do programa educacional; 8.Conhecer as diferenças e similaridades entre avaliação institucional e acreditação. Bibliografia 1. Spady, WG. Outcome-based education: Critical issues and answers. Arlington; American Association of School Administrators,1994. 2. http://www.gmc-uk.org/education/standards.asp. 3.Tempski P e Martins MA. Curso de Capacitação em Preceptoria de Residência Médica. Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, 2016. 4.Brauer DG, Ferguson KJ. AMEE Guide No. 96: The integrated curriculum in medical education. 2015, 37; 312-322. 5. Harden RM. AMEE Guide No. 21: Curriculum mapping: a tool for transparent and authentic teaching and learning. 2001, 23:2; 123-137. 6.Harden RM, Sowden S, Dunn WR. Educational strategies in curriculum development: The SPICES model. Med Educ. 1984, 18:284-297. 7.Khan S. Um mundo, uma escola. A educação reinventada. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca; 2012. 8. Muller JH, Jain S, Loeser H, Irby DM. Lessons learned about integrating a medical school curriculum: perceptions of students, faculty and curriculum leaders. Med Educ. 2008, 42:778-785. 9.Mulik AS, Malik RH. Twelve tips for developing an integrated curriculum. Med Teach. 2011, 33: 99-104. 10.Schmidt H. Integrating the teaching of basic sciences, clinical sciences and biopsychosocial issues. Acad Med. 1998, 73 (9):24-31. 11.Harden RM. The integration ladder: A tool for curriculum planning and evaluation. Med Educ. 2000, 34:551-557. 12.Harden RM. Curriculum mapping. A tool for transparent and authentic teaching and learning. AMEE Guide No. 21. Med Teach. 2001, 23(2):123-137. 13.Cavalcante, C. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. 2017, São Paulo: Saraiva. 253p. 14.Kirkpatrick DL, Kirkpatrick JD. Evaluating training programs, the four levels. 3rd. San Francisco: Berrett-Koehler, 2006. 15.Sistema de Acreditação das Escolas Médicas Brasileiras- ABEM/CFM.[Acessado em abril de 2018] Disponível em: www.saeme.org.br. 16.World Federation for Medical Education. Global Standards for Quality Improvement in Medical Education. Acessado em abril 2018, em: http://wfme.org/standards/bme/. 17.Sue D and Cooke LJ. Proving your program is good: program evaluation. In: Sherbino J and Frank JR. Educational Design - A CanMEDS guide for the health professions.Ottawa: The Royal College of Physicians and Surgeons; 2011. 18.Congresso Nacional (Brasil). Projeto de Lei de conversão a Medida Provisória n. 147, de 15 de dezembro de 2003. Avaliação, Campinas, 9 (1), p 185-89, jun 2004. 19.Eoyang GH and Holladay RJ. Adaptive Action – leveraging uncertainty in your organization. California: Stanford; 2013. 20.Davis MH, Karunathilake I & Harden RM (2005). The development and role of departments of medical education: AMEE Education Guide No 28. Medical Teacher, 27(8): 665-675. |
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Carga Horária: |
54 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 160 | ||||
Ministrantes: |
Clarice Rosa Olivo Giselle Burlamaqui Klautau Jose Knopfholz Kleyton de Andrade Bastos Milton de Arruda Martins Patricia Zen Tempski Renata Rocha Barreto Giaxa Rogério Aparecido Dedivitis Rosimeire Angela de Queiroz Soares Sigisfredo Luiz Brenelli Wagner Ricardo Montor |
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