130343 - Estratégias Educacionais |
Período da turma: | 20/05/2025 a 20/08/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Métodos ativos de ensino-aprendizagem, estratégias educacionais para grandes grupos, estratégias educacionais para pequenos grupos, ensino clínico na enfermaria e no ambulatório, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em equipes (“team-based learning”), conferências, exposição dialogada, ensino à distância, preceptor minuto, aprendizagem colaborativa, aprendizagem por projetos, aprendizagem baseada em problemas, problematização, ensino multiprofissional, jogos no ensino (“gamificação”), uso de softwares, simulação, segurança do paciente. Objetivos educacionais 1.Analisar a aplicação dos diferentes métodos de ensino; 2.Aplicar estratégias interativas para aulas em grandes grupos; 3.Reconhecer as singularidades do ensino clínico e as questões de segurança dos paciente; 4.Conhecer e aplicar as estratégias de ensino considerando sua adequação aos objetivos educacionais; 5. Vivenciar estratégias de gamificação e criar possibilidades de aplicação à sua prática docente; 6. Compreender os princípios da simulação e seu papel na formação de profissionais da saúde. Bibliografia 1. Meo, SA. Basci steps in establishing effective small group teaching session in medical schools. Pak J Med Sci. 2013; 29 (4):1071-76.z 2.Perrenoud P. Desenvolver Competências ou Ensinar Saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso; 2013. 3.Michaelsen LK, Arletta BK and Dee FL. Team-based learning: a transformative use of small groups. New York. 2002. 4.Johnson DW, Johnson RT, Smith K. The state of cooperative learning in postsecondary and professional settings. Educ Psychol Rev. 2007;19:15–29. 5.Harden RM and Crosby JR. 2000. AMEE Educational Guide Nº 20. The good teacher is mores than a lecturer – The twelve roles of the teacher. Med. Teach. 22,334-47. 6.Holzl J. Twelve tips for effective PowerPoint presentations for the technologically challenged. Medical Teacher. 1997. 19 (3) 175-179. 7.Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. 8.Harden R, Laidlaw JM. Essential Skills for Medical Teacher: an introduction to teaching and learning in medicine. London: Elsevier; 2016. 9.Cantillon P and Wood D.ABC of Learning and teaching in Medicine. 2 ed. Wiley-Blackwell.Oxford, 2010. 10.Mazur, E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. 2015, Porto Alegre: Penso. 252p. 11.Jon O. Neher, Katherine C. Gordon, Barbara Meyer and Nancy Stevens. A Five-Step "Microskills" Model of Clinical Teaching. JABFP. 1992; V.4, N.4: 419 – 24. 12.Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunic, Saúde, Educ. 1998;2(2):139–54. |
||||
Carga Horária: |
54 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 160 | ||||
Ministrantes: |
Clarice Rosa Olivo Fernanda Magalhães Arantes Costa Giselle Burlamaqui Klautau Jose Knopfholz Kleyton de Andrade Bastos Lucas Santos Zambon Maria Bernadete Amendola Contart de Assis Marina Alves Martins Siqueira Milton de Arruda Martins Patricia Zen Tempski Pedro Haddad Martins Rosa Malena Delbone de Faria Wagner Ricardo Montor |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |