Atividade

130334 - Módulo IV - Administração de Operações e Processos

Período da turma: 31/01/2026 a 11/04/2026

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Descrição: 1. Inteligência Artificial nos Negócios

Objetivo Geral: Introduzir a IA para profissionais não técnicos, explicando conceitos de IA e como ela pode ser aplicada em negócios para gerar valor.

Conteúdo Programático:

O que é IA?
Definição e conceitos básicos.
IA vs. aprendizado de máquina.
Como a IA é aplicada nos negócios.
Aplicações da IA em vários setores.
IA para eficiência operacional e melhoria de produtos.
Aspectos sociais e éticos.
Implicações éticas da IA.
Impacto da IA no trabalho e na sociedade.


2.Internet das Coisas: implicações e Oportunidades para negócios.

Objetivo Geral: Este curso oferece uma visão abrangente das oportunidades estratégicas proporcionadas pela Internet das Coisas (IoT) e como as empresas podem adotar essa tecnologia para inovar seus modelos de negócios e melhorar seus processos.
Ementa:

Visão geral da IoT no contexto dos negócios.
Definição e componentes de IoT.
Impactos no ambiente de negócios.
Estratégia de IoT.
Identificação de oportunidades de mercado.
Criação de valor e novos modelos de negócios.
IoT e dados.
Big data e análise preditiva com IoT.
Impacto da IA em IoT: de dados a insights.
Casos de uso da IoT.
Exemplos em manufatura, saúde, cidades inteligentes.
Desafios na adoção de IoT.
Segurança, privacidade e regulamentação.



3. Gestão por Processo

Objetivo Geral:
apresentar os conceitos e técnicas relacionados ao gerenciamento de processos de negócio com o objetivo de possibilitar uma visão sistêmica, integradora e efetiva para admninistrador de empresa com foco na jornada e expetativas do cliente.


Conteúdo Programático:

•Introdução a gerenciamento de processos de negócio
•Ciclo de vida do BPM
•Análise de processos de negócio
•Modelagem de processos de negócio
•Desenho de processos de negócio
•Gerenciamento de desempenho de processos
•Organização orientada a processos
•Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócio.


Bibliografia:
ALBUQUERQUE, A.; ROCHA, P. Sincronismo Organizacional: como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva. 2007
DE SORDI, J. O. Gestão por Processos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
PAIM, R. et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman. 2009.
VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem de processo de negócio: foco na notação BPMN. São Paulo: Atlas, 2009.
CBOK, Bpm. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio–Corpo Comum de Conhecimento. Association of Business Process Management Professionals. ABPMP BPM CBOK, v. 3, 2013.


4. Gestão de Qualidade

Objetivo Geral:
Apresentar os principais conceitos e técnicas da qualidade, relacionando-os com os objetivos de produtividade e competitividade.

Número de hora-aula: 4

Conteúdo Programático:
- Conceituação de qualidade e gestão da qualidade;
- O papel da qualidade na busca por produtividade e competitividade;
- Principais técnicas da gestão da qualidade: Seis, sigma, PDCA, estratificação, pareto, gráficos de tendência, Ishikawa e 5W2H;
- Sistema de gestão da qualidade ISO9001:2015

Bibliografia:
Carpinetti, L. C. R. Gestão da Qualidade; Conceitos e Técnicas. 3. ed. Editora Atlas S.A., 2016. v. 1. 258p.
Carpinetti, L. C. R.; Gerolamo, M. C. Gestão da Qualidade ISO 9001:2015- Requisitos e Integração com a ISO 14001-2015. 1. ed. Editora Atlas S.A., 2016. v. 1. 188p
GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
JURAN, J. M. Qualidade desde o projeto. São Paulo: Pioneira 2002.
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
DEMING, E. W. Saia da crise: as 14 lições definitivas para controle da qualidade. São Paulo: Futura, 2003.

5.Evento de Estudo de Caso

Objetivo Geral:
Apresentar situações e soluções práticas e reais vivenciadas por organizações brasileiras e internacionais

Conteúdo Programático:
Resolução e apresentação de casos de empresas brasileiras e internacionais

5.Operações Internacionais

Objetivo Geral:
Examinar o ambiente do comércio e investimento internacional e verificar como o gerente de empresas privadas e agentes governamentais podem se comportar a medida que recebem interesses próprios sob diferentes regras. Levantar questões que envolvam operações internacionais e estar como os princípios da economia e gerenciamento podem sugerir respostas apropriadas ao executivo internacional. Para exemplificar usa-se os casos da Harvard Business School.

Conteúdo Programático:
- A dimensão internacional dos negócios: diferenças nacionais em sistemas de negócios;
- Sistemas de negócios;
- Eficiência econômica das instituições nacionais: caso da China.
- Indústrias maduras;
- Indústrias de tecnologia;
- Negócios: ajudando a moldar o regime de comércio internacional;
- Exportando e importando.

Bibliografia:
BERGSTRAND, J. H. Empresa Global - 25 princípios para operações Internacionais. São Paulo: Publifolha, 2002.
DANIELS, J.; RADEBAUGH, L.; SULLIVAN, D. International Business: Environments & Operations. 14. ed. Prentice Hall, 2012.
HILL, C. W. L . International Business: competing in the global market place. 3 ed. Burr Ridge: Irwin McGraw-Hill, 1999.
RARICK, C. International Business: Cases and Exercises. 2. ed. Prentice Hall, 2009.

6.Comércio Exterior

Objetivo Geral:
Compreender técnicas e ferramentas para negociações e internacionalização de empresas e produtos com foco na competitividade global.

Conteúdo Programático:
- Perfil do exportador e suas responsabilidades no comércio internacional;
- Mercado internacional: regras e práticas;
- Internacionalização de empresas e de produtos;
- Estrutura do comércio exterior brasileiro;
- Sistema integrado do comércio brasileiro
- Contratos internacionais de compra e venda;
- Formação de preços no comércio exterior
- Procedimentos administrativos das exportações

Bibliografia:
BIZELLI, J. dos S.; BARBOSA, R. Noções Básicas de Importação. São Paulo: Aduaneiras, 1997.
CARLUCCI, J. L. Uma Introdução ao Direito Aduaneiro. São Paulo: Aduaneiras, 1997.
EXPORTAR. Competividade e Internacionalização: guia prático do exportador. São Paulo: Makron Books, 1997.
FIGUEIRAS, M. S. Mercosul no contexto Latino-Americano. São Paulo: Atlas, 1996.
MAIA, J. de M. Economia internacional e comércio exterior. São Paulo: Atlas, 1998.
VAZQUEZ, J. L. Manual de Exportação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002

7.Logística de Supply Chain

Objetivo Geral:
Demonstrar com uma função sistêmica de otimização de fluxo de materiais e informações de uma organização integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais rapidamente, fazendo com que o produto chegue ao destino com qualidade e no tempo certo.

Conteúdo Programático:
- Administração de Supply Chain no Mac Donald´s de Moscou;
- Projeto de Supply Chain: um assunto estratégico;
- Gerenciamento da Supply Chain: um assunto estratégico;
- Ligações com SAP e impacto da internet na Supply Chain;
- A cadeia global de suprimentos: as relações entre as instalações e suas funções;
- Gerenciamento da cadeia global: relacionamento entre compradores, fornecedores e clientes;
- Tipos de instalações e seus impactos nas operações da empresa;
- Decisões sobre localização da empresa;
- A visão estratégica do processo de localização;
- Planejamento do local;
- A importância e os fatores que influenciam as decisões sobre localização;
- Tipos de instalações: bens versus serviços;
- Avaliação de alternativas de localização;
- Análises e técnicas de localização;
- Sistemas de transporte e distribuição.

Bibliografia:
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BOWERSOX, D. J., CLOSS, D.J. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus, 2007
BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J.; COOPER, M.B. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2008.
COUGHLAN, A.T.; ANDERSON, E.; STERN, L.W.; EL-ANSARY A.I. Canais de Marketing e Distribuição. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
PIRES, S.R.I. Gestão da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas. 2004.
MARTEL, A.; VIEIRA, D.R. Análise e Projeto de Redes Logísticas. São Paulo: Saraiva, 2008
NOVAES, A. G. N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física . 3. ed. São Paulo: Edgard Brucher, 2000.
SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKI, P.; SIMCHI-LEVI, E. Cadeia de suprimentos projeto e gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.


8. Operações em Serviços

Objetivo Geral:
Apresentar a importância da gestão de operações em serviços para contribuir para o aumento da competitividade das organizações

Conteúdo Programático:
- Conceitos e funções de estratégia para a criação de vantagens competitivas em operações de serviços;
- Objetivos qualificadores e ganhadores de pedidos;
- Decisões estratégicas de processos;
- Alternativas estratégicas;
- Integração com as demais áreas de negócios;
- Planejamento de operações;

Bibliografia:.
CHASE, R. B.; JACOBS, F. R.; AQUILANO, N. J. Administração da produção para a vantagem competitiva. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
CORRÊA, H. L; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FERNANDES, F. C. F.; GODINHO FILHO, M. Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. São Paulo: Atlas, 2010
HAYES, R.; PISANO, G.; UPTON, D.; WHEELWRIGHT, S. Produção, estratégia e tecnologia: em busca da vantagem competitiva. Tradução Marcelo Klippel. Porto Alegre: Bookman, 2008. 384 p.
KRAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de produção e operações. Tradução Miriam Santos Ribeiro de Oliveira.8. ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005.
TUBINO, D. F. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008.

9. Sistemas de Produção e Operações

Objetivo Geral:
Situar a área de produção no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos alunos como a administração das operações (industriais, serviços ou burocráticas) pode contribuir estrategicamente para tornar a empresa mais competitiva, apresentando ferramentas, técnicas e conceitos modernos nessa área.

Conteúdo Programático:
- Administração da Produção: conceitos, evolução e funções gerenciais;
- O sistema de produção: tipos de sistema de produção;
- Relacionamento sistêmico da produção;
- O processo de tomada de decisão;
- Arranjo físico: aspectos gerais;
- Tipos básicos de arranjo físico;
- Planejamento, métodos, desenvolvimento e utilização estratégica do arranjo físico;
- Projeto do produto e planejamento e análise de processos;
- Ciclo de vida de um produto;
- Adaptação do produto ao processo;
- Confiabilidade de produtos;
- Projetos de serviços;
- Projeto e medida do trabalho;
- Just in time: filosofia, síntese do sistema, estruturação e controles;
- Sistemas de MRP e OPT: síntese do sistema, estruturação e controles.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Alexandre de Castro Moura Duarte
Marcio Mattos Borges de Oliveira
Rodrigo Galvão de Souza Faleiros
Silvia Inês Dallavalle de Pádua


 
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