130333 - Módulo III - Administração de Marketing |
Período da turma: | 25/10/2025 a 06/12/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1. Plano de Marketing
Objetivo Geral: Apresentar métodos, sistemas e ferramentas para a elaboração de planejamento de marketing para as organizações. Conteúdo Programático: - Inserindo o planejamento de marketing no plano corporativo da empresa; - Analise do mercado no enfoque da cadeia produtiva; - Análise de situação interna de marketing; - Estabelecimentos dos objetivos e metas de marketing; - Estratégias para atingir os objetivos propostos; - Plano de produto; - Plano de comunicação; - Plano de distribuição e logística; - Plano de força de vendas e administração de vendas; - Plano de precificação; - Orçamento; - Execução, controle e acompanhamento e correções. Bibliografia: LAS CASAS, A.L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. CASTRO, L.T.; NEVES, M.F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Editora Atlas, 2005. CONSOLI, M.A.; NEVES, M.F.; CASTRO, L.T. Vendas: Técnicas para Encantar seus Clientes. São Paulo: Bookman, 2007. PAIVA, H. A., NEVES, M. F. Planejamento Estratégico de Eventos. São Paulo: Atlas, 2008. PENTEADO, J.R.W. Os Melhores Casos Brasileiros em Marketing. São Paulo: Makron Books, 1999. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012. URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Gestão do composto de marketing: Visão Integrada de Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Táticas para Empresas Brasileiras. Casos e Aplicações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 2. Marketing e Comportamento do Consumidor Objetivo Geral: Desenvolver nos participantes uma compreensão básica dos processos mentais envolvidos na decisão de compra dos consumidores. Conteúdo Programático: - Processo de decisão de compra do consumidor; - Estágios do processo de decisão de compra; - Os papéis desempenhados ao longo do processo de compra e consumo; - Fatores influentes no processo de compra; - Critérios de segmentação de mercado. - Mapa de Empatia Bibliografia: BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia, Planejamento, Execução e Análise. São Paulo: Atlas, 1993. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001. SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001. SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Consumer Behavior. New Jersey: Prentice Hall, 1998. 3.Pesquisa de Mercado Objetivo Geral: Examinar os conceitos chaves em pesquisa de mercado, fazendo ligação informacional ente o comportamento dos consumidores e as ações de marketing das organizações. Conteúdo Programático: - Etapas de preparação para uma pesquisa; - Processo e métodos de pesquisa; - Métodos qualitativos e quantitativos de coletas de dados em pesquisa de mercado; - Resultados de pesquisa e ações de marketing. Bibliografia: BLATTBERG, R.; GLAZER, R.; LITTLE, J. D. C. Marketing Revolution. Boston: Haward Business School Press, 1994. KOTLER, P. ; ARMSTRONG, G. Pesquisa de mercado e Sistemas de informação de Merketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1993. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001. MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. ZIKMUND, W. G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. 4.Previsão de Vendas Objetivo Geral: Apresentar técnicas para previsão de vendas e elementos de marketing essenciais para a estratégia das organizações empresariais. Conteúdo Programático: - Planejamento de campanha de marketing; - Esforço promocional e o relacionamento com as vendas; - Planejamento de campanhas e previsão de produção; - Métodos de avaliação do esforço de comunicação; - Técnicas de previsão de vendas; - Organização de vendas e formatos de conquista de market share; - Segmentação de mercado; - Etapas de vendas na indústria e no varejo; Bibliografia: CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Atlas, 2005. SHIMP, T. A. Propaganda e Promoção: Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2002. SANT’ANNA, A. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Prentice Hall, 2005 ZANONE, L. C.; BUAIRIDE, A. M. R. Marketing da Promoção e Merchandising: Conceitos e estratégias para ações bem-sucedidas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005 5. Estratégia de Produto e Preço Objetivo Geral: Apresentar aos alunos os elementos básicos de uma estratégia de marketing focada em produtos e preços. Aprimorar a capacidade analítica dos alunos sobre os pontos críticos do processo de desenvolvimento, a análise de viabilidade e o potencial de êxito comercial de um novo produto e serviço ou posicionamento de mercado. Conteúdo Programático: - Produto núcleo, tangível e ampliado; - Produtos e serviços; - Produto e MR: cadeia de impacto e valor da informação; - Desenvolvimento de novos produtos: responsabilidade e etapas; - Participação de mercado; - Ciclo de vida do produto; - Matriz produto-mercado; - Decisões de linha de produto; - Estratégias de preço; - Preços na ótica da demanda e baseado em custos; - Preço de lançamento de um novo produto. Bibliografia: BLATTBERG, R.; GLAZER, R.; LITTLE, J. D. C. Marketing Revolution. Boston: Haward Business School Press, 1994. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Pesquisa de mercado e Sistemas de informação de Merketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1993. KOTLER, P.; KELLER, K.L; LEAO, N.L. Formação de Preços de Serviços e Produtos. São Paulo: Nobel, 2008. PENTEADO, J. R.W. Marketing Best: Os melhores casos Brasileiros de Marketing. São. Paulo: Makron, 1999. RIES, A.; TROUT, J. Posicionamento. São Paulo: Makron, 2004. SARDINHA, J.C. Formação de Preços. São Paulo: Office Book, 2008. ZANONE, L. C.; BUAIRIDE, A. M. R. Marketing da Promoção e Merchandising: Conceitos e estratégias para ações bem-sucedidas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. 6. Direitos do Consumidor e Contratos Comerciais Objetivo Geral: Fornecer aos alunos a uma visão moderna do direito do consumidor enquanto instrumento de cidadania econômica e proteção do indivíduo na sociedade brasileira após os anos 90, informando os principais instrumentos legais e mecanismos do Código do Consumidor. Conteúdo Programático: -O sistema brasileiro de proteção ao consumidor; - Política nacional das relações de consumo; - Dos direitos básicos do consumidor; - Os possíveis tipos de ação judicial: características e pressupostos - As cláusulas abusivas normalmente utilizadas por empresas; - As garantias legais contra estas negociações; - Inversão do ônus; - Cuidados especiais nos contratos: adesão e arbitragem; - Aspectos práticos das responsabilidades das empresas. Bibliografia: ALMEIDA, C. F. de. Os direitos dos consumidores. Coimbra: Almedina, 1982. ARRUDA, A. Código de Defesa do Consumidor. Revista dos Tribunais, 2. ed, 1994. ANTAS Jr., R. M. Desafios do consumo. Petrópolis: Vozes, 2007. ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005. CORRADO, F. M. S. A. Força da Comunicação. São Paulo: Makron Books, 1994. FERRÉS, J. Televisão Subliminar. Porto Alegre: Artmed, 1998. GIACOMINI FILHO, G. Consumidor versus Propaganda. São Paulo: Summus, 2008. GOVATTO, A. C. M. Propaganda responsável. São Paulo: Senac, 2007. 7. Marketing Virtual e Mídias Sociais Objetivo Geral: Compreender a atuação dos esforços promocionais do marketing virtual nas mídias sociais e apresentar técnicas de negociações eletrônicas (e-commerce) Conteúdo Programático: - Evolução do Marketing; - Dimensionamento do mercado virtual; - Os números da internet e do comércio eletrônico pela web; - Transformações das mídias sociais nos relacionamentos empresariais; - O impacto do marketing digital nos negócios; - Ferramentas de e-commerce e marketing digital; - Logística relacionada ao mercado virtual; - Elementos estratégicos para o comércio eletrônico; - Compreensão e desenvolvimento de e-business Bibliografia: ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. São Paulo: Atlas, 2004. CAMPOMAR, M. C.; IKEDA, A. A. O Planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2006. MAYROS, V.; WERNER, D. Marketing Information System: design and applications for marketers. Radnor: Chilton Book Company, 1982. TURBAN, E.; KING, D. Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2004. TURCHI, R. S. Estratégias de Marketing Digital e e-commerce. São Paulo: Atlas, 2012. QUALMAN, E. Socialnomics: How social media transforms the way we live and do business. 2 ed. Wiley & Sons, 2012. VASCONCELLOS, E. E-Commerce nas Empresas Brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005. 8. Promoção, Vendas e Marketing de Relacionamento Objetivo Geral: Expor o aluno aos conceitos fundamentais do marketing de relacionamento e discutir aspectos de técnicas de vendas como elementos estratégicos da organização. Conteúdo Programático: - Clientes: tipos de relacionamento; - Promoção; - Publicidade; - segmentação da operação; - Fidelização de clientes; - Parcerias e relacionamentos temporários; - Expectativas do cliente; - Medidas de satisfação; - Administração de reclamação do cliente; - Database e marketing; - Endomarketing em serviços; - Customer Relationship Management - CRM; - Planejamento, organização e controle de vendas; - Escolha e adequação do produto à área de vendas; - Natureza da venda pessoa; - Comportamento e postura da equipe de vendas; - Prospecção de clientes; - Etapas do processo de vendas; - características e funções de um profissional de vendas orientado ao mercado. Bibliografia: KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Prentice Hall, 2005 KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Pesquisa de mercado e Sistemas de informação de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1993. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012. MC KENNA, R. Marketing de Relacionamento. 24. ed. São Paulo: Campus, 1997. MEGIDO, J. L T. et al. Administração Estratégica de Vendas. São Paulo: Atlas, 2002. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
André Lucirton Costa Eugenio José Silva Bitti Lúcia Aparecida da Silva Borges Marina Toledo Lourenção Rocha Ricardo Miguel Sobral |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |