Atividade

130333 - Módulo III - Administração de Marketing

Período da turma: 25/10/2025 a 06/12/2025

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Descrição: 1. Plano de Marketing

Objetivo Geral:
Apresentar métodos, sistemas e ferramentas para a elaboração de planejamento de marketing para as organizações.

Conteúdo Programático:
- Inserindo o planejamento de marketing no plano corporativo da empresa;
- Analise do mercado no enfoque da cadeia produtiva;
- Análise de situação interna de marketing;
- Estabelecimentos dos objetivos e metas de marketing;
- Estratégias para atingir os objetivos propostos;
- Plano de produto;
- Plano de comunicação;
- Plano de distribuição e logística;
- Plano de força de vendas e administração de vendas;
- Plano de precificação;
- Orçamento;
- Execução, controle e acompanhamento e correções.

Bibliografia:
LAS CASAS, A.L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
CASTRO, L.T.; NEVES, M.F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Editora Atlas, 2005.
CONSOLI, M.A.; NEVES, M.F.; CASTRO, L.T. Vendas: Técnicas para Encantar seus Clientes. São Paulo: Bookman, 2007.
PAIVA, H. A., NEVES, M. F. Planejamento Estratégico de Eventos. São Paulo: Atlas, 2008.
PENTEADO, J.R.W. Os Melhores Casos Brasileiros em Marketing. São Paulo: Makron Books, 1999.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012.
URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Gestão do composto de marketing: Visão Integrada de Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Táticas para Empresas Brasileiras. Casos e Aplicações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

2. Marketing e Comportamento do Consumidor

Objetivo Geral:
Desenvolver nos participantes uma compreensão básica dos processos mentais envolvidos na decisão de compra dos consumidores.

Conteúdo Programático:
- Processo de decisão de compra do consumidor;
- Estágios do processo de decisão de compra;
- Os papéis desempenhados ao longo do processo de compra e consumo;
- Fatores influentes no processo de compra;
- Critérios de segmentação de mercado.
- Mapa de Empatia

Bibliografia:
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia, Planejamento, Execução e Análise. São Paulo: Atlas, 1993.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.
SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.
SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Consumer Behavior. New Jersey: Prentice Hall, 1998.


3.Pesquisa de Mercado

Objetivo Geral:
Examinar os conceitos chaves em pesquisa de mercado, fazendo ligação informacional ente o comportamento dos consumidores e as ações de marketing das organizações.

Conteúdo Programático:
- Etapas de preparação para uma pesquisa;
- Processo e métodos de pesquisa;
- Métodos qualitativos e quantitativos de coletas de dados em pesquisa de mercado;
- Resultados de pesquisa e ações de marketing.

Bibliografia:
BLATTBERG, R.; GLAZER, R.; LITTLE, J. D. C. Marketing Revolution. Boston: Haward Business School Press, 1994.
KOTLER, P. ; ARMSTRONG, G. Pesquisa de mercado e Sistemas de informação de Merketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1993.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
ZIKMUND, W. G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

4.Previsão de Vendas

Objetivo Geral:
Apresentar técnicas para previsão de vendas e elementos de marketing essenciais para a estratégia das organizações empresariais.

Conteúdo Programático:
- Planejamento de campanha de marketing;
- Esforço promocional e o relacionamento com as vendas;
- Planejamento de campanhas e previsão de produção;
- Métodos de avaliação do esforço de comunicação;
- Técnicas de previsão de vendas;
- Organização de vendas e formatos de conquista de market share;
- Segmentação de mercado;
- Etapas de vendas na indústria e no varejo;

Bibliografia:
CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Atlas, 2005.
SHIMP, T. A. Propaganda e Promoção: Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2002.
SANT’ANNA, A. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Prentice Hall, 2005
ZANONE, L. C.; BUAIRIDE, A. M. R. Marketing da Promoção e Merchandising: Conceitos e estratégias para ações bem-sucedidas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005



5. Estratégia de Produto e Preço

Objetivo Geral:
Apresentar aos alunos os elementos básicos de uma estratégia de marketing focada em produtos e preços. Aprimorar a capacidade analítica dos alunos sobre os pontos críticos do processo de desenvolvimento, a análise de viabilidade e o potencial de êxito comercial de um novo produto e serviço ou posicionamento de mercado.

Conteúdo Programático:
- Produto núcleo, tangível e ampliado;
- Produtos e serviços;
- Produto e MR: cadeia de impacto e valor da informação;
- Desenvolvimento de novos produtos: responsabilidade e etapas;
- Participação de mercado;
- Ciclo de vida do produto;
- Matriz produto-mercado;
- Decisões de linha de produto;
- Estratégias de preço;
- Preços na ótica da demanda e baseado em custos;
- Preço de lançamento de um novo produto.

Bibliografia:
BLATTBERG, R.; GLAZER, R.; LITTLE, J. D. C. Marketing Revolution. Boston: Haward Business School Press, 1994.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Pesquisa de mercado e Sistemas de informação de Merketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1993.
KOTLER, P.; KELLER, K.L; LEAO, N.L. Formação de Preços de Serviços e Produtos. São Paulo: Nobel, 2008.
PENTEADO, J. R.W. Marketing Best: Os melhores casos Brasileiros de Marketing. São. Paulo: Makron, 1999.
RIES, A.; TROUT, J. Posicionamento. São Paulo: Makron, 2004.
SARDINHA, J.C. Formação de Preços. São Paulo: Office Book, 2008.
ZANONE, L. C.; BUAIRIDE, A. M. R. Marketing da Promoção e Merchandising: Conceitos e estratégias para ações bem-sucedidas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

6. Direitos do Consumidor e Contratos Comerciais

Objetivo Geral:
Fornecer aos alunos a uma visão moderna do direito do consumidor enquanto instrumento de cidadania econômica e proteção do indivíduo na sociedade brasileira após os anos 90, informando os principais instrumentos legais e mecanismos do Código do Consumidor.

Conteúdo Programático:
-O sistema brasileiro de proteção ao consumidor;
- Política nacional das relações de consumo;
- Dos direitos básicos do consumidor;
- Os possíveis tipos de ação judicial: características e pressupostos
- As cláusulas abusivas normalmente utilizadas por empresas;
- As garantias legais contra estas negociações;
- Inversão do ônus;
- Cuidados especiais nos contratos: adesão e arbitragem;
- Aspectos práticos das responsabilidades das empresas.

Bibliografia:
ALMEIDA, C. F. de. Os direitos dos consumidores. Coimbra: Almedina, 1982.
ARRUDA, A. Código de Defesa do Consumidor. Revista dos Tribunais, 2. ed, 1994.
ANTAS Jr., R. M. Desafios do consumo. Petrópolis: Vozes, 2007.
ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005.
CORRADO, F. M. S. A. Força da Comunicação. São Paulo: Makron Books, 1994.
FERRÉS, J. Televisão Subliminar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GIACOMINI FILHO, G. Consumidor versus Propaganda. São Paulo: Summus, 2008.
GOVATTO, A. C. M. Propaganda responsável. São Paulo: Senac, 2007.

7. Marketing Virtual e Mídias Sociais

Objetivo Geral:
Compreender a atuação dos esforços promocionais do marketing virtual nas mídias sociais e apresentar técnicas de negociações eletrônicas (e-commerce)

Conteúdo Programático:
- Evolução do Marketing;
- Dimensionamento do mercado virtual;
- Os números da internet e do comércio eletrônico pela web;
- Transformações das mídias sociais nos relacionamentos empresariais;
- O impacto do marketing digital nos negócios;
- Ferramentas de e-commerce e marketing digital;
- Logística relacionada ao mercado virtual;
- Elementos estratégicos para o comércio eletrônico;
- Compreensão e desenvolvimento de e-business

Bibliografia:
ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. São Paulo: Atlas, 2004.
CAMPOMAR, M. C.; IKEDA, A. A. O Planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2006.
MAYROS, V.; WERNER, D. Marketing Information System: design and applications for marketers. Radnor: Chilton Book Company, 1982.
TURBAN, E.; KING, D. Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2004.
TURCHI, R. S. Estratégias de Marketing Digital e e-commerce. São Paulo: Atlas, 2012.
QUALMAN, E. Socialnomics: How social media transforms the way we live and do business. 2 ed. Wiley & Sons, 2012.
VASCONCELLOS, E. E-Commerce nas Empresas Brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.

8. Promoção, Vendas e Marketing de Relacionamento

Objetivo Geral:
Expor o aluno aos conceitos fundamentais do marketing de relacionamento e discutir aspectos de técnicas de vendas como elementos estratégicos da organização.

Conteúdo Programático:
- Clientes: tipos de relacionamento;
- Promoção;
- Publicidade;
- segmentação da operação;
- Fidelização de clientes;
- Parcerias e relacionamentos temporários;
- Expectativas do cliente;
- Medidas de satisfação;
- Administração de reclamação do cliente;
- Database e marketing;
- Endomarketing em serviços;
- Customer Relationship Management - CRM;
- Planejamento, organização e controle de vendas;
- Escolha e adequação do produto à área de vendas;
- Natureza da venda pessoa;
- Comportamento e postura da equipe de vendas;
- Prospecção de clientes;
- Etapas do processo de vendas;
- características e funções de um profissional de vendas orientado ao mercado.

Bibliografia:
KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Prentice Hall, 2005
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Pesquisa de mercado e Sistemas de informação de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1993.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012.
MC KENNA, R. Marketing de Relacionamento. 24. ed. São Paulo: Campus, 1997.
MEGIDO, J. L T. et al. Administração Estratégica de Vendas. São Paulo: Atlas, 2002.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: André Lucirton Costa
Eugenio José Silva Bitti
Lúcia Aparecida da Silva Borges
Marina Toledo Lourenção Rocha
Ricardo Miguel Sobral


 
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