130331 - Módulo I - O Problema Empresarial |
Período da turma: | 14/06/2025 a 02/08/2025
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Descrição: | 1. Aula Inaugural
Objetivo Geral: Apresentar o cenário econômico internacional e os principais desafios para o desenvolvimento da economia brasileira, em busca de contextualizar o ambiente empresarial e os problemas que os gestores devem enfrentar para contribuir com a evolução socioeconômica. Conteúdo Programático: - Cenário internacional; - Crises internacionais; - Mercado brasileiro; - Política de rendas, fiscal, monetária e de crédito; - Mercado de crédito brasileiro; - Crédito e desenvolvimento; - Desafios do desenvolvimento econômico e social brasileiro Bibliografia: BAUMANN, R. (org.). O Brasil e a economia global. Rio de Janeiro: Campus, 1996. GREMAUD A. P.; VASCONCELLOS, M. A. S. de; TONETO Jr., R. Economia brasileira contemporânea. São Paulo: Atlas, 2007. BAER, W. A Economia brasileira. São Paulo: Nobel, 2002. GIAMBIAGI, F.; VILLELA, A.; CASTRO, L. B. de; HERMANN, J. (Orgs). Economia brasileira contemporânea: 1945-2004. Rio de Janeiro: Campus, 2005. 2. Integração. Objetivo Geral: Integrar os elementos da nova turma e apresentar questões abrangentes de aspectos éticos no relacionamento em sociedade, na conduta da profissão de Administrador e da evolução da de questões morais e éticas na gestão das Organizações. Conteúdo Programático: - Canais de Comunicação; - Importância da dimensão cognitiva e afetiva no processo de aprendizagem; - Grupos de trabalho/ grupos sociais/ pressão nos grupos; - Principais teorias da Ética; - Ética nas Organizações e nos Negócios; - Código de Ética dos Profissionais de Administração; - Código de Ética da Universidade de São Paulo. Bibliografia: ALONSO, F.R.; LÓPEZ, F.G.; CASTRUCCI, P.L. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2006. NASH, L. L. Ética nas empresas. São Paulo: Makron Books, 1997. PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. SÁ, A. L. de. Ética profissional. São Paulo: Altas, 2005 SILVA, M. F.G Ética e economia. Rio de Janeiro: Campus, 2007. BRASIL. Resolução Normativa CFA Nº 393, de 6 de dezembro de 2010. Código de Ética do Profissional de Administração. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, n.234, 6 dezembro 12010. Seção 1. 3. Direito Societário e Contratual Objetivo Geral: Apresentar a área do Direito relacionada ao estudo das sociedades empresárias (dentre as quais se destacam a sociedade por quotas de responsabilidade limitada e a sociedade anônima, entre outras), bem como das questões que dizem respeito aos sócios e acionistas dessas pessoas jurídicas e às diversas situações que possam ocorrer no seu seio, como alterações de controle e de participação, questões gerenciais, conflitos societários e outros fenômenos. Conteúdo Programático: -Noções gerais do direito societário -Responsabilidade dos sócios por dívidas da sociedade -Teoria da desconsideração da personalidade jurídica -Tipos societários -Administração e gestão das sociedades -Extinção e transformações das sociedades Bibliografia: BULGARELLI, W. Direito comercial. São Paulo: Atlas, 1993. MIRANDA JUNIOR, D. de A. Curso de Direito Comercial. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 1987. REQUIÃO, R. Curso de direito comercial. São Paulo: Saraiva, 1989. ARAÚJO, E. N. Curso de direito administrativo. São Paulo: Saraiva, 2006 4. Organização Empresarial: História e Estrutura Objetivo Geral: Apresentar a evolução da ciência da Administração, Teorias e principais contribuições para a formação do conhecimento e da prática administrativa. Conteúdo Programático: - Formação da moderna sociedade de organizações industriais; - Evolução da Administração como ciência; - Escolas do pensamento administrativo: - Taylor e a Administração científica; - Fayol e a Teoria Clássica; - Mayo e a Escola de Relações Humanas; - Business Model Canvas Bibliografia: CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2004. HAMPTON, D.R. Administração contemporânea. São Paulo: Makron Books, 1993. HUBER MAN, L. A história da riqueza do homem. 21. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986. KUHN, T. S. A estruturadas revoluções científicas. 9.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. MAXIMIANO, A. C. A Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2006. SINGER, P. Aprender economia. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. 5. Economia de Empresas Objetivo Geral: Fornecer uma compreensão do ambiente econômico das empresas e suas atribuições para a tomada de decisão, apresentando técnicas e conceitos para a gestão de organizações frente ao mercado e aos concorrentes. Conteúdo Programático: - Teoria da Demanda e da Oferta; - Custos de produção e formação de preços; - Fatores de produção e características de mercados; - Eficiência de mercado; - Estrutura de mercado e estratégias competitivas; - Comportamento do consumidor e escolhas sob incertezas; - Teoria dos jogos: Noções e aplicações. Bibliografia: FARINA, E, M.; AZEVEDO, P. F.; SAES, M. S. Competitividade: mercado, estado e organizações. São Paulo: Editora Singular, 1997. BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. Economics of strategy. 2. ed. New York: John Wiley, 2000. FURUBOTN, E.G.; RICHTER, R. Institutions and economic theory: the contribution of the new institutional economics. Michigan: Universisity of Michigan Press, 2000. KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia industrial. Rio de Janeiro: Campus, 2002. MILGRON, P.; ROBERTS, J. Economics, organization and management. USA: Prentice Hall, 1992. PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Makron Books, 1994. BRICKLEY J. A.; SMITH C. W.; ZIMMERMAN J. L. Managerial economics and organizational architecture. IRWIN. EUA, 1997 6. Gestão de Empresas Familiares Objetivo Geral: Explorar as carreiras desenvolvidas em empresas com a administração familiar. Desenvolver a capacidade analítica, administrativa e habilidades interpessoais como gerente ou acionista nestas empresas, e como um sócio familiar construtivo. Conteúdo Programático: - Definição de empresas familiares; - Estrutura formal e informal das empresas; - O ciclo da empresa familiar; - Participantes das empresas familiares; - O empreendedor; - O sucessor; - Problemas e plano de sucessão familiar. Bibliografia: ADIZES, I.. Os ciclos de vida das organizações. São Paulo: Pioneira, 1998. COHN, M. Passando a tocha. São Paulo: Makron Books, 1991. FR ITZ, R. Empresa familiar. São Paulo: Makron Books, 1993. LODI, J. B. O fortalecimento da empresa familiar. São Paulo: Pioneira, 1989. MARTINS, J. (Coord.). Empresas familiares brasileiras: perfil e perspectivas. São Paulo: Negócio Editora, 1999. OLIVEIRA, D. de P. R. de. Empresa familiar: como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo sucessório. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. ROCK, S. Gerir empresas familiares. Editora: CETOP, 1997. BATEMAN, T.S.; SNELL, S.A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. WERNER, R. Família e negócios: um caminho para o sucesso. São Paulo: Manole, 2004. 7. História Empresarial e Empreendedorismo Objetivo Geral: Apresentar uma pequena sinopse dos ciclos da administração empresarial e dos aspectos que estruturam uma empresa e discutir experiências práticas com base nesses conceitos. Discutir conceitos sobre empreendedorismo e fornecer ferramentas práticas (em termos de conhecimento, habilidades e atitudes) que permitam ao aluno reconhecer oportunidades empreendedoras com um bom retorno em relação ao risco. A disciplina também apresenta um conjunto de tópicos de caráter multidisciplinar a serem utilizados no estágio de concepção e delineamento de um novo produto, serviço ou negócio. Conteúdo Programático: - Caso empresarial para discussão de conceitos ligados ao objetivo da disciplina; - Ciclo das atividades do empreendedor; - Empreendedorismos – características do empreendedor e motivação; - Plano de negócio; - Desenvolvimento e análise de oportunidades; - Análise de ambiente de negócios, do mercado e seu potencial; - Aspectos produtivos; - Aspectos organizacionais; - Aspectos financeiros; - Redação de plano de negócios. Bibliografia: DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. São Paulo: Artmed, 2009. DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Editora Pioneira, 1994. DEGEN, R. O Empreendedor. São Paulo: Makron Books, 1989. FARREL, L. C. Entrepreneurship. São Paulo: Atlas, 1993. GERBER, M. E. O mito do empreendedor. São Paulo: Saraiva, 1990. HALLORAN, J. W. Porque os empreendedores falham. São Paulo: Makron Books, 1994. KAO, J. J. The Entrepreneurail Organization. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1991. MORRIS, M. J. Iniciando uma pequena empresa com sucesso. São Paulo: Makron Books, 1991. PINCHOT, G. Intrapreneuring. São Paulo: Harbra, 1989. RESNIK, P. A Bíblia da pequena empresa. São Paulo: Makron Books, 1991. 8. Responsabilidade Social e Ambiental Objetivo Geral: Inserir a discussão da responsabilidade social e os impactos da questão ambiental nas organizações, bem como suas responsabilidades, estruturas e avaliações relacionadas a estas questões. Conteúdo Programático: - O papel estratégico da responsabilidade social nos negócios; - A questão ética e a questão legal; - A ética e os domínios da ação humana; - Critério para a tomada de decisões éticas; - Fatores que afetam as decisões éticas; - A ética e as questões envolvendo lucro, competição e justiça; - A conduta ética e as questões básicas de negociação; - As consequências de uma conduta antiética; - Os impactos da questão ambiental na empresa; - As responsabilidades da empresa na questão ambiental; - A estrutura administrativa e a questão ambiental; - Avaliação ecológica na empresa. Bibliografia: ASHLEY, P.A. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA, J.E.R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável. São Paulo: Saraiva, 2009. INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. Vol. 5. São Paulo: Editora Peirópolis, 2006. INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. Vol. 4. São Paulo: Editora Peirópolis, 2005. INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. Vol. 3. São Paulo: Editora Peirópolis, 2004. INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. Vol. 2. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003. INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. Vol.1. São Paulo: Editora Peirópolis, 2002. KARKOTLI, G. Responsabilidade social: uma contribuição à gestão transformadora das organizações. Petrópolis: Vozes, 2006. KARKOTLI, G. Responsabilidade social. Vozes. 2004. MELO NETO, F. P. de. Gestão da responsabilidade social corporativa. Qualitymark. 2001. MELO NETO, F. P. de. Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial. Qualitymark. 2001. ROETZ, C. E. S. Balanço social teoria e prática. São Paulo: Atlas. 2000. SILVEIRA, A. Di M. da. Governança corporativa no Brasil e no mundo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2010. SOUSA NETO, J. D; MARTINS, H. C. Finanças e governança corporativa: práticas e estudos de caso. Rio de Janeiro: Campus, 2010. TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2004; TENÓRIO, F.G. Responsabilidade social empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. TINOCO, J. E. P. Balanço social. São Paulo: Atlas. 2001. 9. Políticas e Organizações Públicas Objetivo Geral: Adquirir conhecimentos aplicados sobre os campos dos estudos organizacionais em ambientes da administração pública. Conhecer as perspectivas e limitações teóricas e aplicadas da área, bem como interpretar as diferentes concepções e fatores organizacionais em ambiente da administração pública. Conteúdo Programático: - Conceitos de administração pública; - Natureza e fins a administração pública; - Princípios da administração pública; - Crimes contra a administração pública; - Organizações política – administrativa do Brasil; - O Estado; - O governo e organizações políticas; - Estrutura organizacional da administração indireta; - Reforma administrativa; - Caráter histórico – conceitual da natureza do Estado Capitalista; - Processo de formulação de políticas públicas; - Perspectivas recentes da Administração Pública. Bibliografia: ARRETCHE, M.;RODRIGUEZ, V. Descentralização das políticas sociais no Brasil. São Paulo: Fundap, 2000. BRESSER PEREIRA, L. C.. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, ano 47, vol. 120, n.1, Brasília: ENAP, janeiro/abril de 1996a. ______. Crise econômica e reforma do Estado no Brasil: para uma nova interpretação da América Latina. São Paulo: Editora 34, 1996b. CASEY, J. Las organizaciones no gubernamentales: su papel en las políticas públicas. GAPP, nº 5 -6, 1996. CAVALCANTI, B. S. Implementação de programas sociais de massa: a gestão estratégica no contexto interorganizacional da política pública. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n 93, janeiro/abril, 1998. p. 73-89. CAMPOS, E. (Org). Sociologia da burocracia. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. FLEURY, S. Estado sem cidadãos. Rio de Janeiro: Fio Cruz, 1994. HAYS, S. Para administrar a organização pública. Rio de Janeiro: Zahar, 1994 MALUF, S.. Teoria geral do estado. 28.ed. São Paulo: Saraiva, 2008. MARTINS, L. Estado capitalista e burocracia no Brasil pós 64. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. MISOCZKY, M. C. A. Desempenho e qualidades no campo das organizações públicas. Rio de Janeiro: EBAPE/FGV, 2001. |
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Carga Horária: |
48 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Dalton Siqueira Pitta Marques Irene Kazumi Miura Luciano Nakabashi Ralph Melles Sticca Ricardo Miguel Sobral Silvia Inês Dallavalle de Pádua Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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