130317 - Relações Públicas Digitais e Mídias Sociais |
Período da turma: | 20/01/2026 a 03/02/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos:
Oferecer ao aluno o conhecimento necessário para refletir sobre as variadas ferramentas das redes sociais online que convêm ao seu negócio, bem como planejar a comunicação contemplando tais instrumentos, preocupando-se com métricas e formatos adequados de avaliação. Também busca apresentar ao aluno os diversos formatos de relacionamento digital e gestão de crises no ambiente online. Justificativa: Com as transformações impostas pelas tecnologias da informação e da comunicação, o gestor de comunicação deve entender e saber gerir as mudanças surgidas na área de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional. Também é preciso compreender a nova forma de interação entre marcas e consumidores nas redes sociais e como isso afeta a Comunicação Organizacional e as Relações Públicas; apresentar estratégias de construção de imagem e gerenciamento de crise no ambiente digital, bem como oferecer métricas, indicadores e parâmetros de avaliação das ações em tais ambientes. Conteúdo programático (ementa): • Revisão de conceitos (RP, RP 2.0, reputação, imagem, identidade, Mídias e redes sociais) • Conceitos de planejamento de comunicação e planejamento de comunicação para mídias sociais • Gestão de crises em ambientes digitais • Análise de cases • Mensuração • Avaliação Tópicos Unidade 1. Definição e conceitos de rede sociais e de mídias sociais. Unidade 2. Diagnóstico e Formação de públicos no ambiente digital. Unidade 3. Análise de cases de sucesso, insucesso, crise. Unidade 4. Métricas de avaliação e mensuração em mídias sociais. Bibliografia: BRAMBILLA, Ana Maria. Para entender as mídias sociais. Disponível em http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com/. Acesso em 25/04/2011. CIPRIANI, Fábio. Estratégias em mídias digitais. São Paulo. Novatec Editora, 2011. CORRÊA, Elizabeth Saad Nicolau. Estratégias para mídia digital 2.0. São Paulo: Editora Senac, 2008. COSTA, Rogério da. A cultura digital. 2.Ed. São Paulo: Publifolha, 2003. FERNANDES, Manoel. Do BroadCast ao SocialCast: como as redes sociais estão transformando o mundo dos negócios. São Paulo: W3 Editora, 2009. FREITAS, Fábio e LUCAS, Luciane. Desafios contemporâneos em Comunicação. São Paulo: Summus, 2002. KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. MAIA, Viviane. Estão falando bem (e mal) de você. Junte-se a eles. Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Edição 238. Novembro de 2008(A). Disponível em http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1691395-2574,00.html. Acesso em 17/11/2008. MAIA, Viviane. Falem bem ou mal, mas...Revista Época Negócios. Edição 21. Outubro de 2008(B). Disponível em http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG84895-8377-21,00-FALEM+BEM+OU+MAL+MAS.html. Acesso em 30/10/2008. RECUERO, Raquel. O que é mídia social? Disponível em http://pontomidia.com.br/raquel/arquivos/o_que_e_midia_social.html. Acesso em 03/10/2008. ROSA, Mário. A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Geração Editorial, 2006. TERRA, Carolina Frazon. Mídias sociais...e agora? Tudo o que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais. São Caetano do Sul: Difusão Editora. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2011. TERRA, Carolina Frazon. Relações Públicas na era dos megafones digitais. In: FARIAS, Luiz Alberto de. Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011. TERRA, Carolina Frazon. Comunicação organizacional em tempos de redes sociais online. P. 136-143. In: Mídias sociais: perspectivas, tendências e reflexões. São Paulo, Papercliq, 2010. TERRA, Carolina Frazon. RP 2.0: novo campo de atuação para o profissional. P. 136-143. In: RP Digitais. Salvador, Portal Rp-Bahia, 2010. TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos. Modismo ou tendência? São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Carolina Frazon Terra |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |