130316 - Planejamento estratégico de ESG e sustentabilidade na Comunicação Organizacional. |
Período da turma: | 10/02/2026 a 03/03/2026
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Descrição: | Ementa:
A disciplina propõe abordar o conceito de Sustentabilidade e seu contexto histórico. Explorar os princípios e modelos do ESG (Ambiental, Social e Governança) como parte estratégica da comunicação organizacional, analisar e discutir casos de práticas de Greenwasing nas campanhas de comunicação, possibilitando uma abordagem crítica sobre seus efeitos. Tópicos do Conteúdo Programático: Introdução à Sustentabilidade e Contexto Histórico: • Conceito de Sustentabilidade: Definições e Evolução ao Longo do Tempo. • Raízes Históricas da Sustentabilidade: Movimentos Ambientais e Sociais. • Desafios Globais Atuais: Mudanças Climáticas, Escassez de Recursos, Biodiversidade. Princípios e Modelos de ESG: • Exploração dos Pilares ESG: Ambiental, Social e Governança. • ESG como Estratégia Empresarial: Vantagens e Desafios. • Métricas ESG: Indicadores de Desempenho Sustentável. • Integração do ESG na Tomada de Decisões Empresariais. Comunicação Organizacional e ESG: • Incorporando o ESG na Comunicação: Transparência e Credibilidade. • Engajamento de Stakeholders: Compartilhamento dos Valores ESG. Greenwashing e Seus Impactos: • Compreensão do Greenwashing: Definição e Exemplos. • Identificação de Táticas de Greenwashing: Estudos de Caso. • Impactos do Greenwashing: Confiança do Consumidor e Reputação Corporativa. Análise Crítica e Discussão de Casos: • Avaliação de Campanhas de Comunicação: Abordagem Crítica. • Casos de Sucesso ESG: Lições Aprendidas e Melhores Práticas. • Debates sobre Ética e Autenticidade nas Comunicações ESG. Perspectivas Futuras e Inovação • Tendências Emergentes em Sustentabilidade e Comunicação ESG. • Inovação Sustentável: Exemplos de Empresas e Iniciativas. • Papel dos Profissionais de Comunicação na Construção de um Futuro Sustentável. Objetivo Geral: • Desenvolver uma compreensão abrangente sobre os princípios da sustentabilidade, a importância estratégica dos aspectos ESG na comunicação organizacional e a capacidade de analisar criticamente as práticas de comunicação, incluindo Greenwashing, para promover uma abordagem ética e autêntica nas estratégias de comunicação das organizações. Objetivos Específicos: • Desenvolver conhecimentos para estruturar metas alinhadas com os princípios ESG e objetivos organizacionais, e da responsabilidade socioambiental. Discutir e aprimorar habilidades estratégicas para o desenvolvimento de planejamento de campanhas e projetos de comunicação integrando a abordagem ESG e sustentabilidade. Entender quais os impactos e responsabilidades da comunicação com práticas de Greenwashing para a reputação organizacional. Metodologia do ensino • Apresentações dialogadas • Estudos de caso • Exercícios práticos • Debates Bibliografia: BRAND, Karl-Werner. Sociological Perspectives on Sustainability Communication. In Sustainability Communication: Interdisciplinary Perspectives and Theoretical Foundations; Godemann, J., Michelsen, G., Eds.; Springer: Dordrecht, The Netherlands, New York, 2011; pp. 55–68. DOI: 10.1007/978-94-007-1697-1_5. BRUNO, Kenny, KARLINER, Joshua. Earthsummit.biz: the corporate takeover of sustainable development. Canada: Institute for Food and Development Policy and Corpwatch, 2002. FISHER, Brendan, CHRISTIE, Michael. Integrating the ecological and economic dimensions in biodiversity and ecosystem service valuation. In: KUMAR, Pushpam (Edited). The Economics of Ecosystems and Biodiversity: The Ecological and Economic. Whashington, DC: Earthscan, 2010. DOI: 10.4324/9781849775489. GODEMANN, Jasmin; MILCHELSEN, Gerd. Sustainability Communication – An Introduction. In GODEMANN, Jasmin; MILCHELSEN, Gerd (editors). Sustainability Communication: Interdisciplinary Perspectives and Theoretical Foundation. Springer: Dordrecht, The Netherlands, New York, NY, USA; pp. 3–11, 2011. DOI: 10.1007/978-94-007-1697-1. GUTTILLA, Rodolfo Witzig. Como Implementar uma Estratégia ESG: do propósito à ação. São Paulo: Editora Aberje, 2023. KARLINER, Joshua. The Corporate Planet: Ecology and Politics in the Age of Globalization, San Francisco: Sierra Club Books, 1997. KOLBERT, Elizabeth. A sexta extinção: Uma história não natural. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. KUNSCH, M. M. K.; OLIVEIRA, I. L. (org.). A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2009. Revista Organicom. Revista Brasileira de Comunicação organizacional e Relações Públicas. Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações. V. 19 n. 39, 2022 – GESTCORP- CRP-ECA-USP. (https://www.revistas.usp.br/organicom/issue/view/12657) VILAÇA, Wilma Pereira Tinoco. A comunicação interna na gestão da sustentabilidade: um estudo fenomenológico. 2012. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/T.27.2012.tde-27082012-153936. Acesso em: 2023-08-27. Critérios de Avaliação: • Exercícios em sala de aula: participação, qualidade da entrega. • Trabalho prático: originalidade, consistência técnica e qualidade da entrega. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Laís Pardo Castilho |
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