130315 - Planejamento estratégico da Comunicação Organizacional/Empresarial |
Período da turma: | 29/04/2025 a 20/05/2025
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Descrição: | Ementas
OBJETIVOS 1. Possibilitar aos alunos uma visão sistemática de planejamento, planejamento estratégico e planejamento da Comunicação Organizacional, proporcionando-lhes conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam traçar e executar planos, projetos e programas específicos no âmbito institucional e estratégico das organizações no contexto da sociedade contemporânea. 2. Dimensionar o papel das relações públicas no planejamento e na gestão estratégica da comunicação nas e das organizações. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Planejamento e gestão estratégica de relações públicas nas organizações contemporâneas. 2. Pesquisas e auditorias em comunicação organizacional e relações públicas. 3. Planejamento: conceituação geral e abrangência. 4. Alternativas no ato de planejar e a contribuição da teoria e/ou intervenção apreciativa. 5. Plano estratégico de Comunicação Organizacional: princípios, processos e formulação. 6. Planejamento de relações públicas: função básica, finalidades, tipos e etapas do processo. 7. Planejamento de relações públicas comunitárias e as bases do planejamento participativo. 8. Projetos e programas específicos de comunicação institucional/relações públicas. 9. Técnicas de apresentação oral e escrita de projetos. 10. Avaliação e mensuração em comunicação e relações públicas. BIBLIOGRAFIA ALBUQUERQUE, Adão Eunes. Planejamento das relações públicas. Porto Alegre: Acadêmica, 1983. ALJURE, Andrés. El plan estrategico de comunicación. In: COSTA, Joan (org.) Master Dircom: los profesores tienen la palabra. La Paz: Grupo Design, p.141-161 ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual de planejamento estratégico com a utilização de planilhas Excel. São Paulo: Atlas, 2001. ÁLVAREZ, Jesus Timoteo. Gestão do poder diluído: a construção da sociedade mediática (1989-2004). Lisboa: Edições Colibri/Instituto Politécnico de Lisboa, 2006. ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos?: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: tomo Editorial, 2006. BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2000. BLANCO, Lorenzo A. El planeamiento: practica de relaciones públicas. Buenos Aires: Ugerman Editor, 2000. CARVALHO, Horácio Martins. Introdução à teoria do planejamento. 3ª ed. São Paulo: Brasileirense, 1979. COOPERRIDER, David L.; WHITNEY, Diana. Investigação apreciativa: uma abordagem positiva para gestão de mudanças. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. COOPERRIDER, David L.; WHITNEY, Diana; STAVROS, Jacqueline M. Manual da investigação apreciativa. Rio de janeiro: Qualitmark, 2008. COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para empresa que queremos. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007. EVANGELISTA Marcos Fernando. Planejamento de relações públicas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1983. GALERANI, Gliceana Soares Moreira. Avaliação em comunicação organizacional. Brasília: Embrapa, 2006. GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos culturais, social, político, religioso e governamental. Petrópolis: Vozes, 1994. GONZALES A. Planeacíon estratégica de la comunicación. Planear para un mundo en contingencia. In: REBEIL CORELLA, M. Antonieta (org.). Comunicación estratégica en las organizaciones. México: Trillas/Universidad Anáhuac, 2006, p.149-169. HEIJDEN, Kess van der. Planejamento de cenários: a arte da conversação estratégica. Trad. de Carlos A. Silveira Netto Soares e Nivaldo Montingelli Jr. Porto Alegre: Bookman, 2004. ILLESCAS, Washington. Como planear las relaciones públicas. Buenos Aires: Ediciones Macchi, 1995. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4ª ed. (revista ampliada e atualizada). São Paulo: Summus, 2003. ______. Auditoria da comunicação organizacional. 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MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Trad. de Maria Adelaide Carpigiani. Porto Alegre: Bookman, 2004. ______. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Trad. de Francisco Araújo da Costa. Porto Alegre: Bookman, 2010. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 17ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. ROLDÃO, Victor Sequeira. Gestão de projetos: uma perspectiva integrada. São Carlos: EdUFSCar, 2010. SCHARMER, C. Otto. Teoria U. Como liderar pela percepção e realização do futuro emergente. Rio de Janeiro: Elsecier, 2010. TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000. VALENÇA, Antonio Carlos. Mediação: método de investigação apreciativa da ação-teoria e prática de consultoria reflexiva. Recife: Bagaço, 2007. VARONA, Federico. La auditoría de la comunicación organizacional desde una perspectiva académica estadounidense. 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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Margarida Maria Krohling Kunsch |
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