130314 - Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado |
Período da turma: | 23/09/2025 a 07/10/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVOS GERAIS:
Fornecer ao aluno conhecimento teórico e prático da área de pesquisa de mercado e opinião pública; dos diferentes métodos de coleta de dados e, dos diferentes problemas que afetam um trabalho de pesquisa de mercado. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Oferecer conhecimentos atuais sobre métodos de pesquisas de mercado; percorrer todos os caminhos de um projeto de pesquisa de mercado e, aprendizado prático do desenvolvimento das ferramentas necessárias utilizadas em pesquisa de mercado. METODOLOGIA: aulas expositivas, exercícios em classe e trabalho em grupo para desenvolvimento de projeto específico. Conteúdo: O que é Pesquisa de Mercado Estudos de Mercado Desenvolvimento de Questionários Desenvolvimento de escala Técnicas de Amostragem Pesquisa Qualitativa: Discussão em Grupos e entrevistas em profundidade AVALIAÇÃO: Descrição do problema e definição dos grupos Trabalho contendo: a) Definição do problema a ser estudado, implicações para a empresa e aplicação dos resultados b) Fontes de dados secundários c) Métodos de coleta de dados, público-alvo, amostragem, materiais a serem utilizados, etc. d) formas como os dados serão analisados e como estão relacionadas com a aplicação dos resultados. BIBLIOGRAFIA GERAL (não considerando os clássicos – Aaker/Krosnick, etc.): Mattar, Fauze (1993). Pesquisa de Marketing. Atlas S.A. Rossi, P., Wright, J. e Anderson, A. (1983). Handbook of Survey Research. Academic Press. Samara, B. e Barros, J. (1997). Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia. Makron Books. Semenik, R. e Bamossy, G. (1996). Princípios de Marketing uma Perspectiva Global, capítulo 3. Makron Books. Sudman, S. e Bradburn, N. (1982). Asking Questions a Practical Guide to Questionnaire Design. Jossey-Bass: San Francisco Tagliacarne, G. (1974). Pesquisa de Mercado Técnica e Prática. Atlas S.A. Public Opinion Quarterly Journal Of Political Psychology |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Suzel Garcia de Lima Figueiredo |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |