130312 - Marketing |
Período da turma: | 28/08/2025 a 11/09/2025
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Descrição: | Ementa:
Proporcionar aos alunos os conceitos e as ferramentas de Marketing, ao mesmo tempo posicionar as atividades de Comunicação no contexto estratégico das empresas. Apresentar conceitos atualizados de gestão de marketing com ênfase em planejamento mercadológico; modelos de análise e avaliação do portfólio de produtos e de unidades de negócio; sistemas de informação para operações rotineiras e para solução de problemas mercadológicos. Tópicos do Conteúdo Programático: Modelo dos 3 Puts, matriz GE (Atratividade de Mercado Vs Força da Participação), matriz MCP (Crescimento e Participação), Análise Ambiental, Sistema de Inteligência de Marketing, Pesquisa de mercado, SWOT dos 3 Puts, Planejamento Estratégico, Organização, Coordenação e Controle em Marketing. Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos uma abordagem prática do uso das ferramentas mercadológicas a partir de casos reais e práticos. Objetivos Específicos: Proporcionar ao aluno ferramentas, modelos de análise e conhecimento suficientes para capacitá-lo a elaborar um planejamento estratégico de marketing. Metodologia do ensino: Aulas expositivas com discussão de casos mercadológicos práticos. Bibliografia: 1. KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. São Paulo: Futura, 1999. 2. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 3. LAMB, Charles & HAIR, Joseph & DANIEL, Carl. Princípios de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 4. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005. 5. PORTER, Michael E..Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 6. SANDHUSEN, Richard L.. Marketing Básico. São Paulo: Saraiva, 2003. 7. SCHULTZ, Don E..O Novo Paradigma do Marketing. São Paulo: Makron, 1994. 8. SEMENIK, R.& BAMOSSY, G. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron, 1995. 9. YANAZE, Mitsuru H. Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. 2ª Edição. Rio de Janeiro/São Paulo: SENAC/Difusão, 2013. 10. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 3ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2021. Critérios de Avaliação: Realizaremos 5 exercícios práticos. Para cálculo da nota final, serão considerados as 4 notas mais altas. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Mitsuru Higuchi Yanaze |
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