130310 - Gestão estratégica das organizações |
Período da turma: | 02/09/2025 a 16/09/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos
Proporcionar conhecimentos e gerar aprendizado sobre os conceitos, práticas e estado da arte em estratégia, capacitando os participantes a verificar, analisar, discutir, entender e compreender os diversos aspectos no campo do tema em questão. Justificativa: Introduzir os participantes nos conceitos, abordagens e técnicas relacionadas a gestão estratégica das organizações nos setores público e privado de modo a capacitá-los a participar da concepção e execução das estratégias. Conteúdo programático 1.Surgimento, conceitos e escolas de estratégia e administração estratégica. 2.Dimensão analítica: SWOT, PEST, stakeholders, situacional, setorial, cenários, previsão, tendências e grupos estratégicos. 3.Dimensão das diretrizes: Visão, missão, valores, propósitos e objetivos. 4.Dimensão formulativa: corporativa versus de negócios, estratégica, tática e operacional 5.Dimensão implementadora: Estrutural, cultural, liderança, poder, BSC, arenas e forças competitivas, disciplina de valor, estratégias genéricas, RBV, hipercompetição, co-opetição, blue ocean, base da pirâmide, co-criação de valor, atividades críticas, processos, projetos e outros Tópicos Bibliografia atualizada ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. São Paulo: Atlas, 2001. 156 p. COSTA, Benny Kramer; ALMEIDA, Martinho I. R. Estratégia: direcionando negócios e organizações. São Paulo: Atlas, 2005. COSTA, Benny Kramer; ALMEIDA, Martinho I. R. Estratégia: perspectivas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2002. ____________Modelos e inovações em estratégia. São Bernardo do Campo, SP: Metodista, 2007. ____________Estratégia: aplicações setoriais e estudos de casos. Curitiba: Juruá, 2007. ____________Estratégia contemporânea: internacionalização, cenários e redes. Campinas, SP: Akademika, 2008. COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007. DAFT, Richard L. Organizações: teoria e projetos. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. D’AVENI, Richard A. Hipercompetição: estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 460 p. HAMEL, Gary. Liderando a revolução. Rio de Janeiro: Campus, 2000. HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 377 p. MACLENNAN, Andrew. Strategy execution: translating strategy into action in complex organizations. Abington, Oxon: Routledge, 2011. MINTZBERG, Henry et al. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000. 299 p. PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000. PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 916 p. ________________.Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 515 p. ________________. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 512 p. WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000. ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000. 244 p. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Flávio Hourneaux Junior |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |