130308 - Gestão de Marcas |
Período da turma: | 06/11/2025 a 20/11/2025
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Descrição: | A disciplina abordará os conceitos básicos, as atividades, os métodos e ferramentas para criar, desenvolver e gerir marcas, procurando apresentar cenários e contextos e situações que propiciem a discussão das competências e habilidades necessárias ao gestor de marcas contemporâneo.
Justificativa: Dentre os principais influenciadores da tomada de decisão de consume e engajamento – seja ela pessoal, de pequenos grupos, ou organizacional – a marca é um dos fatores mais importantes desse processo. Assim sendo, é primordial ao profissional de Comunicação Organizacional e Relações Públicas o entendimento dos principais conceitos e fundamentos da gestão de marcas para o desenvolvimento de práticas comunicativas que de fato agreguem valor à marca sendo, ao mesmo tempo, decisões éticas e socialmente desejáveis do ponto de vista da comunicação. Conteúdo programático (ementa): Marca; elementos da marca; identidade e arquitetura de marca; alavancagem e associações secundárias; decisões de marca; hierarquia de portifólio de marca; extensões de marca; reposicionamento de marca; brand equity e valor de marca. Tópicos • Discutir os conceitos de marca, elementos de marca, identidade e design de marca, arquitetura de marca, posicionamento e patrimônio de marca; • Estudar os diferentes métodos de avaliação e entendimento da construção de marcas; • Desenvolver as competências e habilidades necessárias para a gestão estratégica da marca; • Decisões de marca, associações secundárias, reposicionamento e extensões de marca; • Brand equity e valor de marca; • Investigar as metodologias de avaliação e mensuração da marca, em seus aspectos tangíveis e intangíveis. Discutir criticamente e avaliar seus usos e possibilidades na gestão de marcas. Bibliografia: AAKER, D.A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996. AAKER, D.A. Marcas: brand equity, gerenciando valor da marca. São Paulo: Negócio, 1998. AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura, 2001. KELLER, Kevin L.; MACHADO Marcos. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Prentice-Hall, 2005. NUNES, G.; HAIGH, D. Marca: valor do intangível. São Paulo: Atlas, 2003. RIES. A.; TROUT, J. Posicionamento: a batalha por sua mente. 7a ed. São Paulo: Pioneira, 1997. SCHITT, B.; SIMONSON, A. A Estética do Marketing: como criar e administrar sua marca, imagem e identidade. São Paulo: Nobel, 2000. SCHULTZ. D.E.; BARNES, B.E. Campanhas estratégicas de comunicação de marca. São Paulo: Qualimark, 2003. SEMPRINI, A. A marca pós-moderna. São Paulo: Estação das Letras, 2006. YANAZE, Mitsuru; FREIRE Otávio; SENISE, Diego. Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Josmar Andrade |
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