130307 - Ética, Integridade e Comunicação |
Período da turma: | 08/07/2025 a 17/07/2025
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Descrição: | Ementa:
O componente curricular aborda a gestão da integridade e a legitimidade organizacional nas perspectivas da Governança Corporativa e da responsabilidade profissional do comunicador. A partir da fundamentação de Governança Corporativa, explora o mapeamento e a gestão de riscos, a definição da matriz de materialidade, o funcionamento dos órgãos de governança, os processos decisórios e o papel da área de comunicação para influenciá-los. Panorama regulatório e contextual dos Programas de ética e Compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento da cultura de integridade nas organizações. Fundamentação de influenciadores do comportamento moral e a contribuição da comunicação. Reflexão sobre ética na comunicação, limites legais e morais. Tópicos do Conteúdo Programático: • Governança corporativa: Conceituação e evolução da abordagem do sistema de gestão; Mapeamento e gestão de riscos organizacionais; Matriz de materialidade e o papel dos profissionais de comunicação; Papéis e funcionamento dos órgãos de Governança; Processos decisórios e a influência dos profissionais de comunicação. • Programas de integridade e compliance: Panorama brasileiro em ética, integridade e compliance organizacionais leis; Pilares e gestão de programas de compliance e integridade; Regulamentações, instrumentos normativos, certificações, selos, prêmios e índices de reconhecimento organizacionais; Papel da comunicação para a gestão da cultura de integridade. • Modelo de tomada de decisão moral: Economia comportamental e influenciadores do comportamento moral (conformidade social, crimes de obediência, etc). As decisões dos profissionais de comunicação e dos atores organizacionais. • Ética dos profissionais de comunicação: Conflitos de interesse nas relações com clientes e as diversas partes interessadas; Informação responsável: Critérios de transparência; Interesse público e esfera pública: responsabilidade em processos deliberativos frente às assimetrias dos públicos. Objetivo Geral: Promover a reflexão crítica dos profissionais de comunicação acerca do seu papel moral e estratégico para o desenvolvimento da governança, integridade e legitimidade organizacional. Objetivos Específicos: - Compreensão da estrutura, órgãos de Governança e processos decisórios que deseja influenciar; - Capacidade para atuar na comunicação da e para a gestão da Governança Corporativa, programas de integridade e compliance; - Reconhecimento dos processos que influenciam a tomada de decisão moral individual e a cultura de integridade organizacional, para a atuação estratégica da comunicação como espaço de construção de significados; - Capacidade de leitura crítica sobre a responsabilidade moral dos profissionais de comunicação para a gestão da confiança nas relações sociais e organizacionais. Metodologia do ensino - Aulas expositivas a partir de leituras prévias - Exercícios sobre mapeamento de riscos, matriz de materialidade, comportamento moral e cultura de integridade. - Estudo de casos - Exibição de vídeos Bibliografia: GIOVANINI, W. Compliance: a excelência na prática. 1 edição. São Paulo: 2014. MACHADO FILHO, Cláudio Antônio Pinheiro. Governança e Responsabilidade Corporativa: Interface e implicações no ambiente contemporâneo. In: FARIAS, Luiz Alberto de; LOPES, Valéria de Siqueira Castro (orgs) Comunicação, Governança e Organizações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. (p. 31-44) MAURO, Carlos, et al. Muitos: Como as ciências comportamentais podem tornar os programas de compliance anticorrupção mais efetivos? Santos, SP: Editora Brasileira.de Arte e Cultura, 2021. PARAVENTI, Ágatha E. F. C. Ética, compliance e o papel da comunicação. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling. (org). Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo, SP: Summus Editorial, 2016. Pg. 115-136. PARAVENTI, Ágatha E. F. C. Ética organizacional: desafios da comunicação e cultura para a mudança de comportamentos. In: CARRAMENHA, Bruno, et al. (orgs). Ensaios sobre Comunicação com Empregados: Múltiplas abordagens para desafios complexos. Jundiaí, SP: Editora In House, 2015. Pg. 78-90. PARAVENTI, Á. E. F. C.. Comunicação em apoio à integridade organizacional no contexto da pandemia: valores à prova. In: HOHLFELDT, A. C.; SCROFERNEKER, C. M. A.; SILVA, D. W.; PAGNUSSATT, D.. (Org.). Impactos e aprendizados da pandemia de Covid-19 na perspectiva dos relacionamentos organizacionais. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, v. 1, p. 51-68. PLAISANCE, Patrick Lee. Ética na Comunicação: princípios para uma prática responsável. Tradução Jorge Elias Costa. Revisão técnica: Marcia Benetti. Porto Alegre: Penso, 2011. (capítulo 2 – Ética aplicada à comunicação. P. 45-69) ORGANICOM – REVISTA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS. V. 14, n. 27, 2017. Dossiê “Comunicação, ética e integridade” ROSSETTI, José Paschoal; ANDRADE, Adriana. Governança Corporativa: Fundamentos, desenvolvimento e tendências. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2014. TREVIÑO, Linda K. e BROWN, Michael E. Gestão ética. Originalmente publicado em Academy of Management Executive. In: GV EXECUTIVO, Vol. 4, N. 01, Fev/Abri 2005. Leis e regulamentações: BRASIL. Lei 12.846/13. Lei Empresa Limpa. BRASIL. Decreto 11.129. Regulamentação. CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Programa de Integridade: Diretrizes para empresas privadas. Brasília, 2015. COSO - Sumário Executivo do Gerenciamento de Riscos Corporativos Integrado com Estratégia e Performance. Committee of Sponsoring Organization of the Treadway Commission (COSO). Traduzido por PwC Brasil e IIA Brasil. 2017. INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Código das melhores práticas de Governança Corporativa. 6 edição. São Paulo: IBGC, 2023. Critérios de Avaliação: EXERCÍCIO 1: MAPEAMENTO DE RISCOS E DANOS CORPORATIVOS (1,0) EXERCÍCIO 2: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA INTEGRIDADE (4,0) EXERCÍCIO 3: ANÁLISE CRÍTICA DE ÉTICA EM COMUNICAÇÃO (2,0) TRABALHO FINAL (3,0) Trabalho individual: Reflexão teórico-prática. A partir de um caso organizacional escolhido pelo aluno, refletir o papel estratégico, moral e legal do profissional de comunicação na gestão da integridade organizacional. Parâmetro de duas a quatro páginas, com embasamento conceitual nas bibliografias da disciplina e outras referências de interesse. Critério de avaliação: capacidade de relacionar o conteúdo teórico da disciplina com o caso selecionado; profundidade da reflexão com a proposta temática e fundamentação teórica. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Ágatha Eugenio Franco de Camargo Paraventi |
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