130306 - Estratégias de relacionamento com a mídia |
Período da turma: | 25/11/2025 a 09/12/2025
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Descrição: | Abordagem Estratégica no Relacionamento com a Imprensa; construção histórica e conceitual do campo como atividade dentro do espaço da comunicação integrada e como agente mediadora dos processos de estabelecimento de relações públicas; opinião pública; instrumentos de divulgação; técnicas e estratégias de relacionamento com a imprensa; media training; identidade, imagem, reputação e gerenciamento de conflitos e de crises; risco, conflito e crise de imagem nos ambientes virtuais.
Objetivos • Conceituar a ação de assessoria de imprensa; • Apresentar as inovações ao longo da história da área de relacionamento com a mídia como agente de relações públicas; • Discutir a comunicação de risco e de crise no cenário nacional e internacional. Conteúdo Programático: 1. As organizações e a mídia: visão geral da empresa, seus modos de relacionamento com a imprensa, perfil e características; 2. Definição estratégica de abordagem: o jornalista como público-fim e não público-meio; a empresa fonte de informação; relacionamento com a imprensa; 3. Estrutura e perfil da mídia na atualidade: características da mídia na atualidade; estrutura e perfil; o processo de produção da notícia: da pauta à veiculação; mídia segmentada: como a tv, o rádio, os jornais, as revistas e a internet operam a notícia; 4. O tratamento da comunicação em situações de crise: aspectos da administração da comunicação; a importância do relacionamento permanente; o controle da situação – crise; 5. Media Training – treinamento para relações com a imprensa: imagem da empresa no noticiário –impacto nos diferentes públicos; características da abordagem do jornalista em busca da notícia; quando a imprensa procura a empresa e vice-versa; estrutura e processo do Media Training. Metodologia • Aulas expositivo-dialogadas. • Laboratórios: análise de cases; exercícios de simulação de entrevistas; avaliação do desempenho na mídia. • Leituras. • Atividades dirigidas. Avaliação • Prova individual. • Resenha. • Dinâmica em grupo. Referências BUENO, W. da C. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003. IANNI, O. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. FARIAS, L. A. de. A literatura de Relações Públicas – produção, consumo e perspectivas. São Paulo: Summus, 2004. FARIAS, L. A. de. “Comunicación por resultados: el cambio organizacional por la visión integrada” In REBEIL Corella, M. A. Comunicación estratégica en las organizaciones. México: DF, Trillas, 2006. FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas. São Paulo: Summus, 2011. KUNSCH, M. M. K Gestão estratégica de comunicação organizacional e relações públicas. S. C. do Sul: Difusão, 2008. KUNSCH, M. M. K Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. Edição revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Summus, 2003. MORGAN, G. Imagens da organização. Trad. de Cecília W. Bergamini e Roberto Coda. São Paulo: Atlas, 1996. NOGUEIRA, N. Media training. São Paulo: Cultura, 1999. ROSA, M. A era do escândalo – lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. São Paulo: Geração Editorial, 2003. ROSA, M. A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Geração, 2006. ROSA, M. Como lidar com crises de imagem. São Paulo: Gente, 2001. SIMÕES, R. P. Relações Públicas: função política. 3º. ed. São Paulo: Summus, 1995. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Luiz Alberto Beserra de Farias |
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