130304 - Cultura Organizacional e Comunicação |
Período da turma: | 12/06/2025 a 03/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Modelos e ferramentas para o estudo da cultura organizacional; plano para mudança organizacional; comunicação e envolvimento como ferramentas da mudança organizacional. Tópicos do Conteúdo Programático: Conceito de cultura Diagnóstico de cultura organizacional Melhores práticas de gestão da mudança Plano de comunicação da mudança Objetivo Geral: Capacitar os profissionais a analisarem as principais abordagens teóricas sobre cultura e mudança nas organizações e a compreender suas possibilidades de aplicação na realidade organizacional. Objetivos Específicos: Ao final do curso os alunos deverão ser capazes de compreender o conceito de cultura e suas implicações na prática organizacional, analisar as abordagens de diagnóstico de cultura organizacional e melhores práticas de gestão da mudança e elaborar um plano de comunicação da mudança. Metodologia do ensino Exposições dialogadas, discussões em grupo, leituras, atividades e casos de ensino. Bibliografia: CESAR, Ana Maria R.V.C. Comunicação e cultura organizacional. In KURSCH, Margarida Maria K. (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Paulo> Difusão. 2008. SCHEIN, Edgard H. Guia de Sobrevivência da Cultura Corporativa. José Olympio, 2007. TAYLOR, Carolyn. Walking the Talk: Building a Culture for Success. London: Random House, 2005. Bibliografia complementar BARNEY, J.B. Organizational culture: Can it be a source of sustainable competitive advantage? Academy of Management Review. July 1. 11(3). 656-665. 1986. BARRETT, Richard. A Organização Dirigida por Valores. Trad. Caio Brisolla. Alta Book, 2017. CHU, Rebeca A.; WOOD Jr., T. Cultura organizacional brasileira pós-globalização: global ou local? Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, Rio de Janeiro, 2008, p. 969-991. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n5/a08v42n5.pdf CONNER, Daryl R. Gerenciando na Velocidade da Mudança: como gerentes resilientes são bem sucedidos e prosperam onde outros fracassam. São Paulo: IBPI Press, 1995. FERRARI, M. A. . Relações públicas contemporâneas: a cultura e os valores organizacionais como fundamentos para a estratégia da comunicação. In: Margarida Maria Krohling Kunsch. (Org.). Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009, v. , p. 218-236. FERRARI, M. A. ; GASPARINDO, L. . A influência da cultura nacional nos negócios e o papel da comunicação no estímulo à cultura de inovação. Conexão (UCS), v. 13, p. 191-206, 2014. FLEURY, M. T. L.; SAMPAIO, J. dos R. Uma discussão sobre cultura organizacional. In: FLEURY, M.T.L (coord). As pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002, p. 283-294. FLEURY, M. T. L; SHINYASHIKI, G.; STEVANATO, L. A. Entre a antropologia e a psicanálise: dilemas metodológicos dos estudos sobre cultura organizacional. In: Revista de Administração da USP. São Paulo, V. 32, N. 1, janeiro/março 1997, p. 23-37. FLEURY, Maria Teresa: O Desvendar da Cultura de uma Organização – Uma Discussão Metodológica. IN FLEURY, Maria Teresa et. al. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas. 1989. FREITAS, M. E. Cultura Organizacional: Evolução e Crítica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Ltda, 2007. HOFSTEDE, Geert H. Culture's consequences: comparing values, behaviors, institutions, and organizations across nations. 2nd ed Thousand Oaks, Calif.: Sage Pub., 2001. HOFSTEDE, Geert. Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental. Lisboa: Edições Silabo, 2001. HOLMAN, Peggy et al. The Change Handbook: Group Methods for Shaping the Future, 2nd edition. Berrett- Koehler Publishers, 2007. JAMROG, Jay et al. Building and Sustaining a Culture that Supports Innovation. HR. Human Resource Planning, v. 29, n. 3, 2006, p. 9-19. KOTTER, John P. Leading Change. Boston: Harvard Business School Press, 1996. LAWSON, E.; PRICE, C. The psychology of change management. The McKinsey Quarterly, 2003, pp. 30-41. MOTTA, Fernando C. Prestes; CALDAS, Miguel P.; (Org.). Cultura Organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas. 1997. PETTIGREW, Andrew M. A Cultura das Organizações é Administrável? In: FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria (orgs.).Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Editora Atlas, 1992, p.145- 153. SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas. 2009. SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Best Seller, 2006. ZACHER, Hannes; GIELNIK, Micheael M. Organisational age cultures: The interplay of chief executive officers age and atitudes toward younger and older employees. International Small Business Journal. May 2014, 32, 327-349. Critérios de Avaliação: Participação: trabalhos feitos em sala de aula, em grupo ou individualmente (30% da nota final). Trabalho individual: análise crítica de uma situação vivenciada pelo participante à luz da teoria discutida na disciplina (70% da nota final). Critérios de avaliação: entrega no prazo, coerência com a proposta, conexão entre teoria e prática e profundidade da análise. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Renata Weil Beretta |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |