130303 - Criatividade: A marca e sua comunicação |
Período da turma: | 04/11/2025 a 18/11/2025
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Descrição: | Ementa
A disciplina acontece em três momentos: Primeiro são apresentados conceitos de Comunicação Visual, como estratégia de marketing empresarial. O foco é a construção da marca do ponto de vista do Design Gráfico. Ainda neste momento, reflexões sobre arquitetura de marca e brand equity, serão colocadas. No segundo momento são analisadas peças de comunicação, mostrando e discutindo a diferença entre campanha de produto e campanha de branding. No terceiro e último momento é proposto um workshop, com o desenvolvimento de uma campanha de comunicação, onde os alunos experimentam o processo criativo dentro de critérios estabelecidos por um brienfing, também desenvolvidos por eles. Objetivos GERAIS Ressaltar a importância dos cuidados com a Comunicação Visual nas empresas e organizações. Nomear os elementos formadores da Identidade Visual. E como se relacionam. Mostrar os possíveis caminhos criativos para a proposta de design da marca. Esclarecer como se deu a evolução da comunicação mercadológica. A persuasão através da imagem. Pontuar as diferenças entre Campanha de Produto e Campanha de Branding. Experimentar o ato da criação de uma campanha de comunicação. ESPECÍFICOS Ao final da disciplina, espera-se otimizar a capacidade do aluno para a análise da comunicação mercadológica. Aguçar seu olhar para uma análise crítica, mesmo que subjetiva, desde a Identidade Visual das empresas e organizações, até sua comunicação para o mercado. Com isso, do ponto de vista do Gestor da marca, espera-se uma melhora nas relações da empresa com os profissionais da área de comunicação e design, que irão atendê-la. Conteúdo programático -Conceitos e definições da Comunicação Visual. - Reflexões sobre os elementos da Identidade Visual - Possibilidades criativas para o Design da Marca. - O pensamento de Roland Barthes: A polissemia da imagem. - A revolução criativa dos anos 60 na publicidade. - Anos 90 : A imagem conta a história. - Da comunicação de produto para a comunicação de marca / branding. - A comunicação hoje: criatividade + tecnologia Critérios de avaliação A avaliação individual do aluno acontece na última aula e dependerá de sua participação, junto ao grupo, no desenvolvimento do trabalho proposto/ Workshop. Bibliografia recomendada AAKER, David A. Construindo marcas fortes. Porto alegre: Bookman, 2007. BARRETO, R. M. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus, 2004. BARTHES, R. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 7ª edição, 2018 BERTOLOMEU, J. V. C. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002. CADENA, N. V. Brasil, 100 anos de propaganda. São Paulo: Referência, 2001. CHAMMA,N ; PASTORELO,P. Marcas & Sinalização: práticas em design corporativo. São Paulo: SENAC, 2007 CHEVALIER,M ; MAZZOLOVO, G ProLogo- Marcas como fator de sucesso. São Paulo: Panda Books, 2007 DONIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015 FARINA, M.; BASTOS, D.; PEREZ C. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher,2006 HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2010. LEITE, JOÃO S. A herança do olhar. O design de Aloísio Magalhães. Rio de Janeiro: Senac, 2003. MEGGS, Phillip B. História do Design Gráfico, São Paulo: Cosac Naif, 2009 PETIT, F. Marca e meus personagens. São Paulo: Futura, 2004. STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001. WILLIAMS, R. Design para quem não é designer. São Paulo: Callis, 2013. WOLLNER, A. Alexandre Wollner: Design Visual 50 anos. São Paulo: Cosac&Naify, 2003. Curriculum vitae do professor - Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA / USP. - Professor na Graduação do Curso de Propaganda da ECA/USP desde 1976. - Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA/USP -Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT ECA-USP - Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ/USP - Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração - Professor nos cursos do INPG / Instituto Nacional de Pós Graduação. - Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design. - Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, na Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing. E semanalmente no Jornal PropMark. - Desde 1985 é membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Heliodoro Teixeira Bastos Filho |
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