130300 - Comunicação na Governança |
Período da turma: | 08/04/2025 a 22/04/2025
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Descrição: | Ementa:
Nesta disciplina faremos reflexões sobre o contexto e os impactos da tecnologia da informação nos processos de comunicação individual, coletivo e organizacional. A relevância da comunicação na pós-modernidade. O papel, compromisso e impacto do trabalho do comunicador dentro e fora das organizações. Princípios básicos de governança e engajamento. Case: processo de integração e convivência entre os alunos. Tópicos do Conteúdo Programático: Macrotransição – da metanarrativa à micronarrativa Comunicação é comportamento: princípios da Teoria da Nova Comunicação Transparência não é mais escolha. É condição. Comunicação e transformação de conflitos. Engajamento é a comunicação que deu certo. Sem comunicação não há governança. Aprendizado constante: autodesenvolvimento, conexão e prática. Objetivo Geral: Contribuir para uma visão mais humana e estratégica da comunicação social e corporativa. Refletir sobre o papel do comunicador e o impacto de seu trabalho na gestão dos negócios e no relacionamento com diferentes stakeholders. Objetivos Específicos: O principal resultado esperado é a participação ativa dos alunos dentro e fora da sala de aula. Serão avaliadas a pertinência e profundidade das experiências, perguntas e comentários compartilhados nas dinâmicas em grupo e na manifestação individual em plenária. Cumprimento de prazos também serão considerados. Espera-se que ao final dos três encontros os alunos se reconheçam como agentes de comunicação em uma comunidade de aprendizagem, e sintam-se corresponsáveis pelo desenvolvimento do grupo. Metodologia do ensino Apresentações conceituais Reflexões individuais e em grupos Conversas em círculo Filmes, vídeos, pesquisas e outros textos de apoio Produção e troca de autobiografias Cocriação de um “manifesto de convivência” – experiência básica sobre comunicação na governança. Bibliografia: • BEHLAU, Mara; Babara, Marisa – Comunicação Consciente – o que comunico quando me comunico - Thieme Revinter, 2022 • BUBER, Martin – Eu e Tu – Centauro Editora , 2012 • HANH, Thich Nhat - A arte de se comunicar Ed. Vozes 2013 • KAHNEMAN, Daniel – Rápido e Devagar – Duas formas de pensar – Ed. Objetiva,2011 • KUNSCH, Margarida – Comunicação Organizacional Estratégica – Aportes Conceituais e aplicados. Summus Editorial, 2016 • MALDONADO, Mauro – O desafio da comunicação – caminhos e perspectivas – Palas Athena, 2003 • POSSEDORE, Alexandre José; TORRES JR, Alvair Silveira - Comunicação Engajada • ROGERS, Carl R. - Tornar-se pessoa. Tradução Manuel José do Carmo Ferreira e • ROSEMBERG, Marshall - Comunicação não violenta • SENGE, Peter; SCHARMER, Otto; JAWORSKI, Joseph e FLOWERS, Betty. Presença: propósito humano e o campo do futuro. Editora Cultrix, 2007. • SILVEIRA, Alexandre di Miceli – Governança Corporativa – O essencial para líderes – Ed. Virtuous Company, 2020 Critérios de Avaliação: O critério de avaliação dos alunos está associado diretamente à qualidade de participação dos alunos durante as aulas, engajamento com as atividades propostas nos prazos acordados. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Vânia Bueno Cury |
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