130299 - Comunicação Interna: processos e gestão |
Período da turma: | 18/09/2025 a 02/10/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: Apresentar conceitos e modelos de comunicação interna, discutindo o seu papel para a construção da reputação corporativa e o alcance da estratégia organizacional, considerando planejamento, processos, plataformas disponíveis, dilemas, desafios e tendências.
Tópicos do Conteúdo Programático: • Comunicação interna: desafios, dilemas e práticas • Como planejar e gerenciar a comunicação com empregados para construir um ambiente de clareza, confiança e senso de comunidade • Estratégia, Engajamento, Reputação Corporativa e o papel dos empregados • Liderança como ingrediente essencial na condução da comunicação • Comunicação interna em tempos de crise • Tendências em comunicação com empregados Objetivo Geral: • Possibilitar aos participantes uma visão ampliada sobre os principais desafios, dilemas e práticas da comunicação interna, inclusive em situações de crise, sua importância para a construção da reputação corporativa e o alcance da estratégia organizacional, e discutir tendências que estão transformando esse processo. Objetivo específico: • Debater sobre modelos de planejamento para uma gestão mais eficaz da comunicação interna, permitindo aos alunos maior domínio conceitual e técnico para uma atuação mais contemporânea, assertiva e transformadora no contexto das organizações. Metodologia: • Apresentações dialogadas • Estudos de caso • Exercícios práticos • Debates Bibliografia: CÉSAR, Ana Maria Roux Valentini Coelho. Comunicação e cultura organizacional. In: KUNSCH; Margarida M. Krohling. Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul (SP): Difusão, 2008. p. 125-137. DEL GAUDIO, Rozália. Clareza, confiança e comunidade – eixos da comunicação interna estratégica e transformadora. In: NASSAR, Paulo (org). Comunicação Interna, a força das empresas. 1ª. ed. São Paulo: Aberje Editorial, 2013, v.7, p.75-85 GUEDES, Éllida Neiva. Já não bastam mídias, campanhas e eventos: a comunicação interna precisa construir sentido. Trabalho apresentado no II Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: Kalla, H.K.. Integrated internal communications: a multidisciplinary perspective. Corporate Communications: An International Journal, Vol. 10 No. 4, pp. 302-314. https://doi.org/10.1108/13563280510630106, 2005. LEMOS, Claudia. DEL GAUDIO, Rozália. Publicações jornalísticas e empresariais. In: DUARTE, Jorge (org). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Técnica 5a Ed. São Paulo, Atlas, 2018. MARCHIORI, Marlene. Comunicação Interna: um fator estratégico no sucesso dos negócios. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2008b. p. 205-222. OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida de. Interações no ambiente interno das organizações: implicações da complexidade. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul (SP): Difusão, 2010b. p. 223-235. SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. SOARES, Paulo Henrique Leal; DEL GAUDIO, Rozália. Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados. 1ª. ed. São Paulo: Aberje Editorial, 2017, v.01, 165 p |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Rozália Del Gáudio Soares Baptista |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |