130298 - Comunicação Intercultural: perspectivas, dilemas e desafios na sociedade pós-moderna |
Período da turma: | 12/02/2026 a 12/03/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
A disciplina trata de contextualizar a pós-globalização como fenômeno que tem influência na gestão empresarial e comunicacional das organizações, assim como as teorias de internacionalização de empresas. Analisam os contextos econômicos, políticos, sociais e culturais para a identificação de características dos modelos de gestão, de poder e dos processos de comunicação nas organizações. Mediante bases teóricas, busca-se compreender e discutir contextos que exijam competências de comunicação intercultural, como também os discursos e práticas de relacionamento entre culturas distintas. Analisa-se a importância da alteridade cultural e suas diferentes implicações, seja para o diálogo entre culturas, para o entendimento do Outro e para o desenvolvimento de estratégias criativas na gestão de diferenças culturais. Tópicos do Conteúdo Programático: - Comunicação, cultura e contexto global - Relações Públicas Globais: princípios genéricos e aplicações específicas - Choque cultural, diferença e distância cultural - Características da cultura brasileira - Comunicação mono, multi e intercultural - Identidade e alteridade - Competências interculturais: capacitação do comunicador global Objetivo Geral: - Refletir com os alunos acerca de competências interculturais necessárias para interagir e comunicar-se em ambientes internacionais com o objetivo de evitar problemas de comunicação com pessoas de outras culturas e desenvolver uma mentalidade global. Objetivos Específicos: - Fornecer conhecimentos teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação multi e intercultural - Desenvolver capacidades de contextualizar experiências culturais no âmbito de culturas estrangeiras - Refletir, de forma organizada e sistematizada, sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios e de outros - Desenvolver nos alunos competências interacionais (conhecimentos, habilidades e atitudes) que facilitem o diálogo intercultural. Metodologia do ensino - Aulas expositivas dialogadas - Leitura de textos e casos práticos - Exercícios em sala de aula - Trabalho final da disciplina Bibliografia: GANESH, S. Capítulo 1 - Da Inteligência à inteligibilidade cultural: tecnologia digital, ação coletiva e Comunicação nos nossos dias. IN MOURA, Claudia P. e FERRARI, Maria Aparecida (orgs.) Comunicação, Interculturalidade e Organizações: faces e dimensões da contemporaneidade. Porto Alegre, EdiPUCRS. Livro da ABRAPCORP, 2015. E- book: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0684-6.pdf - on-line FERRARI, M. A. COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL: PERSPECTIVAS, DILEMAS E DESAFIOS. IN IN MOURA, Claudia P. e FERRARI, Maria Aparecida (orgs.) Comunicação, Interculturalidade e Organizações: faces e dimensões da contemporaneidade. Porto Alegre, EdiPUCRS. Livro da ABRAPCORP, 2015. E-book: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0684-6.pdf - on-line TANURE, B. Cap. 1 – Por que estudar o estilo brasileiro de gestão? – P. 15 – 27. IN Gestão à Brasileira: somos ou não diferentes? 2ª. edição, São Paulo Atlas, 2005 SEMPRINI A. Multiculturalismo. Bauru, Edusc, 1999. SARAIVA, L. A. S., IRIGARAY, H. A. R. Políticas de Diversidade nas organizações: uma questão de discurso? Artigo RAE, jul/set. 2009 PDF RODRIGO, M. A. (In)Comunicación intercultural. Congreso de Murcia, Espanha, 2008 PDF RODRIGO, M. A. La comunicación Intercultural. Barcelona, Anthropos, 2012. P. 09 – 92 ROMEU, V. A. Diálogo y comunicación intercultural. Pretextos para reflexionar sobre la relación sujeto-sujeto en la comunicación humana. Revista Comunicación y Medios Nº 21 / 2010.PDF SRIRAMESH, K. La relación entre cultura y relaciones públicas. IN Relaciones Públicas Globales: teoría, investigación y práctica. K. Sriramesh e D. Vercic, Barcelona Ed. UOC Press, 2012 Critérios de Avaliação: Exercícios em sala de aula Trabalho final, entregue após o término das aulas. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Maria Aparecida Ferrari |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |