130295 - Ambiente Contemporâneo de Relações Públicas: abordagens disciplinares e dimensão aplicada. |
Período da turma: | 10/04/2025 a 07/05/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Ambiente contemporâneo de relações públicas: interconexões entre as dimensões histórica, político-econômica, sociocultural, digital-midiática, narrativo-discursiva e promocional. Interfaces entre relações públicas e diferentes disciplinas da comunicação, das ciências sociais e das ciências humanas. Cenário disciplinar brasileiro e internacional. Objetos e abordagens de estudo no campo de Relações Públicas. Tópicos do Conteúdo Programático: Dimensões constituintes do ambiente contemporâneo de relações públicas Cenário disciplinar internacional e brasileiro de relações públicas: principais características Abordagem organizacional de relações públicas: articulações com estudos organizacionais e comunicação organizacional Abordagem sociocrítica de relações públicas: manifestações discursivas e o papel da influência social Considerações teóricas e práticas sobre o planejamento de relações públicas: da centralidade das organizações à orientação para os públicos e a sociedade. Objetivo Geral: Apresentar fundamentos e abordagens disciplinares de relações públicas em suas interfaces com outras disciplinas da comunicação, das ciências sociais e humanas, bem como suas influências sobre estudos e práticas da área. Objetivos Específicos: Compreender o papel articulador da linguagem nas intersecções entre as dimensões que constituem o ambiente contemporâneo de relações públicas. Estimular reflexão crítica sobre convergências e distinções entre abordagens de estudos em relações públicas. Avaliar associações entre práticas de relações públicas e as abordagens organizacional e sociocrítica, suas limitações e potencialidades face aos contextos e objetivos de atuação. Metodologia do ensino Leituras prévias Aulas expositivas dialogadas Dinâmicas em grupo Atividades individuais Bibliografia: EDWARDS, Lee. An historical overview of the emergence of critical thinking in PR. In: L’ETANG, Jacquie; McKIE, David; SNOW, Nancy; XIFRA, Jordi (eds.). The Routledge handbook of critical public relations. London and New York: Routledge: 2016. p. 16-27. HENRIQUES, Márcio Simeone. Relações públicas: o futuro da atividade é o futuro da profissão? Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, ano 6, edição especial, n. 10-11, 2009. p. 128-133. KUNSCH, Margarida. M. K. Relações públicas na gestão estratégica da comunicação integrada nas organizações. In: KUNSCH, Margarida. M. K. (org.) Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 185-208. KUNSCH, Margarida. M. K. Os campos acadêmicos em comunicação organizacional e relações públicas no Brasil: caracterização, pesquisa científica e tendências. Revista Internacional de Relaciones Públicas, vol. V, n. 10, p. 105-124, 2015. Disponível em: LEMOS, Else. Cosmovisões disciplinares, abordagens e escolas de pensamento em relações públicas: uma proposta crítico-interpretativa. XIV CONGRESSO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE LOS INVESTIGADORES DE LA COMUNICACÍON. Anais..., Costa Rica, 2018. p. 182-187. LEMOS, Else. Pós-disciplinaridade e reflexividade: desafios e oportunidades para a pesquisa em relações públicas. XXVI ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, Anais... Faculdade Cásper Líbero, São Paulo – SP, 2017. p. 1-18. MACNAMARA, Jim. Socially integrating PR and operationalizing an alternative approach. In: L’ETANG, Jacquie et al (ed.) The Routledge Handbook of Critical Public Relations. Abingdon, Oxon, UK: Routledge, 2016. p. 335-348. RÜDIGER, Francisco. Relações públicas e pesquisa crítica em comunicação. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; FOSSATTI, Nelson Costa (orgs.). Práticas acadêmicas em relações públicas: processos, pesquisas e aplicações. Porto Alegre: Sulina, 2011. p. 42-74. SILVA, Daniel R.; SIMEONE, Márcio H. Públicos em movimento: Comunicação, colaboração e influência na formação de públicos. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. TOTH, Elizabeth. Reflection on the field. In: HEATH, Robert L. The Sage handbook of public relations. 2nd ed. Thousand Oaks, US; London, UK; New Dehli, India; Singapore: Sage Publications, 2010. p. 711-722. Critérios de Avaliação: Elaboração de ensaio crítico e/ou estudo de caso. Individual, em dupla ou trio. Valor: 10,0 (dez). Critérios de avaliação: aplicação de conceitos apresentados na disciplina (5,0), estrutura, coerência e coesão textual (3,0) e indicação de referências e materiais de consulta segundo ABNT (2,0). |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Else Lemos Inácio Pereira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |