130281 - Núcleo de Estudos em Epilepsia e Cuidados Paliativos |
Período da turma: | 15/10/2024 a 03/12/2024
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Descrição: | Detalhamento
Carga horária: 8h O Núcleo de Estudos em Epilepsia e Cuidados Paliativos abordará os seguintes temas: • Epilepsia: A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a epilepsia como uma grande preocupação de saúde pública. A epilepsia ocorre devido à hiperexcitabilidade e a um desequilíbrio entre excitação e inibição dos neurônios, levando a crises convulsivas. Segundo a OMS, cerca de cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela epilepsia, tornando-a uma das doenças neurológicas mais comuns globalmente. A epilepsia é um transtorno neurológico caracterizado por crises convulsivas recorrentes causadas por um aumento súbito na atividade elétrica do cérebro. Isso ocorre devido a descargas neuronais anormais ou hiperexcitabilidade dos neurônios com sincronia. No entanto, a frequência dessas crises varia para diferentes pessoas. A epilepsia se caracteriza como um transtorno neuronal multifatorial. As crises epilépticas são movimentos anormais, espasmódicos ou tremores no corpo devido à atividade neuronal anormal e podem resultar em danos ao cérebro ou outras partes do corpo. Mesmo uma única crise pode causar mudanças no desenvolvimento neural e levar a alterações comportamentais e cognitivas. As crises epilépticas apresentam características clínicas adversas. Essas crises têm um impacto negativo na vida dos pacientes, especialmente naqueles que têm recorrências frequentes. As crises epilépticas causam alterações emocionais, comportamentais e neurológicas. • Epilepsia farmacorresistente: Em países onde o diagnóstico e o tratamento adequados estão disponíveis, 30-40% das pessoas com epilepsia apresentam crises que não são controladas por medicamentos, o que representa 80% do custo da epilepsia nos Estados Unidos. Portanto, a epilepsia medicamente refratária é uma grande preocupação de saúde, não apenas para os pacientes e suas famílias, mas para a sociedade como um todo. Os objetivos do tratamento da epilepsia são ausência de crises e ausência de efeitos colaterais, o mais rápido possível. Intervenções eficazes precoces oferecem a melhor oportunidade para prevenir as consequências psicológicas e sociais adversas das crises recorrentes, déficits progressivos que levam a incapacidades irreversíveis e morte prematura. Em particular, crises que interferem na escola, no trabalho e nas relações interpessoais durante a adolescência e o início da idade adulta impedem a aquisição de habilidades vocacionais e sociais necessárias para viver de forma independente. Quando os tratamentos disponíveis com potencial para eliminar crises incapacitantes são adiados (por exemplo, nos Estados Unidos, o tempo médio desde o início da epilepsia até a cirurgia é de 22 anos), os pacientes que conseguem ficar livres das crises muitas vezes não podem ser reabilitados e permanecem dependentes de suas famílias e da sociedade. A identificação precoce da epilepsia farmacorresistente e a instituição de tratamentos alternativos podem prevenir uma vida inteira de incapacidades. • Cuidados Neuropaliativos: Estima-se que as doenças neurológicas acometam, aproximadamente, 1 bilhão de pessoas no mundo e sejam causa de uma a cada dez mortes. Muitas dessas condições são incuráveis e implicam em reduzida expectativa e qualidade de vida e maior dependência, além de estarem associadas a sintomas que predispõem ao sofrimento, o que justifica a integração dos cuidados paliativos (CP) aos usuais. No Brasil, dados recentes evidenciam que as doenças neurocríticas são responsáveis por, aproximadamente, 14% das internações em unidades de terapia intensiva (UTI), 9% das admissões relacionadas a neurocirurgias eletivas e 14% em urgência. Todavia, embora o objetivo dos cuidados intensivos seja recuperar a função orgânica de indivíduos sob risco de morte iminente e/ou em frágil condição clínica e que, potencialmente, irão beneficiar-se de intervenções terapêuticas, estima-se que 14%-20% dos pacientes críticos têmi ndicação de CP, com projeção de duplicar até 2030. Assim, embora relevante e atual, o tema ainda é pouco discutido e muito do que se conhece sobre CP neste contexto são extrapolações sobre abordagens em outras condições. Horário 15/10/2024 - Terça-feira Descrição Responsáveis 8:00 - 8:20 Abertura CPAFF 20 anos: Reconstruindo histórias, planejando o futuro Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira (FCFRP/USP) 8:20 - 8:40 Apresentação das pesquisas em epilepsia e cuidados paliativos no CPAFF Prof.ª Dr.ª Fabiana Rossi Varallo (FCFRP/USP) 8:40 - 9:00 Diálogo I Prática em Cuidados Neuropaliativos: panorama atual Me. Lincoln Marques Cavalcante Santos (FCFRP/USP) 9:00 - 9:10 Caso Clínico I Estudo de Caso 9:10 - 9:30 Gamificação: Barreiras e facilitadores para a implantação de programa de cuidados paliativos em clínica de neurologia 9:30 - 10:00 Feedback e Encerramento Horário 29/10/2024 - Terça- feira Descrição Responsáveis 8:00 - 9:00 Aula Expositiva II Epilepsia: abordagem diagnóstica e introdução ao tratamento Dr. Frederico Nakane Nakano (HCFMRP/USP) 9:00 - 9:10 Caso Clínico II Estudo de Caso Me. Lincoln Marques Cavalcante Santos (FCFRP/USP) 9:10 - 9:30 Metodologia Fishbowl: Disfunção renal e hepática em ambulatório de Epilepsia Adulto 9:30 - 10:00 Feedback e Encerramento Horário 19/11/2024 - Terça- feira Descrição Responsáveis 8:00 - 9:00 Aula Expositiva III Epilepsia farmacorresistente: mecanismos e eventos adversos Prof. Dr. Veriano Alexandre Junior (FMRP/USP) 9:00 - 9:10 Caso Clínico III Estudo de Caso Me. Lincoln Marques Cavalcante Santos (FCFRP/USP) 9:10 - 9:30 Técnica de Problematização: Manejo de farmacorresistência de gestantes com Epilepsia 9:30 - 10:00 Feedback e Encerramento Horário 03/12/2024 - Terça- feira Descrição Responsáveis 8:00 - 9:00 Aula Expositiva IV Cuidados Paliativos Pediátricos Dr.ª Leila Costa Volpon (UEHCFMRP/USP) 9:00 - 9:10 Caso Clínico IV Estudo de Caso Me. Lincoln Marques Cavalcante Santos (FCFRP/USP) 9:10 - 9:30 Aprendizagem Baseada em Problemas: Cuidados Neuropaliativos no contexto de vulnerabilidade social 9:30 - 10:00 Feedback e Encerramento Metodologia Para a realização das dinâmicas de estudo com os Casos Clínicas e melhor fixação do conteúdo, algumas técnicas de aprendizagem serão utilizadas, a saber: • Metodologia Fishbowl O fishbowl se caracteriza por ser uma técnica interativa e dinâmica utilizada para grupos pequenos, em que os participantes se organizam em dois círculos concêntricos. No círculo interno, os participantes discutem determinadas questões, de modo a contribuir para o desenvolvimento do tema. Por sua vez, o círculo externo é formado pelos observadores, os quais devem se organizar e ouvir ativamente (BRYANT, 2009; SUTHERLAND et al., 2012). Uma ou duas cadeiras do círculo interno ficam vazias para que os participantes observadores possam, a qualquer momento, se envolver na discussão. Para que isso funcione, um membro do círculo interno deverá sair voluntariamente quando a cadeira vazia for ocupada por outro membro, de modo a sempre deixar uma cadeira disponível, permitindo a continuidade da dinâmica. • Metodologia da problematização A metodologia da problematização se destaca como uma ferramenta de ensino que pode ser utilizada em momentos oportunos e fundamenta-se nas proposições de Bordenave e Pereira (1991) e nos princípios de Freire (2002). Zanotto e de Rose (2003) discutem sobre a ação de problematizar em Freire, a qual destaca que o processo de problematização enfatiza o sujeito práxico, isto é, considera o contexto social do sujeito, buscando a explicação da sua própria realidade para transformá-la a partir disso. Nessa visão, essa abordagem metodológica é dotada de capacidade para mobilizar o potencial social, político e ético do estudante. • Aprendizagem baseada em problemas (ABP) A ABP é centrada no discente e utiliza problemas ou situações da vida real com o propósito de estimular o desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal do aluno (BOROCHOVICIUS, TORTELLA, 2014). Essa abordagem pauta-se pelos fundamentos do filósofo norte-americano John Dewey, o qual destaca que os problemas devem ser capazes de gerar dúvidas, desequilíbrios ou perturbações intelectuais, possibilitando interações ativas com o conhecimento para que o aluno desenvolva uma aprendizagem significativa (CYRINO, TORALLES-PEREIRA, 2004). Na ABP, os discentes recebem um problema que precisa ser discutido no grupo tutorial. Para isso, são traçados objetivos a serem alcançados, e os alunos devem levantar hipóteses e, posteriormente, encontrar alternativas para a resolução desse problema. Os alunos são motivados a utilizar os seus conhecimentos prévios acerca do assunto e a fazer uma busca sobre a questão levantada, a fim de discutir, sintetizar e compartilhar os conhecimentos adquiridos. Referências • Angus DC, Barnato AE, Linde-Zwirble WT, Weissfeld LA, Watson RS, Rickert T, Rubenfeld GD; Robert Wood Johnson Foundation ICU End-Of-Life Peer Group. Use of intensive care at the end of life in the United States: an epidemiologic study. Crit Care Med. 2004;32(3):638-43. • Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). UTIs brasileiras. Registro Nacional de Terapia Intensiva. Disponível em: http://www. utisbrasileiras.com.br/uti-adulto/diagnosticos-principais/ • Begley CE, Famulari M, Annegers JF, Lairson DR, Reynolds TF, Coan S, et al. The cost of epilepsy in the United States: Na estimate from population-based clinical and survey data. Epilepsia 2000;41:342-51. • Berg AT, Langfitt J, Shinnar S, Vickrey BG, Sperling MR, Walczak T, et al. How long does it take for partial epilepsy to become intractable? Neurology 2003;60:186-90. • Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino aprendizagem. 12a ed. Petrópolis: Vozes; 1991. • Borochovicius E, Tortella JCB. Aprendizagem baseada em problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Aval Pol Públ Educ. 2014;22(83):263-94. • Brizzi K, Creutzfeldt CJ. Neuropalliative care: a practical guide for the neurologist. Semin Neurol. 2018;38(5):569-75. • Bryant L. The art of active listening. 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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Fabiana Rossi Varallo Frederico Nakane Nakano Leila Costa Volpon Leonardo Régis Leira Pereira Lincoln Marques Cavalcante Santos Veriano Alexandre Junior |
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