Atividade

130193 - Curso: Visualização no ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetos de Conhecimento
Os conteúdos matemáticos que serão abordados ao longo do curso por meio das atividades a serem discutidas/analisadas pelos professores envolvem:
VII.1 Geometria Plana
figuras geométricas planas, polígonos regulares, poliminós;
figuras geométricas espaciais e suas representações planas;
área e perímetro;
transformações geométricas;
semelhança de figuras;
puzzles geométricos.
VII.2 Geometria Espacial
sólidos geométricos, poliedros, poliedros regulares;
elementos de sólidos geométricos: faces, arestas, vértices, diagonais, área e volume;
vistas frontal, lateral e superior.
composição e decomposição de sólidos geométricos;
secções planas e planificações de sólidos geométricos.

A estratégia metodológica adotada baseia-se na abordagem do ensino de Matemática por meio de atividades investigativas. Serão propostas aos participantes, diversas atividades a serem desenvolvidas com a utilização de recursos digitais, em particular o uso do software de Geometria Dinâmica Geogebra, materiais concretos diversificados e de caráter lúdico (com jogos, puzzles, tangrans, geoplanos, etc.), visando discutir seu potencial para a sala de aula, em particular no que se refere ao desenvolvimento da visualização para aprendizagem de Geometria.
Nos encontros presenciais, pretende-se incentivar a participação dos professores, por meio de exposições dialogadas, leituras e discussões de textos, uso de materiais manipulativos, como já citado. E, para desenvolver as atividades propostas, serão disponibilizados materiais básicos, tais como, papel, lápis, régua, compasso e tesoura; sólidos geométricos e moldes de planificações.

BATTISTA, M. The development of geometric and spatial thinking. In: Lester, F. (Ed), Second handbook of research on mathematics teaching and learning, Reston, VA: NCTM, 2007, p. 843-909.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Todos pela Base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf.
BRUNHEIRA, L.; PONTE, J. P. da. Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos. Zetetiké, Campinas, SP, v.26, n.3, set./dez.2018, p.464-485. Disponível em: https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8652882 Acesso em: 30 out. 2020.
FERNÁNDEZ BLANCO, M. T. La investigación en visualización y razonamiento espacial. Pasado, presente y futuro. In: BERCIANO ALCARAZ, A. et al (eds.). Investigación en Educación Matemática XVII. Espanha, Bilbao: SEIEM. p. 19-42, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5063587 . Acesso em: 25 set. 2024.
GUTIÉRREZ, A. Procesos y habilidades en visualizacion espacial. In: Memorias do 3º Congresso Internacional sobre Investigação em Educação Matemática (Valencia, 1991), Universidad de Valencia. Valencia. 1992. Disponível em: https://www.uv.es/Angel.Gutierrez/marcotex.html. Acesso em: 25 set. 2024.
KALEFF, Ana Maria M. R. Formas, padrões, visualização e ilusão de ótica no ensino da Geometria, VIDYA, Santa Maria, v. 35, n. 2, p. 75-91, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.37781/vidya.v35i2.602 Acesso em: 30 out. 2020.
LEIVAS, J. C. P. Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009, p. 294.
ZIMMERMANN, W.; CUNNINGHAM, S. Editors ́ Introduction: What is Mathematical Visualization? In: ZIMMERMANN, W.; CUNNINGHAM, S. (eds.). Visualization in Teaching and Learning Mathematics, Washington: MAA., p. 1-7, 1991. Disponível em:
http://www.hitt.uqam.ca/mat7191_fich/Zimmermann_Cunningham_1991.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Alessandra Ferraz Pellicciari
Luiz Eduardo Honorio da Silva
Maiara Bullio
Marcos Alves dos Santos
Regina de Lourdes Vaz
Ruth Ribas Itacarambi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP