130192 - Curso: Ensino de histórias e culturas indígenas: construindo novas práticas na sala de aula |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
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Descrição: | 13/01/25 seg - Introdução: Desconstruindo estereótipos indígenas na educação. Primeiros Diálogos a partir das obras "Decolonialismo Indígena", de Álvaro de Azevedo Gonzaga, "Futuro Ancestral", de Ailton Krenak e "A terra da, a terra quer", de Antonio Bispo dos Santos.
14/01/25 ter - Línguas e Culturas Indígenas: 1) Diversidade Linguística; 2) Arte Contemporânea; 3) Literatura Contemporânea; 4) Música Contemporânea. Referências: ASCURI, Vídeo nas Aldeias; Denilson Baniwa, Jaider Esbell, Daiara Tukano, Naine Terena, Carmezia Emiliano, Olívio Jekupé, Eliane Potiguara, Márcia Kambeba, Graça Graúna, Trudruá Dorrico, Vãngri Kaingáng, Tiago Nhandewa; Owerá, Katú Mirim, Brô Mcs, Oz Guarani, Nativos MC's, Kaê Guajajara e Wescritor. 15/01/25 qua - Territórios, territorialidades e Ecologias: 1) Bem-Viver; 2) Lutas por Retomada e Demarcação; 3) Educação Indígena, Educação Escolar Indígena e Ensino de História e Culturas Indígenas; 4) Florestania e lutas ambientais. Referências: Davi Kopenawa, Ailton Krenak, Tuíre Kayapó, Alessandra Munduruku, Valdelice Veron, Glicéria Tupinambá e Maria Elis Tolym Nunc-Nfooro. 16/01/25 qui - História e Memória: 1) Exposição Resistência Já! (MAE-USP); 2) Nova História Indígena; 3) Armazém Memória; 4) Projeto Memória da Terra. Referências: MAE-USP, Edson Kayapó, Aline Rochedo Pachamama, Márcia Mura, Marcelo Zelic e Paulo Tavares. 17/01/25 sex - Compartilhamento de propostas didáticas e avaliação do curso. O curso busca colocar documentos oficiais (tais como, por exemplo, BNCC, Parecer CNE/CEB nº 14/2015 e Currículo da Cidade de São Paulo) em diálogo poético com produções de autoria indígena, dando visibilidade para produções literárias, artísticas, musicais, teatrais e audiovisuais. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018; BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº14/2015: Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígena na Educação Básica, em decorrência da Lei nº 11.645/2008. Brasília, DF: Ministério da Educação, 11 nov. 2015. BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/ PISEAGRAMA, 2023. CAMARGO, Lise Santos; LEITE, Fabiana Raquel. GT Canoas da Memória: Temáticas Indígenas - Reflexões dos encontros em 2023. In: Discussões e reflexões - Grupos de Estudo, Grupos de Trabalho e Cursos [recurso eletrônico]. Campinas, SP: Prefeitura Municipal de Campinas, 2024. CURY, Marília Xavier. “As coleções Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena - Percurso documental, requalificação e colaboração”. In. Anais do Museu Paulista São Paulo, Nova Série, vol. 29, 2021, p. 1-39. Disponível em https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/172430. Acesso em 15 de nov. 2023. DORRICO, Trudruá. Tempo de Retomada. Cotia: Uratau, 2023. FREIRE, José Ribamar Bessa. Cinco ideias equivocadas sobre o índio. In: Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura. v. 1 n. 1 (2016). GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Decolonialismo Indígena. São Paulo: Matrioska Editora, 2021. GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013. JEKUPÉ, Olívio. O Saci Verdadeiro. São Paulo: Panda Books, 2021, p.9. KAMBEBA, Marcia. Ay Kakyri Tama: Eu moro na cidade. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020. KAYAPÓ, Edson. O silêncio que faz ecoar as vozes indígenas. IN: CESCO, Susana; MAGALHÃES, Aline Montenegro et. al. (Orgs). Ensino de História: reflexão e práticas decoloniais. Porto Alegre, RS: Editora Letral, 2023. p. 39-54. KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. LIMA NETO, Francisco. Ailton Krenak. Campinas; Editora Mostarda, 2023. (Coleção Kariri). ___________________. Mário Juruna. Campinas; Editora Mostarda, 2023. 32p. LONGHINI, Geni Daniela Núñez. Perspectivas indígenas antirracistas sobre o etnocídio: contribuições para o reflorestamento do imaginário. In: Psicologia & Sociedade, 35, e277101. MACEDO, Sergio. Povos Indígenas em Quadrinhos. Campinas: Editora Zarabatana, 2012. MUNDURUKU, Daniel. Crônicas Indígenas: para rir e refletir na escola. São Paulo: Moderna, 2020. MUNDURUKU et al. Jenipapos : diálogos sobre viver [livro eletrônico]. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2022. Disponível em: https://gilvander.org.br/site/livro-jenipapos-dialogos-sobre-viver-org-daniel-munduruku-etc/. Acesso em: 30 nov. 2023. MURA, Marcia. Tecendo Memórias: do povo mura e outros parentes. Rio de Janeiro: Pachamama, 2022. NILHA, Orlando. Davi Kopenawa. Campinas; Editora Mostarda, 2023. 32p. (Coleção Kariri). PACHAMAMA, Aline Rochedo. Boacé Uchô: a história está na terra: narrativas e memórias do povo Puri da Serra da Mantiqueira. Rio de Janeiro: Pachamama, 2020. POTIGUARA, Eliane. Metade Cara, Metade Máscara. Rio de Janeiro: GRUMIN, 2019. RODRIGO, Luis. Sônia Guajajara. Campinas; Editora Mostarda, 2023. 32p. (Coleção Kariri). SANTOS, Antônio Rogério dos; MACHADO, Ananda; ABREU, Valtenir Soares de. Os Apurinã, Tenetehara, Kambeba, Huni Kuĩ, Maraguá, Ticuna e Krenak gritam: cuidado, o Curupira vai te pegar!. Revista Tabuleiro de Letras, v. 16, n. 01, p.9-22, jan/jun 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/14040/9909. Acesso em: 15 set. 2023. SÃO PAULO. Currículo da Cidade: Povos Indígenas: orientações pedagógicas. São Paulo: 2023. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; STORTO, Luciana. Línguas indígenas: Tradição, Universais e Diversidade. Campinas: Mercado das Letras, 2019. TERENA, Taily. O direito a existir e ser quem somos. In: LIMA, Emanuel Fonseca; SANTOS, Fernanda Fernandes dos; AKAHIMA, Henry Albert Yukio; TEDESCHI, Losandro Antonio (Org.). Ensaios sobre racismos. São José do Rio Preto: Balão Editorial, 2019. p. 70-8. Disponível em: https://ocarete.org.br/acervo/ensaios-sobre-racismos/. Acesso em: 10 jul. 2022. THIEL, Janice Cristine. A literatura dos povos indígenas e a formação do leitor multicultural. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1175-1189. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/PJsZ4S3tMLKBmyJ83VKXcQg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 set. 2023. TROQUEZ, M. C. Racismo Contra Povos Indígenas e Educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 67, p. 98-112, 16 ago, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14055. Acesso em: 10 ago. 2023. WUNDER, Alik; HANCIO, Luiz Felipe Medina. Cinema indígena e educação: pelo rio Ápa e pelo fogo que nunca apaga. Leitura: Teoria & Prática. v. 41 n. 89 (2023). Publicado em 2024-03-16. p. 37-51. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/1009. Acesso em: 10 mar. 2024. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Lise Santos Camargo |
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