130191 - Curso: Formação Continuada de Professores na Perspectiva da Educação para o Envelhecimento: novos paradigmas |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
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Descrição: | Conteúdo e Estrutura:
Módulo I - Introdução à Gerontologia e Gerontologia Educacional: O envelhecimento como processo do curso de vida (antecedentes históricos). O desenvolvimento do campo gerontológico, suas principais teorias, paradigmas e capital intelectual atual. O papel da Educação e seus benefícios para a qualidade de vida das pessoas idosas. A gerontologia educacional enquanto campo interdisciplinar que se desenvolve no rastro da evolução da Educação de idosos e da formação de recursos humanos para lidar com a velhice, bem como na mudança das perspectivas das sociedades em relação aos longevos e ao envelhecimento. Aprendizagem ao longo da vida. Módulo II - Educação para o Envelhecimento: A educação para o envelhecimento como um imperativo mundial. Atitudes em relação à velhice: contextos; família e escola. Marcos Legais, Nacionais e Internacionais, da Educação e do Envelhecimento. Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento. Envelhecimento, velho e velhice no currículo da educação básica: documentos, Diretrizes Curriculares, LDB, BNCC. Pesquisas e projetos em educação para o envelhecimento. Módulo III - Relações Intergeracionais, Coeducação entre gerações e Parcerias Intersetoriais: a intergeracionalidade no contexto da sociedade moderna. O conceito de geração: perspectiva socio-histórica. Formas de expressão e efeitos da intergeracionalidade. Aprendizagem e coeducação entre as gerações: a educação sob uma perspectiva intergeracional. Parcerias intersetoriais e seus desafios. Módulo IV - Teoria das Mediações e Diálogos Mediatários na Educação: Aspectos de Filosofia da Ciência e Pensamento Sistêmico enquanto Epistemologia novoparadigmática para a Educação. Relações Dialógicas, Técnicas de Mediação de Conflitos e Práticas Mediatárias no ambiente escolar multi e intergeracional. Módulo V - Educação para o Envelhecimento na Escola: Elaboração e planejamento de intervenção pedagógica de educação para o envelhecimento em sala de aula. Apresentação da proposta de intervenção elaborada pelos cursistas. Cronograma: Segunda-feira (13/01/2025) Módulo I - Introdução à Gerontologia e Gerontologia Educacional (3h de aula teórica dialogada) Módulo V - Educação para o Envelhecimento na Escola (1h de atividade prática) Terça-feira (14/01/2025) Módulo II - Educação para o Envelhecimento (3h de aula teórica dialogada) Módulo V - Educação para o Envelhecimento na Escola (1h de atividade prática) Quarta-feira (15/01/2025) Módulo III - Relações Intergeracionais, Coeducação entre gerações e Parcerias Intersetoriais (3h de aula teórica dialogada) Módulo V - Educação para o Envelhecimento na Escola (1h de atividade prática) Quinta-feira (16/01/2025) Módulo IV - Teoria das Mediações e Diálogos Mediatários na Educação (3h de aula teórica dialogada) Módulo V - Educação para o Envelhecimento na Escola (1h de atividade prática) Sexta-feira (17/01/2025) Módulo V - Educação para o Envelhecimento na Escola (4h de atividade prática) O curso será desenvolvido por meio de aulas teóricas e de atividades práticas. O conteúdo teórico-conceitual será ministrado em aulas dialogadas, com a utilização de recursos audiovisuais (slides, vídeos, músicas e imagens) como estratégias para favorecer a assimilação dos temas abordados e fomentar as discussões em sala de aula. As atividades práticas serão realizadas em grupos e consistirão na elaboração e no planejamento detalhado de uma intervenção pedagógica de educação para o envelhecimento, a ser projetada em consonância com o referencial teórico apresentado ao longo do curso. A articulação teórico-prática visa consolidar a formação ofertada e enfatizar a exequibilidade nos contextos específicos de atuação dos cursistas, proporcionando, assim, a ampliação de seu repertório sob o prisma dos temas contemporâneos transversais. ALBUQUERQUE, M. S. de; CACHIONI, M. Pensando a gerontologia no ensino fundamental. Revista Kairós-Gerontologia, v. 16, n. 3, p. 141-163, 2013. ATTIAS-DONFUT, C.; ARBER, S. Equity and solidarity across the generations. 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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Germanne Patricia Nogueira Bezerra Rodrigues Matos Laura Matos Cavalcante Bueno Meire Cachioni Rodrigo Nogueira Bezerra Rodrigues Matos |
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