130189 - Curso: Alinhavando os estudos do inglês: do fazer docente à atualização profissional no ensino básico |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Abertura do curso e apresentação dos objetivos do curso:
Todos os ministrantes Data: 13/01/2024 (segunda) Módulos Data: 13/01/2024 (segunda) I - A quem pertence o inglês? Diferentes tipos de ingleses e diferentes tipos de falantes. Ministrante: Daniela Cleusa de Jesus Carvalho Data: 14/01/2024 (terça) II – Inglês na Educação básica: desafios impostos pelo currículo e pela natureza do ensino. Ministrante: Daniela Cristina Alves Data: 15/01/2024 (quarta) III – A importância do feedback e do afeto para o engajamento nas aulas de inglês. Ministrante: Oluwatosin Junaid Makinde Data: 16/01/2021 (quinta) IV – Ser professor de inglês da educação básica pública: considerações sobre as exigências dos concursos públicos nos últimos anos. Ministrante: Dayse Rodrigues Data: 16/01/2021 (quinta) Encerramento das atividades: Todos os ministrantes A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas comporta estratégias convenientes ao perfil do aluno e, por isso, atende às seguintes propostas, a saber: aulas expositivas; discussões; ouvir/falar; escuta de músicas e áudios diversos para aumentar o léxico; desenvolvimento de estratégias de leitura por meio de exercícios especializados e análise de materiais didáticos. Exploração de ferramentas disponíveis online tais como sites, dicionários, e apps. Desenvolvimento de atividades específicas de sala de aula. HARMER, J. How to teach English: an introduction to the practice of language teaching. Addison-Wesley. London:Longman Limited, 1998. (abordagens pedagógicas e discussões sobre o ensino da habilidade auditiva em língua estrangeira, com exemplos de atividades práticas) NUNAN, D. Second Language Teaching & Learning. Heinle & Heinle Publishers, 1999. (abordagens teóricas pedagógicas e discussões sobre o ensino da habilidade auditiva em língua estrangeira). SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7. ed., 7ª reimpressão. São Paulo, Contexto, 2003. (diferenciação entre alfabetização e letramento). ROCHA, Claudia Hilsdorf; TONELLI, Juliana Reichert Assunçao; SILVA, Kleber Aparecido da. Língua estrangeira para crianças: ensino-aprendizagem e formação docente. Campinas: Pontes Editora, 2010. SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Inglesa. – São Paulo: SME / COPED, 2019. SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Orientações Didáticas do Currículo da Cidade. Ensino Fundamental – Língua Inglesa. –São Paulo: SME/COPED, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Daniela Cleusa de Jesus Carvalho Daniela Cristina Alves Dayse Rodrigues dos Santos Marilia Mendes Ferreira Oluwatosin Mariam Junaid |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |