Atividade

130189 - Curso: Alinhavando os estudos do inglês: do fazer docente à atualização profissional no ensino básico

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Abertura do curso e apresentação dos objetivos do curso:
Todos os ministrantes
Data: 13/01/2024 (segunda)
Módulos
Data: 13/01/2024 (segunda)
I - A quem pertence o inglês? Diferentes tipos de ingleses e diferentes tipos de falantes.
Ministrante: Daniela Cleusa de Jesus Carvalho
Data: 14/01/2024 (terça)
II – Inglês na Educação básica: desafios impostos pelo currículo e pela natureza do ensino.
Ministrante: Daniela Cristina Alves
Data: 15/01/2024 (quarta)
III – A importância do feedback e do afeto para o engajamento nas aulas de inglês.
Ministrante: Oluwatosin Junaid Makinde
Data: 16/01/2021 (quinta)
IV – Ser professor de inglês da educação básica pública: considerações sobre as exigências dos concursos públicos nos últimos anos.
Ministrante: Dayse Rodrigues
Data: 16/01/2021 (quinta)
Encerramento das atividades:
Todos os ministrantes

A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas comporta estratégias convenientes ao perfil do aluno e, por isso, atende às seguintes propostas, a saber: aulas expositivas; discussões; ouvir/falar; escuta de músicas e áudios diversos para aumentar o léxico; desenvolvimento de estratégias de leitura por meio de exercícios especializados e análise de materiais didáticos. Exploração de ferramentas disponíveis online tais como sites, dicionários, e apps. Desenvolvimento de atividades específicas de sala de aula.

HARMER, J. How to teach English: an introduction to the practice of language teaching. Addison-Wesley. London:Longman Limited, 1998. (abordagens pedagógicas e discussões sobre o ensino da habilidade auditiva em língua estrangeira, com exemplos de atividades práticas)
NUNAN, D. Second Language Teaching & Learning. Heinle & Heinle Publishers, 1999. (abordagens teóricas pedagógicas e discussões sobre o ensino da habilidade auditiva em língua estrangeira).
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7. ed., 7ª reimpressão. São Paulo, Contexto, 2003. (diferenciação entre alfabetização e letramento).
ROCHA, Claudia Hilsdorf; TONELLI, Juliana Reichert Assunçao; SILVA, Kleber Aparecido da. Língua estrangeira para crianças: ensino-aprendizagem e formação docente. Campinas: Pontes Editora, 2010.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Inglesa. – São Paulo: SME / COPED, 2019.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Orientações Didáticas do Currículo da Cidade. Ensino Fundamental – Língua Inglesa. –São Paulo: SME/COPED, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Daniela Cleusa de Jesus Carvalho
Daniela Cristina Alves
Dayse Rodrigues dos Santos
Marilia Mendes Ferreira
Oluwatosin Mariam Junaid


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP