130187 - Curso: Adulteração de alimentos: o que eu tenho a ver com isso? |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
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Descrição: | 1. Aspectos gerais da Adulteração de Alimentos (dia 1)
- Definição de adulteração de alimentos e dos tipos de adulteração (fraude, contaminação intencional etc.) - Histórico e consequências econômicas, sociais e à saúde pública 2. Legislação e Normas sobre Segurança Alimentar (dia 2) - Principais legislações e regulamentações nacionais e internacionais (ANVISA, MAPA, Codex Alimentarius, etc.) - Sanções aplicáveis em casos de adulteração e papel dos órgãos reguladores e fiscalização 3. Métodos Comuns de Adulteração (dia 3) - Adulteração de produtos de origem animal (carne, leite, etc.) - Adulteração em óleos e azeites - Práticas de fraude em bebidas (vinho, sucos, etc.) - Uso de corantes, conservantes e outros aditivos não permitidos - Redução da qualidade ou quantidade dos ingredientes (diluição, substituição de matéria-prima) 4. Métodos de Detecção de Adulteração (dia 3) - Técnicas laboratoriais para detecção de fraude em alimentos - Métodos rápidos e portáteis de verificação - Detecção de fraude sensorial (visão, olfato, paladar) 5. Responsabilidade Social e Ética na Indústria Alimentar (dia 4) - Ética no processamento e comercialização de alimentos - Impacto da adulteração na confiança do consumidor - Iniciativas de combate à adulteração - A indústria dos ultraprocessados (rótulos, e “adulterações” dentro da legislação) 6. Elaboração de um plano de aula (ou sequência de aulas) sobre a temática de adulteração de alimentos (dia 5 ou atividade extraclasse) - Descrição do ambiente escolar e recursos disponíveis para uso nas aulas - Criação de um plano de aula dentro do contexto específico do professor - Discussão sobre componentes curriculares envolvidos na aplicação da aula Ao longo das atividades do curso metodologias como: aulas teóricas expositivas, estudos de caso, simulações práticas e discussões em grupo serão usadas. As aulas teóricas serão apenas para contextualizar o assunto, porém o desenvolvimento dos conteúdos de aulas serão realizados de maneira ativa pelo professor. Público-Alvo: professores da educação básica que buscam trabalhar o conteúdo de adulteração de alimentos e segurança alimentar com seus estudantes dentro de um ou mais componentes curriculares BNCC: https://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc Currículo Paulista: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/ GRAY, Allison; HINCH, Ronald (Ed.). A handbook of food crime: Immoral and illegal practices in the food industry and what to do about them. Policy Press, 2019. SPINK, John W. Food fraud prevention: introduction, implementation, and management. Springer Nature, 2019. RYAN, John M. Food fraud. Academic Press, 2015. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Tópicos Físicos, Químicos e Biológicos- Volume 2 1ª Edição 2020 DAMODARAN, Srinivasan; PARKIN, Kirk L. Química de alimentos de Fennema. Artmed editora, 2018. RIBEIRO, Eliana Paula; SERAVALLI, Elisena AG. Química de alimentos. Editora Blucher, 2007. RIBEIRO, Pérola et al. Tabelas de composição química de alimentos: análise comparativa com resultados laboratoriais. Revista de Saúde Pública, v. 37, p. 216-225, 2003. O joio e o Trigo (website) DO NASCIMENTO PEREIRA, Thulio Nilson et al. Fraude alimentar no Brasil: panorama e impactos para leite e derivados dos último 25 anos. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 22, n. 8, p. e6280-e6280, 2024. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Anabel Kovacs |
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