Atividade

130187 - Curso: Adulteração de alimentos: o que eu tenho a ver com isso?

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

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Descrição: 1. Aspectos gerais da Adulteração de Alimentos (dia 1)
- Definição de adulteração de alimentos e dos tipos de adulteração (fraude, contaminação intencional etc.)
- Histórico e consequências econômicas, sociais e à saúde pública
2. Legislação e Normas sobre Segurança Alimentar (dia 2)
- Principais legislações e regulamentações nacionais e internacionais (ANVISA, MAPA, Codex Alimentarius, etc.)
- Sanções aplicáveis em casos de adulteração e papel dos órgãos reguladores e fiscalização
3. Métodos Comuns de Adulteração (dia 3)
- Adulteração de produtos de origem animal (carne, leite, etc.)
- Adulteração em óleos e azeites
- Práticas de fraude em bebidas (vinho, sucos, etc.)
- Uso de corantes, conservantes e outros aditivos não permitidos
- Redução da qualidade ou quantidade dos ingredientes (diluição, substituição de matéria-prima)
4. Métodos de Detecção de Adulteração (dia 3)
- Técnicas laboratoriais para detecção de fraude em alimentos
- Métodos rápidos e portáteis de verificação
- Detecção de fraude sensorial (visão, olfato, paladar)
5. Responsabilidade Social e Ética na Indústria Alimentar (dia 4)
- Ética no processamento e comercialização de alimentos
- Impacto da adulteração na confiança do consumidor
- Iniciativas de combate à adulteração
- A indústria dos ultraprocessados (rótulos, e “adulterações” dentro da legislação)
6. Elaboração de um plano de aula (ou sequência de aulas) sobre a temática de adulteração de alimentos (dia 5 ou atividade extraclasse)
- Descrição do ambiente escolar e recursos disponíveis para uso nas aulas
- Criação de um plano de aula dentro do contexto específico do professor
- Discussão sobre componentes curriculares envolvidos na aplicação da aula

Ao longo das atividades do curso metodologias como: aulas teóricas expositivas, estudos de caso, simulações práticas e discussões em grupo serão usadas.
As aulas teóricas serão apenas para contextualizar o assunto, porém o desenvolvimento dos conteúdos de aulas serão realizados de maneira ativa pelo professor.
Público-Alvo: professores da educação básica que buscam trabalhar o conteúdo de adulteração de alimentos e segurança alimentar com seus estudantes dentro de um ou mais componentes curriculares

BNCC: https://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc
Currículo Paulista: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/
GRAY, Allison; HINCH, Ronald (Ed.). A handbook of food crime: Immoral and illegal practices in the food industry and what to do about them. Policy Press, 2019.
SPINK, John W. Food fraud prevention: introduction, implementation, and management. Springer Nature, 2019.
RYAN, John M. Food fraud. Academic Press, 2015.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Tópicos Físicos, Químicos e Biológicos- Volume 2 1ª Edição 2020
DAMODARAN, Srinivasan; PARKIN, Kirk L. Química de alimentos de Fennema. Artmed editora, 2018.
RIBEIRO, Eliana Paula; SERAVALLI, Elisena AG. Química de alimentos. Editora Blucher, 2007.
RIBEIRO, Pérola et al. Tabelas de composição química de alimentos: análise comparativa com resultados laboratoriais. Revista de Saúde Pública, v. 37, p. 216-225, 2003.
O joio e o Trigo (website)
DO NASCIMENTO PEREIRA, Thulio Nilson et al. Fraude alimentar no Brasil: panorama e impactos para leite e derivados dos último 25 anos. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 22, n. 8, p. e6280-e6280, 2024.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Anabel Kovacs


 
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