130186 - Curso: Práticas e abordagem do lúdico para o ensino da matemática para os anos iniciais e recorrentes aos anos finais |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
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Descrição: | 1º dia - Roda de conversa, apresentações e apresentação da proposta do curso, além de como será o desenvolvimento das atividades no decorrer da semana durante nossos encontros;
2° dia - Formação do grupo, dinâmica, comentários sobre os autores que são favoráveis ao uso de jogos como estratégias em sala de aula, adaptando habilidades e conteúdos. 3° dia - Aplicando os tabuleiros e incluindo, algumas habilidades como exemplos, as quatro operações básicas, concentração, desenvolvimento do raciocínio lógico neste desenvolvimento. 4° dia - Vídeo, adaptando as regras conforme a realidade de cada turma ano/ série e para cada faixa etária. Formatos dos tabuleiros, fichas, dados 🎲, esferas, círculos e circunferência de abrangências as circunstâncias, inclusão entre outros. Nesta prática ou ideias, será uma forma de indução ao conhecimento amplo das figuras e sólidos geométricos. 5º dia - Encerramento, feedback dos participantes, pontuar os pontos positivos e negativos, apresentações das confecções dos tabuleiros dos grupos, responder questionário avaliativo. O jogo no ensino de matemática se traduz em uma metodologia lúdica capaz de facilitar o entendimento do aluno em diversos conceitos da matemática, isso porque é uma atividade prática, onde o aluno é livre para traçar estratégias e experimentar sem nenhuma punição essas estratégias. Segundo os PCNS, os jogos na matemática são importantes, pois se apresentados de maneira atrativa, favorecem a criatividade na busca de soluções. Os jogos são um grande instrumento pedagógico, pois força os participantes a desenvolverem o raciocínio matemático e a refletirem. Paulo Freire - O educador, diante do lúdico tem o papel de colaborar, orientar no processo ensino-aprendizagem, lançando mão do jogo como recurso didático, associando o lúdico aos objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos, não se esquecendo de que a brincadeira é sempre educativa. Piaget, Jean - Segundo Piaget (1978) as manifestações lúdicas estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, ou seja, estão relacionados aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma maneira para todos os indivíduos. Vygotsky, Lev - Para Vygotsky (1998), a criação de situações imaginárias na brincadeira surge da tensão entre o indivíduo e a sociedade e a brincadeira libera a criança das amarras da realidade imediata, dando-lhe oportunidade para controlar uma situação existente (Cerisara, 2002). Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. Ao estabelecer relações entre o real e o faz de conta, a criança acaba desenvolvendo a criatividade. Kishimoto, Tizuko Morchida - Segundo Kishimoto (2002) a brincadeira e os jogos foram criados para atribuir no espaço onde a função do brincar garante o reconhecimento da importância que favorece a brincadeira no meio da aprendizagem, como uma forma de desenvolver a imaginação e a vivência das relações, através dos brinquedos. Wallon, Henri Paul Hyacinthe - Segundo Henry Wallon (2007), toda atividade da criança é lúdica, desde que não seja imposta. Para ele, é imprescindível que a criança tenha oportunidade de brincar, porque é através do corpo que ela estabelece a primeira comunicação com o meio. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Jealmir Corado de Brito Wilson Aparecido Augusto |
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