Atividade

130184 - Curso: Da teoria à prática: a ludicidade em sala de aula

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

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Descrição: "Conteúdo Programático:
Módulo 1: A Ludicidade em sala de aula – a contribuição da teoria para a prática de todo dia (4 horas) 13/01/2025
• Conceitos fundamentais da ludicidade: O que é ludicidade e por que utilizá-la em sala de aula?
• A relação entre brincadeira e aprendizagem: Teoria de Piaget, Vygotsky e outros teóricos.
• O lúdico como estratégia didática: Benefícios para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.
Módulo 2: Fun classes using FLASHCARDS (4 horas) 14/01/2025
• Importância dos flashcards nas aulas de inglês;
• Promoção da aprendizagem visual por meio da associação entre palavras e imagens, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido;
o Desenvolvimento de habilidades de Reconhecimento, Pronúncia e construção de frases;
• Incentivo da participação ativa dos alunos;
o Abordagem lúdica e a motivação e o engajamento dos alunos.
Módulo 3: A literatura e o ensino de inglês (4 horas) - 15/01/2025
A literatura infantil pode ser um recurso poderoso no ensino de inglês, especialmente quando se utiliza obras icônicas como ""The Cat in the Hat"", de Dr. Seuss. Este livro é amplamente utilizado para ensinar vocabulário, pronúncia e estruturas gramaticais de forma lúdica e envolvente.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais ""The Cat in the Hat"" pode ser integrado em aulas de inglês:
1. Vocabulário
2. Pronúncia e Ritmo
3. Compreensão Oral e Leitura
4. Dramatização e Atividades Criativas
5. Exploração de Valores e Criatividade
Módulo 4: Aulas divertidas com puppets (confecção e oficina de oralidade com os puppets) (4 horas) - 16/01/2025
1ª. Parte – teoria
Uso de puppets (fantoches) para desenvolver habilidades comunicativas e narrativas.
Atividades com a Mystery Box: Explorando a curiosidade e a criatividade dos alunos através de objetos surpresa.
2ª. Parte - prática com a confecção de um fantoche;
3ª. Parte - socialização das práticas e criação de uma situação de aprendizagem envolvendo atividades orais com os fantoches confeccionados.
Módulo 5: Jogos Virtuais – a contribuição da tecnologia para o ensino de Língua Inglesa (4 horas) -17/01/2025
Introdução à Tecnologia no Ensino de Inglês/ Exemplos de jogos populares: Introduzir brevemente jogos como Kahoot, Duolingo, e Wordwall.
O papel da tecnologia no ensino de línguas, focando nos jogos virtuais como ferramenta de apoio;
• Benefícios dos Jogos Virtuais: Reforçar os aspectos positivos, como o aumento da motivação, engajamento e retenção do conteúdo.
• Feedback dos alunos: Incentivar os alunos a refletirem sobre como os jogos os ajudaram no aprendizado do inglês.
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"O curso será desenvolvido de forma dinâmica e interativa, combinando exposições teóricas com atividades práticas. As sessões presenciais terão um caráter participativo, onde os professores serão incentivados a refletir sobre suas práticas e compartilhar experiências. As atividades assíncronas incluirão leituras complementares e o desenvolvimento de planos de aula lúdicos.
Recursos Utilizados:
• Material impresso e digital.
• Jogos pedagógicos, fantoches, flashcards e áudios.
• Plataforma online para disponibilização de conteúdos e troca de experiências entre os participantes."

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Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Cristiane Aparecida Bonamin Boaretto
Darcilena Martins Corrêa
Deborah Cristina Simões Balestrini
Hélio Casemiro dos Santos Junior
Marcia Yoshiko Buto


 
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