130183 - Curso: Radiações e Radioatividade: uma proposta interdisciplinar. |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
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Descrição: | "Biologia
• Efeitos biológicos das radiações (ionizantes ou não); • Acidentes radioativos; • Bioacumulação trófica; • Descarte indevido de resíduos e seus efeitos nas cadeias tróficas e nos organismos vivos; Física • Quantização de energia (modelo de Bohr; dualidade onda-partícula e Núcleo atômico; radioatividade); • Radioatividade (estrutura da matéria; fissão e fusão nuclear; radiação ionizante, decaimento radioativo, radiação do corpo negro); • Ondas eletromagnéticas (espectro eletromagnético; ondas de rádio; microondas; radiações infravermelhas; luz visível; radiações ultravioletas, raios x; raios gama e raios cósmicos); Química • Tabela periódica (características dos radioisótopos); • Ciclos Biogeoquímicos (toxicidade das substâncias químicas, tempo de permanência dos poluentes, reações químicas, transferências de energia e impactos ambientais e na saúde dos seres vivos); • Composição, toxicidade e reatividade de substâncias químicas; • Química Ambiental (políticas ambientais, parâmetros qualitativos e quantitativos: dos gases poluentes na atmosfera; dos resíduos e substâncias encontradas nas águas; dos contaminantes do solo e dos aterros sanitários); 1º Encontro (4 horas) Objetivo: Levantamento prévio dos conhecimentos sobre o tema abordado. Metodologia: Apresentação da proposta e roteiro de trabalho(slides); • Formar grupos para trabalhar ao longo do período; • Investigação dos conhecimentos prévios sobre energia, utilizando as painéis de cartolina e post-it; • Teoria (slides) • Fazer uma linha do tempo radioatividade, utilizando a ferramenta padlet (https://padlet.com/). • Teoria (slides); • Avaliações teóricas na ferramenta Kahoot; • Intervalo - café comunitário • Química - Teoria (slides); • Experimento caixa radioativa. • Presença no formulário google • Avaliações: Lista de exercícios no formulário google (2 Horas). Materiais: Computador, projetor, cadernos, cartolinas, post-it e canetas para anotações. 2º Encontro (4 horas) Objetivo: Proposta de radioatividade no ensino de química. • Apresentação da teoria (slides); • Experimento: Luz negra no celular; • Experimento: Você sabia? 13 coisas que brilham na luz negra; • Avaliação: Momento discussão; • Intervalo - Café comunitário. • Apresentação da proposta para o ensino inclusivo de radioatividade (slides); • Atividade: Verificação de fusão e fissão nuclear com balas jujuba; • Atividade: Apresentação de meia vida com lego; • Avaliação: Os grupos devem apresentar duas propostas de atividade para inclusão no formulário google (2 horas); Materiais: Computador, projetor, cadernos, cartolinas, post-it, pratos descartáveis, balas, jujubas e canetas para anotações. 3º Encontro (4 horas) Objetivo: Proposta de radioatividade no ensino de biologia. • Apresentação da teoria (slides); • Experimento: O entendimento da Bioacumulação da radioatividade na cadeia alimentar; • Avaliação: Participação e discussão; • Intervalo - Café comunitário. • Apresentação da proposta para o ensino inclusivo de radioatividade (slides); • Atividade: Mutações gênicas: a ação da radiação é capaz de modificar o DNA da célula; • Avaliação: Os grupos deverão montar cariótipos humanos que sofreram mutações genéticas e reconhecer qual alteração ocorreu em cada caso; Materiais: Computador, projetor, cadernos, cartolinas, tesoura, cola e canetas para anotações. 4º Encontro (4 horas) Objetivo: Proposta de radioatividade no ensino de Física. • Apresentação da teoria (slides); • Experimento: Onde está a energia nuclear?; • Experimento: Você sabia? Aplicações das radiações IV no dia-a-dia.; • Avaliação: Momento discussão; • Intervalo - Café comunitário. • Apresentação da proposta para o ensino inclusivo das radiações não ionizantes e ionizantes. • Atividade: Aplicação das diferentes radiações no cotidiano.; • Atividade: Apresentação do uso das radiações X; • Atividade: Medindo a velocidade da luz com o forno de microondas. • Avaliação: Os grupos devem apresentar duas propostas de atividade para inclusão no formulário google ( 2 horas); Materiais: Computador, projetor, microondas, barra de chocolate, cadernos, cartolinas, post-it, pratos descartáveis e canetas para anotações. 5º Encontro (4 horas) Biologia, física e química integrada; • Experimento: Você sabia? Aplicações das radiações UV no dia-a-dia. • Aplicação da radioatividade: Montando um reator Nuclear. • O uso da lâmpada UV na esterilização de microorganismos. • Kahoot • Experimentos: 1. Macarrão radioativo, 2. Decaimento com dados 3. Decaimento radioativo (alfa e Beta) • Finalização utilizando a ferramenta mentimeter; • Bate papo com café; Materiais: Lâmpada UV, leite e pão fermentado, cartolina, cola, tesoura, dados, macarrão espaguete." "O ensino de biologia, física e química, uma abordagem do ensino integrado nas ciências da natureza, essa proposta busca metodologias de ensino para auxiliar os professores no uso do conceito científico, relacionando práticas, tecnologias e ensino inclusivo, para tornar a radioatividade. A proposta do curso de formação de professores terá o total de trinta horas, que será dividido em: Vinte horas presencial no período de uma semana (cinco dias), quatro horas por dia e dez horas para avaliações. As atividades práticas serão realizadas preferencialmente com materiais de baixo custo e tem como objetivo propiciar aos professores condições de reproduzir as atividades na sala de aula. A proposta interdisciplinar busca integrar as ciências e trazer aos estudantes uma visão única das ciências." "• Práticas experimentais investigativas em ensino de ciências Disponível:https://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/Livros/Ifes_Livro-Praticas-Experimentais-_2012.pdf - Acesso em julho de 2024. • Currículo em Ação Ciências da Natureza e suas Tecnologias Disponível:https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/01/2s%C3%A9rie-Professor-CNT-1sem-parte1.pdf - Acesso em Agosto de 2024. • Gamificação e imersão em sala de fuga utilizadas para ensinar radioatividade Disponível: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50453/1/TCC%20Leandro%20Maciel%20Pontes.pdf • O lúdico no ensino de física: elaboração e desenvolvimento de um minicongresso com temas de física moderna no ensino médio Disponível: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID291/v10_n3_a2015.pdf • Base Nacional Curricular Comum Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso:20/08/2021. • BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2000. • BRASIL. Secretaria da Educação. São Paulo faz escola. Guia de Transição: Área de Ciências da Natureza. Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Orientações para o Professor. 1ª ed. atual. São Paulo: SEE, 2019. • Energias Alternativas: Tecnologias Sustentáveis para o Nordeste Brasileiro. Disponível:file:///C:/Users/qu%C3%ADmica/Desktop/pasta%20para%20pesquisa%20cientifica/EnergiasAlternativas.pdf. • SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da natureza e suas tecnologias - 1ª ed. atual. São Paulo: SEE, 2011. • BRASIL. Secretaria da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. • LIMA, M.S.L. e SALES, J.O.C.B. Aprendiz da prática docente – A didática no exercício do magistério. 2. ed. rev. e atual. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2004. • MURILO TISSONI ANTUNES. Ser Protagonista. Editora SM. Volume 3. 2a Edição. 2013. • MARTA REIS. Projeto Múltiplo. Editora Ática. Volume 3.1a Edição. 2014. • Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Disponível: / Users/ qu% C3% ADmica /Downloads/ 34582- Texto%20do%20 Artigo-139148-1-10-20151118. pdf. Acesso: 31/08/2021. • ROGER HINRICHS, MERLIN KLEINBACH, LINEU REIS. Energia e meio ambiente. Editora Cengage Learning. 3a Edição 2014. • SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da natureza e suas tecnologias - 1ª ed. atual. São Paulo: SEE, 2011. • SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Plano de Ação das Escolas de Ensino Integral. São Paulo: SEE, 2012. • SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Diretrizes do Programa de Ensino Integral. São Paulo: SEE, 2012. • A física das radiações eletromagnéticas e o cotidiano dos alunos do ensino médio: construção de uma proposta de ensino. João Paulo Casaro Erthal e *Marília Paixão Linhares. Universidade Estadual do Norte Fluminense – Laboratório de Ciências Físicas • Física das radiações: uma proposta para o ensino médio. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – Curitiba – 2008. Wellington Batista de Sousa1, Maurício Pietrocola2, Nobuko Ueta3. • “Investigando e Explicando os Raios X” - Atividades investigativas sobre os Raios X com alunos do Ensino Médio1 Pietrocola, Maurícioa [mpietro@usp.br] Sousa, Wellington B.a [modernaif@ig.com.br] Ueta, Nobukob [nobuko.ueta@dfn.if.usp.br] a Faculdade de Educação da USP b Instituto de Física da USP • O ensino da interação radiação-corpo humano nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem investigativa e colaborativa com enfoque ciência, tecnologia e sociedade. Dissertação de Mestrado Leandro da Silva Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Exatas. • Radiações solares e a educação básica: a compreensão de discentes do ensino médio sobre a temática. Peterson Fernando Kepps da Silva , Lavínia Schwantes Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista Vol. 8, n. 3. set./dez. 2018." |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Aline Mira Araujo Lucivaldo dos Reis Menezes Maria da Silva Santos Renata Garzon Victor Martins Gonçales |
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