Atividade

130183 - Curso: Radiações e Radioatividade: uma proposta interdisciplinar.

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

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Descrição: "Biologia
• Efeitos biológicos das radiações (ionizantes ou não);
• Acidentes radioativos;
• Bioacumulação trófica;
• Descarte indevido de resíduos e seus efeitos nas cadeias tróficas e nos organismos vivos;
Física
• Quantização de energia (modelo de Bohr; dualidade onda-partícula e Núcleo atômico; radioatividade);
• Radioatividade (estrutura da matéria; fissão e fusão nuclear; radiação ionizante, decaimento radioativo, radiação do corpo negro);
• Ondas eletromagnéticas (espectro eletromagnético; ondas de rádio; microondas; radiações infravermelhas; luz visível; radiações ultravioletas, raios x; raios gama e raios cósmicos);
Química
• Tabela periódica (características dos radioisótopos);
• Ciclos Biogeoquímicos (toxicidade das substâncias químicas, tempo de permanência dos poluentes, reações químicas, transferências de energia e impactos ambientais e na saúde dos seres vivos);
• Composição, toxicidade e reatividade de substâncias químicas;
• Química Ambiental (políticas ambientais, parâmetros qualitativos e quantitativos: dos gases poluentes na atmosfera; dos resíduos e substâncias encontradas nas águas; dos contaminantes do solo e dos aterros sanitários);
1º Encontro (4 horas)
Objetivo: Levantamento prévio dos conhecimentos sobre o tema abordado.
Metodologia:
Apresentação da proposta e roteiro de trabalho(slides);
• Formar grupos para trabalhar ao longo do período;
• Investigação dos conhecimentos prévios sobre energia, utilizando as painéis de cartolina e post-it;
• Teoria (slides)
• Fazer uma linha do tempo radioatividade, utilizando a ferramenta padlet (https://padlet.com/).
• Teoria (slides);
• Avaliações teóricas na ferramenta Kahoot;
• Intervalo - café comunitário
• Química - Teoria (slides);
• Experimento caixa radioativa.
• Presença no formulário google
• Avaliações: Lista de exercícios no formulário google (2 Horas).
Materiais: Computador, projetor, cadernos, cartolinas, post-it e canetas para anotações.
2º Encontro (4 horas)
Objetivo: Proposta de radioatividade no ensino de química.
• Apresentação da teoria (slides);
• Experimento: Luz negra no celular;
• Experimento: Você sabia? 13 coisas que brilham na luz negra;
• Avaliação: Momento discussão;
• Intervalo - Café comunitário.
• Apresentação da proposta para o ensino inclusivo de radioatividade (slides);
• Atividade: Verificação de fusão e fissão nuclear com balas jujuba;
• Atividade: Apresentação de meia vida com lego;
• Avaliação: Os grupos devem apresentar duas propostas de atividade para inclusão no formulário google (2 horas);
Materiais: Computador, projetor, cadernos, cartolinas, post-it, pratos descartáveis, balas, jujubas e canetas para anotações.
3º Encontro (4 horas)
Objetivo: Proposta de radioatividade no ensino de biologia.
• Apresentação da teoria (slides);
• Experimento: O entendimento da Bioacumulação da radioatividade na cadeia alimentar;
• Avaliação: Participação e discussão;
• Intervalo - Café comunitário.
• Apresentação da proposta para o ensino inclusivo de radioatividade (slides);
• Atividade: Mutações gênicas: a ação da radiação é capaz de modificar o DNA da célula;
• Avaliação: Os grupos deverão montar cariótipos humanos que sofreram mutações genéticas e reconhecer qual alteração ocorreu em cada caso;
Materiais: Computador, projetor, cadernos, cartolinas, tesoura, cola e canetas para anotações.
4º Encontro (4 horas)
Objetivo: Proposta de radioatividade no ensino de Física.
• Apresentação da teoria (slides);
• Experimento: Onde está a energia nuclear?;
• Experimento: Você sabia? Aplicações das radiações IV no dia-a-dia.;
• Avaliação: Momento discussão;
• Intervalo - Café comunitário.
• Apresentação da proposta para o ensino inclusivo das radiações não ionizantes e ionizantes.
• Atividade: Aplicação das diferentes radiações no cotidiano.;
• Atividade: Apresentação do uso das radiações X;
• Atividade: Medindo a velocidade da luz com o forno de microondas.
• Avaliação: Os grupos devem apresentar duas propostas de atividade para inclusão no formulário google ( 2 horas);
Materiais: Computador, projetor, microondas, barra de chocolate, cadernos, cartolinas, post-it, pratos descartáveis e canetas para anotações.
5º Encontro (4 horas)
Biologia, física e química integrada;
• Experimento: Você sabia? Aplicações das radiações UV no dia-a-dia.
• Aplicação da radioatividade: Montando um reator Nuclear.
• O uso da lâmpada UV na esterilização de microorganismos.
• Kahoot
• Experimentos:
1. Macarrão radioativo,
2. Decaimento com dados
3. Decaimento radioativo (alfa e Beta)
• Finalização utilizando a ferramenta mentimeter;
• Bate papo com café;
Materiais: Lâmpada UV, leite e pão fermentado, cartolina, cola, tesoura, dados, macarrão espaguete."

"O ensino de biologia, física e química, uma abordagem do ensino integrado nas ciências da natureza, essa proposta busca metodologias de ensino para auxiliar os professores no uso do conceito científico, relacionando práticas, tecnologias e ensino inclusivo, para tornar a radioatividade.
A proposta do curso de formação de professores terá o total de trinta horas, que será dividido em: Vinte horas presencial no período de uma semana (cinco dias), quatro horas por dia e dez horas para avaliações.
As atividades práticas serão realizadas preferencialmente com materiais de baixo custo e tem como objetivo propiciar aos professores condições de reproduzir as atividades na sala de aula. A proposta interdisciplinar busca integrar as ciências e trazer aos estudantes uma visão única das ciências."

"• Práticas experimentais investigativas em ensino de ciências Disponível:https://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/Livros/Ifes_Livro-Praticas-Experimentais-_2012.pdf - Acesso em julho de 2024.
• Currículo em Ação Ciências da Natureza e suas Tecnologias Disponível:https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/01/2s%C3%A9rie-Professor-CNT-1sem-parte1.pdf - Acesso em Agosto de 2024.
• Gamificação e imersão em sala de fuga utilizadas para ensinar radioatividade Disponível: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50453/1/TCC%20Leandro%20Maciel%20Pontes.pdf
• O lúdico no ensino de física: elaboração e desenvolvimento de um minicongresso com temas de física moderna no ensino médio Disponível: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID291/v10_n3_a2015.pdf
• Base Nacional Curricular Comum Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso:20/08/2021.
• BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
• BRASIL. Secretaria da Educação. São Paulo faz escola. Guia de Transição: Área de Ciências da Natureza. Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Orientações para o Professor. 1ª ed. atual. São Paulo: SEE, 2019.
• Energias Alternativas: Tecnologias Sustentáveis para o Nordeste Brasileiro. Disponível:file:///C:/Users/qu%C3%ADmica/Desktop/pasta%20para%20pesquisa%20cientifica/EnergiasAlternativas.pdf.
• SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da natureza e suas tecnologias - 1ª ed. atual. São Paulo: SEE, 2011.
• BRASIL. Secretaria da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
• LIMA, M.S.L. e SALES, J.O.C.B. Aprendiz da prática docente – A didática no exercício do magistério. 2. ed. rev. e atual. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2004.
• MURILO TISSONI ANTUNES. Ser Protagonista. Editora SM. Volume 3. 2a Edição. 2013.
• MARTA REIS. Projeto Múltiplo. Editora Ática. Volume 3.1a Edição. 2014.
• Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Disponível: / Users/ qu% C3% ADmica /Downloads/ 34582- Texto%20do%20 Artigo-139148-1-10-20151118. pdf. Acesso: 31/08/2021.
• ROGER HINRICHS, MERLIN KLEINBACH, LINEU REIS. Energia e meio ambiente. Editora Cengage Learning. 3a Edição 2014.
• SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da natureza e suas tecnologias - 1ª ed. atual. São Paulo: SEE, 2011.
• SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Plano de Ação das Escolas de Ensino Integral. São Paulo: SEE, 2012.
• SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Diretrizes do Programa de Ensino Integral. São Paulo: SEE, 2012.
• A física das radiações eletromagnéticas e o cotidiano dos alunos do ensino médio: construção de uma proposta de ensino. João Paulo Casaro Erthal e *Marília Paixão Linhares. Universidade Estadual do Norte Fluminense – Laboratório de Ciências Físicas
• Física das radiações: uma proposta para o ensino médio. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – Curitiba – 2008. Wellington Batista de Sousa1, Maurício Pietrocola2, Nobuko Ueta3.
• “Investigando e Explicando os Raios X” - Atividades investigativas sobre os Raios X com alunos do Ensino Médio1 Pietrocola, Maurícioa [mpietro@usp.br] Sousa, Wellington B.a [modernaif@ig.com.br] Ueta, Nobukob [nobuko.ueta@dfn.if.usp.br] a Faculdade de Educação da USP b Instituto de Física da USP
• O ensino da interação radiação-corpo humano nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem investigativa e colaborativa com enfoque ciência, tecnologia e sociedade. Dissertação de Mestrado Leandro da Silva Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Exatas.
• Radiações solares e a educação básica: a compreensão de discentes do ensino médio sobre a temática. Peterson Fernando Kepps da Silva , Lavínia Schwantes Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista Vol. 8, n. 3. set./dez. 2018."

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Aline Mira Araujo
Lucivaldo dos Reis Menezes
Maria da Silva Santos
Renata Garzon
Victor Martins Gonçales


 
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