130182 - Curso: Projetos interdisciplinares e a construção de uma educação emancipadora |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | "Primeiro dia: compreendendo a interdisciplinaridade e a transdisciplinariedade, numa proposta freiriana.
Segundo dia: Construindo projetos interdisciplinares: interfaces entre a teoria e a prática dentro do atual contexto escolar. Terceiro dia: Fortalecimento de projetos: estudos sobre legislação e atividades de suporte aos projetos. Quarto dia: divulgando projeto para fortalecimento de ações educativas. Quinto dia: O impacto de projetos interdisciplinares do desenvolvimento acadêmico das/dos estudantes da escola pública." A metodologia do curso é baseada nos princípios de funcionamento de uma rede social de aprendizagem, na qual todas as pessoas compartilham conhecimentos a partir de suas pesquisas e de suas criações sobre as temáticas. Há um Programa de Estudos, com carga horária de 30 horas, sendo 20 presenciais com duração de 4 horas e 10 horas horas com atividades extraclasse com elaboração do seu diário de bordo e atividades de leitura. O/ a cursista pode orientar seu percurso educativo, com referências e materiais de estudos utilizados pela seduc e outros que se relacionam com temática de projetos, com vários links, que apresentarão artigos, ações, projetos, experiências no espaço escolar ou fora dele de práticas educativas na temática de projetos interdisciplinar com experiências e trabalhos que ajudam no compartilhamento e construção de conhecimentos de processos de aprendizagem. "BRASIL publicou quase 157 mil artigos em 2023. GOV.BR, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/brasil-publicou-quase-157-mil-artigos-em-2023 COUTINHO, Renato Xavier. A influência da produção científica nas práticas de professores de educação física, ciências e matemática em escolas públicas municipais de Uruguaiana – RS. Orientador: Robson Luiz Puntel. 2010. P.94. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2010. DIRETRIZES do Programa Ensino Integral. 2011. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 10ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. LEMOV, Doug. Aula Nota 10. São Paulo: Da Boa Prosa, 2011. MATOS, Janara de Camargo. FREITAS, Thiago de. O trabalho de conclusão de curso na visão do aluno: Desafios e ganhos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 10, Vol. 07, pp. 174-183. Outubro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/desafios-e-ganhos NOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi; MOTTA, Marcia Luz da; ELIAS, Flavia Tavares Silva; SILVA, Ricardo Eccard da; SILVA, Claudia Cardoso Gomes da; BALIERO, Vanessa de Amorim Teixeira; TENORIO, Marge. Incentivos e desafios relacionados à condução da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no âmbito do Sistema Único de Saúde no Distrito Federal, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 24, n. 6, p. 2211 – 2220, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ZKtpHJddJy73XsypRBMQgPR/?format=pdf&lang=pt RECOMPOSIÇÃO de aprendizagem 2023. [S.l.]: Nova Escola, 2023. Disponível em: https://novaescola.org.br/tudo-sobre/recomposicao-de-aprendizagem/#:~:text=A%20recomposi%C3%A7%C3%A3o%20de%20aprendizagens%20surge,em%20diferentes%20n%C3%ADveis%20de%20aprendizagem. SILVA, Tatiana Corrêa da; MILAN, Nayara Cristina Milan; SILVA, Keila Aparecida; NÓBREGA, Marcela Souza; FRANCISCO, Rodolfo; MIRANDA, Talita Prado Simão; MOREIRA, Dênis da Silva. Recomposição da aprendizagem como ferramenta de ensino: relato de experiência. Revista Contrubuiciones a las ciencias Sociales. São José dos Pinhais, v. 17, n. 1, p. 3870 – 3880, 2024. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/3748 SOUZA, Donizeti Leandro de; ZAMBALDE, André Luiz; MESQUITA, Daniel Leite; SOUZA, Thais Assis de; SILVA, Nanielle Lourena Campos da. A perspectiva dos pesquisadores sobre os desafios da pesquisa no Brasil. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 46, p. 1 – 21, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WgdZnSMrX49LLTJMffmsqNK/?format=pdf&lang=pt" |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Katia Regina Varela Roa Kelvyn Henrique Pereira Rosiani Peres Thais Trigo dos Santos |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |