Atividade

130179 - Curso: Educação para a Paz: diálogos transdisciplinares para a formação de educadores/as

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1º Encontro
Objetivo: Propor um exercício de autoconhecimento objetivando reconhecer a capacidade de produzir e reproduzir o ciclo da violência, e o reconhecimento da potência de como podemos preveni-la. Somos convidados/as a refletir sobre questões de âmbito subjetivo de como somos produtores/as de violências e como nós as interpretamos, como as nomeamos e justificamos, para assim traçar um novo percurso de saída desse ciclo. Romper essa espiral de produção e reprodução é o primeiro passo para construção de relações mais democráticas e justas.
1º momento: Boas-vindas / Apresentação do curso do coletivo / Orientações quanto às atividades, textos, elaboração do diário autorreflexivo e avaliação / / A violência, violações e seus efeitos nas subjetividades.
2º Encontro
Objetivo: Fomentar uma reflexão sobre o fenômeno da violência e seus efeitos nas subjetividades. Conscientizar-se de suas próprias emoções, as emoções dos outros, e como elas se desdobram nas relações cotidianas.
1º momento: Racismo estrutural e seus desdobramentos nas subjetividades / A raiva na reprodução da Violência.
3º Encontro
Objetivos: Apresentar a conflitologia como a ciência do conflito tendo os seus conhecimentos e técnicas direcionados para atender os conflitos e procurar sua solução pacífica e positiva e assim substituir os processos judiciais punitivos clássicos por outros métodos, baseado na capacidade do diálogo profundo e autêntico. Apresentar a Educação para a Paz enquanto um campo de estudos transdisciplinar e a Cultura de Paz enquanto um movimento (SALLES FILHO, 2019).
1º momento: Apresentação experiências – Regina Camargo – Educação para a Paz e os desafios da gestão democrática: trama conceitual em Freire / Cartografia dos conflitos / Conflitologia e educação / Diálogo: base para todas as demais formas de resolução / Mediação de conflitos na educação / Educação para a Paz: sua teoria e sua prática.
4º Encontro
Objetivo: Fomentar a discussão a partir do paradigma da Justiça Restaurativa como possibilidade à alternativa punitivista.
1º momento: Caminhos para responsabilização: Punição ou Justiça Restaurativa / Experiências e saberes de uma Educação para a Paz – Prevenção ao abuso e violência sexual infantil na educação (convidado) / Justiça Restaurativa na educação: Promover Responsabilidade, Cura e Esperança nas Escolas / Disciplina Restaurativa / Por que Disciplina Restaurativa? .
5º Encontro
Objetivos: Apresentar os processos circulares como possibilidade para adquirir habilidades e hábitos para formar relacionamentos saudáveis dentro do círculo e fora dele. Os círculos são espaços para o encontro e precisamos compreender e respeitar essas diferenças que se manifestam e reconhecer as contribuições de cada ser para que tecermos esse lugar qualitativamente comum e diferenciado. Apresentar os “Círculos de Cultura” como espaço privilegiado, contextualizado e próprio para que se efetive uma educação intercultural. Apresentação dos “Relatos de Experiências” de egressos/as do curso em edições anteriores.
1º momento: Oficina de escrita; diários, narrativa de vida e escrevivência / Círculos de construção de paz: diálogos com os círculos de cultura de Paulo Freire / Saberes da experiência (humanos) essenciais para a construção da educação para paz. Relatos de Experiências Professores/as da rede educação pública que passaram em nossos cursos / Apresentação e discussão sobre os diários autorreflexivos / Círculo de celebração / Encerramento.

Metodologia: Cada encontro dura 4 horas totalizando 20 horas + 10 horas para finalização dos registros, somando um total de 30 horas de formação.
Cada encontro é dividido em dois momentos:
1) Encontro teórico vivencial inspirado nos Processos Circulares, em diálogo com os Círculos de Cultura de Paulo Freire, seguido de exposição dialogada dos conceitos teóricos que fundamentam a proposta. 2) Escrita do diário autorreflexivo que acompanhará o/a educador/a ao longo do curso relacionando com sua história de vida, experiências pessoais e os assuntos estudados e vivenciados nos encontros, reunindo elementos para a construção de um relato autorreflexivo/ narrativa que deverá ser entregue ao final do curso em data a combinar. A orientação é que a escrita seja feita em diálogo com os temas e reflexões produzidas em cada encontro. Haverá uma comanda com perguntas disparadoras para colaborar com a escrita, entendendo que os registros orais e escritos são elementos importantes, pois servem de material para que os/as cursistas construam suas narrativas e interpretações sobre os fatos, as situações, as práticas, as experiências e, por fim, uma autorreflexão.

ADAMS, D.et al. Declaração de Sevilha sobre a violência. Espanha, 1986. Posteriormente adotada pela UNESCO na 25ª Sessão da Conferência Geral em 1989. Tradução do original em inglês: Tônia Van Acker. Revisão Técnica: Lia Diskin. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/sevilha.htm.
AMSTUTZ, Lorraine Stutz; MULLET, Judy H. Disciplina restaurativa para escolas: responsabilidade e ambientes de cuidado mútuo. São Paulo: Ed. Palas Athena, 2012.
ANDREWS, Kehind. A nova era do império: como o racismo e o colonialismo ainda dominam o mundo. Tradução Cecília Rosas. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras,2023.
ARENDT, Hannah, A condição humana. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. Capítulo V-pp. 24-34
BAYÔ, Luana. Aquilombe-se: notas da madrugada. São Paulo: 2018, n/p.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude.1 edição. São Paulo: Companhia das Letras,2022.
BERTH, Joice. Se a cidade fosse nossa: racismo, falocentrismo e opressões nas cidades. 1ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2023.
BOHM, David. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005.
BOTCHAROVA, Olga. Implementation of Track Two Diplomacy Developing a Model. Religion, Public Policy & Conflict Transformation. In: Helmick, R. G. S. J.; PETERSON, R. Forgivenes and Reconciliation. Philadelphia: The Templeton Foudnation Press, 2001.p. 269-294. Disponível em: https://www.humiliationstudies.org/documents/BotcharovaTrackTwoDiplomacyChapter.pdf. Acesso em 06 de março de 2023.
BOYES-WATSON, CAROLYN. No Coração da Esperança: Guia de Práticas Circulares: O uso dos Círculos de Construção de Paz para Desenvolver a Inteligência Emocional, Promover a Cura e Construir Relacionamentos Saudáveis/Boyes-Watson, Carolyn; Kay Pranis; tradução: Fátima De Bastiani. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Artes Gráficas, 2011. Disponível em: https://parnamirimrestaurativa.files.wordpress.com/2014/10/guia_de_praticas_circulares.pdf. Acesso em 06 de março de 2023.
BLANEY, Joana; BOONEM, Petronella Maria; ARRUDA, Andrea. Apostila Formação em Práticas – Justiça Restaurativa. São Paulo: CDHEP, 2011.
BUTLER, J. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2017.
BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília:
CAMARGO, Regina Aparecida Gomes. Princípios e práticas de Educação para a Paz na formação de professores em uma escola municipal de Atibaia-SP. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
CARNEIRO, SUELI. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. 1ª edição. Rio de Janeiro: Zahar,2023.
D’AMBROSIO. U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
DAVIS, Fania. Raça e justiça restaurativa: vidas negras, cura e transformação social nos EUA. Tradução Fernanda Pradal, Renata Saggioro. São Paulo: Palas Athena editora,2022.
DISKIN,Lia. Vamos ubuntar? Um convite para cultivar a paz. Brasília: UNESCO, Fundação Vale, Fundação Palas Athena, 2008.
DISKIN, Lia.; ROIZMAN, L. G. Paz, como se faz? Semeando a cultura de paz nas escolas. Rio de Janeiro: Governo do Rio de Janeiro, UNESCO, Associação Palas Athenas, 2002.
EVANS, Katherine; VAANDERING, Dorothy. Justiça restaurativa na educação: promover responsabilidade, cura e esperança nas escolas. São Paulo: Palas Athena, 2018.
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
GAMPEL, Yolanda A dor social. Livro Anual de Psicanálise. Volume XXXVI, Tel-Aviv, Israel, 2022. p.165.
GALVANI, Pascal; PINEAU, Gaston. Experiência de vida e formação docente: religando saberes. In: MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. C. (orgs.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 205-225.
GOODSON, Ivor F. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. Tradutor: Henrique Carvalho Calado; revisão da tradução: Maria Inês Petrucci-Rosa e José Pereira de Queiroz. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.
GORDON, Lewis R. Medo da consciência negra. Tradução José Geraldo Couto. 1ª edição. São Paulo: Todavia, 2023.
HAN, B.C. Topologia da violência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
HENZ, Celso. I.; SIGNOR, Patrícia.; SOARES, Ivanir. Andarilhando: movimentos que se entrelaçam em Marie-Christine Josso e Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 750-775, 2021. DOI: 10.5335/rep.v27i3.12379. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12379. Acesso em: 01 jul. 2023.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Tradução: Cátia Bocaiúva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Trad. BhuviLibanio. São Paulo: Elefante, 2020.
HOOKS, Bell. Ensinando Comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.
JARES, X. R. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. 2. Ed. rev. e ampl. Porto Alegre Artmed: 2002.
JARES, X. R. Educar para a paz em tempos difíceis. São Paulo: Palas Athena, 2007.
JARES, X. R. Pedagogia da Convivência. São Paulo: Palas Athena, 2008.
JARES, X. R. Educar para a verdade e para a esperança: em tempos de globalização, guerra preventiva e terrorismo. Porto Alegre: Artmed, 2005.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Editora Ática,2014.
JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. São Paulo: SESI-SP editora, 2014.
KILOMBA, Grada. 1968. Memórias da plantação-Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro, 2019.
KOHATSU, M. C. C.; PEREIRA, S. J. O Cuidar e o Educar em Ocasião de Pandemia a Educação Integral Como Potência Para A Autorreflexão: Por Uma Ética do Cuidar em Tempos Pandêmicos In: A Educação Integral em Tempos de Pandemia. 1 ed. Campinas SP: Pontes Editores, 2020, v.1, p. 9-114
LARROSA. Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T. O sujeito da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 35-86.
LEDERACH, J.P. Transformação de conflitos. São Paulo: Palas Athena, 2012.
MATSUMOTO, Adriana. E; PEREIRA, SAMUEL J ; ARRUDA, Andrea. Justiça restaurativa e a perspectiva da libertação: contribuições para descolonização de saberes e práticas. In: LEMOS Flávia C. et al . Psicologia social, educação e análise institucional: Diálogos entre Paulo Freire, Gregório Baremblit, bell hooks, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Curitiba: CRV,2023.
MOREIRA, Vanessa Silva [et al]. Encontros Preciosos-diálogos com a Cultura de Paz. In: ROA, Kátia Varela (Org.); SILVA FILHO, R. N. (Org.) HENRIQUES, V. B. (Org.). 10 anos de encontros universidade-escola: falando de educação. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021. v. 1. 209p.
MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. Tradução Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MULLER, Jean-Marie. Não-violência na educação. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2006.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016.
NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. In: NICOLESCU et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000.
NGOMANE, Mungi. Ubuntu todos os dias: eu sou porque nós somos. Tradução Sandra Martha Dolinsky. 1ª ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2022.
NOGUEIRA, Renato. Ubuntu como modelo de existir: elementos gerais para uma ética afroperspectivista. Revista da ABPN, v. 3, n. 6, p. 147-150, nov. 2011. Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/renato_noguera_-_ubuntu_como_modo_de_existir.pdf. Acesso em: 16 abr. 2022.
PASSEGGI ̧ Maria da Conceição. “Narrar é humano! autobiografar é um processo civilizatório”. In PASSEGGI ̧ Maria da Conceição e Silva, Vivian Batista da. Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura acadêmica, 2010, p. 103-130.
PEREIRA, S. J. PAI & FILHO: Um relato a partir de um olhar “infantil” na perspectiva da Cultura de Paz. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL, 2018, CAMPINAS. Anais eletrônicos, 2018.
PEREIRA, Samuel de J.; PAULA, Andréa A.; MOREIRA, Vanessa S.; BAETA, Lucilene F.; CAMARGO, Regina A. G. (orgs.). Educação para a paz: diálogos transdisciplinares para formação de educadores (as). V. 1, Porto Alegre: Pragmatha, 2019.
PEREIRA, S. J.; PAULA, A. A. Arte e Inclusão Social: Caminhos Para Cidadania In: Fórum Fashion Revolution-3ª edição, 2020, São Paulo: Instituto Fashion Revolution Brasil, 2020. v.1. p.228 - 233.
PINHEIRO, P.S. Violência urbana. 2ª ed. São Paulo: Publifolha, 2009.
PRANIS, Kay. Processos Circulares. São Paulo: Palas Athena, 2010. (Fundamentos dos Processos circulares, círculos restaurativos, diálogo e mediação).
RINALDI, Carlina. A pedagogia da escuta: a perspectiva da escuta em Reggio Emilia IN: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella, FORMAN, Georges. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação –V.2. Porto Alegre: Penso 2016.
SALLES FILHO, N. A. Cultura de Paz e Educação para paz: olhares a partir da complexidade. Campinas, SP: Papirus, 2019.
SANTOS, Kwame Yonatan P. Por um fio: uma escuta das diásporas pulsionais. 1ª edição. São Paulo: Editora do Autor,2023.
SCHIRCH, LISA. Construção estratégica da paz. Tradução Denise Kato. Paulo: Palas Athena, 2019.
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
TUVILLA RAYO, José. Educação em Direitos Humanos: rumo a uma perspectiva global. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VINYAMATA, Eduard (org.). Aprender a partir do conflito: conflitologia e educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.
ZALUAR, Alba. & LEAL, M.C. Violência extra e intramuros. In: Revista brasileira de Ciências. Sociais. Vol. 16, nº. 45, 2001.
ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. São Paulo: Palas Athena, 2012.
ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. São Paulo: Palas Athena, 2008.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Andrea Arruda Paula
Regina Aparecida Gomes Camargo
Samuel de Jesus Pereira
Tania Trajano da Silva
Vanessa da Silva Moreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP