Atividade

130177 - Curso: Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores para a garantia dos direitos humanos

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

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Descrição: "Mod1: Gênero e Educação
Ministrante: Gy Ferreira
Ministrante colaborador: Paulo Augusto Alves Pereira
Conteúdos: (1) oficina “figura de gênero”; (2) leitura da DUDH e dos ODS; (3) apresentação do Relatório do Desenvolvimento Humano 2021-2022; (4); breve leitura da CF, cap. III, que trata da Educação; (5) apresentação do Dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2023, da Antra; (6) discussão e interação com a turma.
Estudo complementar: “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs (2019)”, e “Entre curas e terapias”.
Mod2: Linguagem inclusiva
Ministrante: Gy Ferreira
Conteúdos: (1) a mídia e a propagação de estereótipos e estereótipos binários; (2) leitura do artigo “A produção do sexismo na linguagem em dicionários da LP”; (3) leitura (recorte) e discussão do livro “Racismo algoritmo”, de Tarcizio Silva.
Estudo complementar: (1) leitura do artigo ""As expressões nervosas da presidente”: estereótipos de gênero na Revista Istoé e a repercussão com a hashtag #IstoÉMachismo.
Mod3: Direitos Humanos e pessoas LGBTQIA+ na escola
Ministrante: Gy Ferreira
Conteúdos: (1) Como a violência ecoa na escola; (2) Rede de Proteção de criança e adolescente; (3) Vídeo “O silêncio dos homens” (1:00:12), disponível em: O silêncio dos homens | Documentário completo
Mod4: Do direito à educação
Ministrante: Gy Ferreira
Ministrante colaboradora: Dra. Gelza Paula, advogada
Conteúdos: (1) Leitura comentada do livro “Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas”.
Ministrante colaboradore: Mar Revolta | Relato de experiência: “Viver a transgressão: a experiência travesti em uma escola de elite” | Resumo: Nessa mistura não-binária entre relato de experiência e roda de conversa, tenho a intenção de mobilizar os debates de gênero nas escolas a partir do lugar de uma travesti em uma escola de elite da capital de São Paulo.
*Mar Revolta é travesti sapatão não-binária, educadora climática e antiespecista, tatuadora, poeta e curadora do livro ""Poesia pelo Fim do Mundo: um exercício em fluxo de confabulação de mundos outros"", lançado em 2024 pela Editora Elle/Elu.
Ministrante colaborador: Kelvyn Henrique Pereira (ele/dele) | Palestra: “Um processo de demonização da mulher: a Inquisição e a estereotipagem de um gênero” | Resumo: A caça às bruxas foi um fenômeno desenvolvido na Idade Moderna e que contradiz o ideário da racionalidade proposto pelo período. Longe de ser uma perseguição movida somente por um fanatismo religioso, a Inquisição Moderna fora responsável pela fixação de uma imagem da mulher como sendo egoísta, lasciva, passível de desconfiança a todo momento e mais propensa a ser dominada por forças demoníacas. O objetivo central da atividade seria traçar uma linha no tempo demonstrando as transformações no ideário e nos estereótipos que se desenvolveram no entorno do Ser Mulher e que contribuíram para a construção de um gênero feminino que necessariamente deve se apresentar à sociedade como subordinado frente a masculinidade dominante. Compreender esse processo é importante para desconstruir certos preconceitos em relação à questão de gênero, principalmente para iniciar a quebra de uma reificação tão estruturada em nossa sociedade.
*Kelvyn Henrique é educador da rede pública de ensino, voluntário no Cursinho Chico Mendes de educação popular, graduado em História e pós-graduando em História, civilização e pensamento medieval."

Segundo a BNCC, as metodologias ativas se destacam na construção da aprendizagem. Neste sentido, o curso trabalha da seguinte forma: aprendizado por problemas, estudos de caso, aprendizado por projetos, discussões, aprendizagem entre pares.

"Ação Educativa. A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação (Org.). São Paulo: Ação Educativa, 2016. 168p. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2017/05/escolasempartido_miolo.pdf Acesso em: 22 mar. 2023.
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AMARO, I.; GANEM, B. R.; PEREIRA, E. A. Modos outros de discência e docência: atravessamentos entre experiências (trans)discentes e a produção acadêmica sobre (trans)docências. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ). Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH).
BALISCEI, J. P. É de menina ou menino? Imagens de gêneros, sexualidades e educação. 1.ed. Curitiba: Editora Bagai, 2022. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704811 Acesso em: 12 ju. 2023.
BENEVIDES, Bruna G. Dossiê: assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2023. Brasília, DF: Distrito Drag; ANTRA, 2024. 125p. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2024/01/dossieantra2024-web.pdf. Acesso em 26 fev. 2024.
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KILOMBA, G. Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira.
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SILVA, L. R. N. da; JUNIOR, J. A. da S.; RODRIGUES, L. Reconstruindo o percurso do corpo feminino na história das sociedades dos machos: por onde andavam as mulheres? Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Universidade do Porto (UPORTO).
WILHELM, R. A função do orgasmo. Problemas econômico-sexuais da energia biológica. Tradução: Maria da Glória Novak. 9a edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1975. 199 p."

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Gelza Paula
Gisele Gaigher Ferreira
Kelvyn Henrique Pereira
Marcus Felipe Fracaroli Pavani
Paulo Augusto Alves Pereira


 
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