Atividade

130173 - Curso: Leitura literária na escola: da seleção à avaliação

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

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Descrição: Os conteúdos do curso são a) representações de literatura e ensino de literatura ; b) a teoria da recepção nas práticas de ensino; c) critérios para a seleção de obras literárias para leitura em sala de aula; d) possibilidades de mediação da leitura em sala de aula - nesse sentido, serão apresentadas algumas possibilidades metodológicas de trabalho com a literatura em sala de aula, sugerindo-se projetos de leitura estruturados a partir da leitura oral de textos literários em sala de aula e de rodas de leitura; e) possibilidades de avaliação da leitura literária na escola - (im)possibilidades da abordagem da leitura subjetiva.

Aulas expositivo-dialogadas com o apoio de diferentes tecnologias educacionais; rodas de leitura, discussão de experiências pedagógicas, oficinas para a elaboração de sequências didáticas e atividades de avaliação da leitura literária na escola.

BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2015.

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JAUSS, H. R. et alii. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

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em 29 fev. 2024.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Mariana Rosa Silva


 
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