130173 - Curso: Leitura literária na escola: da seleção à avaliação |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
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Descrição: | Os conteúdos do curso são a) representações de literatura e ensino de literatura ; b) a teoria da recepção nas práticas de ensino; c) critérios para a seleção de obras literárias para leitura em sala de aula; d) possibilidades de mediação da leitura em sala de aula - nesse sentido, serão apresentadas algumas possibilidades metodológicas de trabalho com a literatura em sala de aula, sugerindo-se projetos de leitura estruturados a partir da leitura oral de textos literários em sala de aula e de rodas de leitura; e) possibilidades de avaliação da leitura literária na escola - (im)possibilidades da abordagem da leitura subjetiva.
Aulas expositivo-dialogadas com o apoio de diferentes tecnologias educacionais; rodas de leitura, discussão de experiências pedagógicas, oficinas para a elaboração de sequências didáticas e atividades de avaliação da leitura literária na escola. BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/ Semtec, 2000. _______. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/ Semtec, 2002. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Palestra pronunciada na XXIV Reunião Anual da SBPC em São Paulo, jul. 1972. In: ______. Vários escritos. 4. ed. rev. ampl. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004. COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de: SANDRONI, L. São Paulo: Global, 2007. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org.). Leitura de Literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013 DIAS, Ana Crelia. Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s). Brasília: Revista Cerrados, vol. 25, nº 42, p. 210-228, 2016. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/issue/view/1776. Acesso em 14/10/2022. DIAS, Ana Crelia; SOUZA, Raquel Cristina de Souza e. A leitura literária no segundo segmento do ensino fundamental: a identidade do professor em questão. Terra roxa e outras terras: Revista de estudos literários, [S.l.], v. 31, p. 70-81, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/27155. Acesso em 14/10/2022. GOMES, Maria Coelho Araripe de Paula. A dimensão narradora dos sujeitos: o diário de leituras nos percursos escolares de formação do leitor literário. 2023. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, doi:10.11606/T.8.2023.tde-24072023-152955. Acesso em 29 fev. 2024. Hébert, Manon. Annoter un journal de lecture: quels gestes évaluatifs pour mieux soutenir « l’action » du jeune sujet lecteur ? Mesure et évaluation en éducation, 34(3), 51–78. https://doi.org/10.7202/1024795ar. Acesso em 29 fev. 2024. ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético – volume 1. São Paulo: Editora 34, 1996. JAUSS, H. R. et alii. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2002. MACHADO, Anna Raquel. O diário de leituras: A introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998. MUNITA, Felipe. El mediador escolar de lectura literaria: Un estudio del espacio de encuentro entre prácticas didácticas, sistemas de creencias y trayectorias personales de lectura. Tese (Doutorado em Didática de Língua e Literatura) - Universidade Autônoma de Barcelona, Barcelona, 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/10803/313451 . Acesso em 14/10/2022. OLIVEIRA, Gabriela Rodella. O professor de Português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. _______. As práticas de leitura literária de adolescentes e a escola: tensões e influências. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens– entre duas lógicas. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura, ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1981. ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia (orgs.), Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013. SOUZA, Raquel e. (2018). Das (im) possibilidades de avaliar a leitura literária na escola: um estudo de caso. Signo, 43(78), 78-90. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.11985. Acesso em 29 fev. 2024. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Mariana Rosa Silva |
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