130172 - Curso: Princípios da Contextualização e da Abordagem CTSA no Ensino de Química |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
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Descrição: | "Dia 13/01/24
Tema 1: Contextualização no ensino de Química – o que é o ensino contextualizado? Objetivo: Comparar diferentes perspectivas de contextualização, em relação ao ensino voltado para uma abordagem CTSA. Ementa: Discussão coletiva: como promover o ensino contextualizado?; Perspectivas de contextualização (SILVA, 2007; AKAHOSHI, 2012); síntese das ideias sobre as perspectivas de contextualização. Atividade em grupo – construção de uma espinha de quadrado CTSA (AYRES-PEREIRA; MARCONDES, 2023), considerando um tema, que o grupo considere possível elaborar uma sequência de ensino com abordagem CTSA; Apresentação das construções elaboradas pelos grupos e discussão coletiva Tema 2: Habilidades do pensamento para o ensino contextualizado. Objetivo: Avaliar a importância das questões elaboradas pelos professores, para o desenvolvimento de Habilidades do Pensamento de ordens mais altas e relacionar essas habilidades a uma abordagem CTSA no Ensino de Química. Ementa: Discussão sobre Habilidades do Pensamento (BLOOM, 1972;1986); Atividade em grupo - Identificar a habilidade do pensamento correspondente a cada ação; Dia 14/01/24 Discussão coletiva sobre a última atividade do dia anterior. Síntese de ideias Tema 2 - continuação da ementa: O que influencia a manifestação das habilidades de pensamento dos estudantes?(SUART, 2008; SUART; MARCONDES, 2009); movimento CTS/CTSA (AULER; BAZZO, 2001); A importância da Situação Problema na condução de uma sequência de ensino com abordagem CTSA. Atividade em grupo: Elaboração de uma situação problema relacionada ao tema escolhido pelo grupo para a sequência de ensino Apresentação da situação problema elaborada pelo grupo. Discussão coletiva Possível reelaboração da Situação Problema Dia 15/01/24 Tema 3: Percurso Metodológico para a sequência de ensino com abordagem CTSA, segundo o Modelo Metodológico proposto por Glen Aikenhead. Objetivo: compreender e aplicar o modelo metodológico proposto por Aikenhead , para a elaboração de sequência de ensino com abordagem CTSA. Ementa: Modelo Metodológico de Aikenhead (2005; 2009); o modelo metodológico de Aikenhead e os momentos pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002); estrutura de atividades CTSA (Marcondes et al., 2007); Atividade em grupos - com base na espinha quadrado CTSA e na situação problema, o grupo, irá elaborar um percurso metodológico, seguindo o modelo de Aikenhead, com a identificação dos momentos pedagógicos Apresentação do percurso metodológico elaborado, com discussão coletiva Possível reelaboração do percurso metodológico Dia 16/01/24 - Tema: Elaboração da sequência de ensino com abordagem CTSA e das aulas da sequência Atividade em grupos: Com base no percurso metodológico o grupo irá elaborar a sequência de ensino, destacando os objetivos de cada aula e as habilidades relacionadas, de acordo com a BNCC e o currículo paulista Apresentação e discussão coletiva. Atividade em grupos: A partir da sequência o grupo irá planejar cada aula. Os professores poderão utilizar o laboratório para fazer testes dos experimentos que poderão constar em suas aulas. Dia 17/01/24 Os grupos irão finaizar a elaboração das aulas e apresentá-las para discussão coletiva" Conforme descrito no item anterior, os professores desenvolverão todo o trabalho de elaboração da sequência de ensino e das aulas com abordagem CTSA em grupos, sendo que, a cada etapa da produção, o grupo irá apresentar em plenária para discussão e contribuição de todos. AIKENHEAD, G. Research into STS science education. Educación Química, 16, 384-397, 2005. AIKENHEAD, G. What is STS Science Teaching? Theory into Practice, 31, 27-35, 2009. AKAHOSHI, Luciane H. Uma análise de materiais instrucionais com enfoque CTSA produzidos por professores em um curso de formação continuada. Dissertação (Mestrado). São Paulo, 2012. AKAHOSHI, Luciane Hiromi; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Contextualização com Enfoque CTSA: Ideias e Materiais Instrucionais Produzidos por Professores de Química. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, n. Extra, IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, p. 37-41, 2013. AULER, Décio; BAZZO, Walter A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência e Educacional, v7, n.1, p.1- 13. 2001. AYRES-PEREIRA, Terezinha Iolanda ; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Processo de construção do Modelo Metodológico de Aikenhead por um grupo de professores, visando a elaboração de atividade de ensino CTSA. XII EPPEQ-Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2023, 1.12. BLOOM, B. S. Innocence in education. The School Review, v. 80, n. 3, p. 333- 352. 1972. BLOOM, B. S. What we are learning about teaching and learning: a summary of recent research. Principal, v. 66, n. 2, p. 6-10. 1986. BRASIL (país). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF, 2000. BRASIL (país). Ministério da Educação – MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. CAMPOS, Vicente F. Controle de qualidade total. 2.ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002 MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro; CARMO, Miriam Possar do; SILVA, Erivanildo Lopes da; SOUZA, Fabio Luiz de; AKAHOSHI, Luciane Hiromi; SUART, Rita de Cássia; MARTORANO, Simone Alves de Assis; TORRALBO, Daniele. Oficinas Temáticas no Ensino Público: Formação Continuada de Professores. São Paulo: FDE/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. SILVA, Erivanildo L. Contextualização no Ensino de Química: ideias e propostas de um grupo de professores. Dissertação (Mestrado), São Paulo, 2007. SUART, Rita de Cássia. Habilidades cognitivas manifestadas por estudantes do ensino médio de Química em atividades experimentais investigativas. 2008. 218 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – Modalidade Química) - Instituto de Química, Instituto de Física, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. A Manifestação de Habilidades Cognitivas em Atividades Experimentais Investigativas no Ensino Médio de Química. Ciências & Cognição, 14(1), pp.50-74, 2009. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Ana Carolina Lima Novelli Antonio Carlos Duarte Camacho Felipe Brito dos Santos Francisco Mateus Alves de Sousa Jailton Alves Cardoso Terezinha Iolanda Ayres Pereira Vinicius André Souza Viterbo |
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