Atividade

130171 - Curso: Práticas colaborativas em Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Os conteúdos estão organizados em quatro tópicos, conforme apresentado a seguir:

Conteúdo:
1. Introdução às metodologias ativas;
2. Trabalho em grupo no ensino de ciências da natureza;
3. Planejamento reverso e as metodologias ativas em ensino de ciências;
4. Avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem.


Os processos de ensino e aprendizagem são pautados nas metodologias ativas para o ensino e aprendizagem a partir da unidade pedagógica que integra as atividades de ensino e estudo, visando a aprendizagem por meio de reflexões de textos teóricos e reflexão coletiva sobre as relações que se estabelecem em sala de aula.


"BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso editora, 2015.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2017.
BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015.
Bernardes, Maria Eliza Mattozinho. Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino e a aprendizagem. Curitiba, PR: Editora CRV, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL; MEC. Saberes Digitais Docentes. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escolas-conectadas/20240822MatrizSaberesDigitais.pdf. Acesso em: 21 set. 2024.
COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. Penso Editora, 2017.
ENGESTRÖM, Irjö. Aprendizagem expansiva. Tradução Fernanda Liberali. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
HARASIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 24, n. 44, p. 25-39, 2015.
MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Penso Editora, 2015.
WIGGINS, Grant; MCTIGHE, Jay. Planejamento para a Compreensão-: Alinhando Currículo, Avaliação e Ensino por Meio da Prática do Planejamento Reverso. Penso Editora, 2019."

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Lilian Cassia Bacich Martins
Maria Eliza Mattosinho Bernardes
Ricardo Henrique Pucinelli


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP