130171 - Curso: Práticas colaborativas em Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Os conteúdos estão organizados em quatro tópicos, conforme apresentado a seguir:
Conteúdo: 1. Introdução às metodologias ativas; 2. Trabalho em grupo no ensino de ciências da natureza; 3. Planejamento reverso e as metodologias ativas em ensino de ciências; 4. Avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem. Os processos de ensino e aprendizagem são pautados nas metodologias ativas para o ensino e aprendizagem a partir da unidade pedagógica que integra as atividades de ensino e estudo, visando a aprendizagem por meio de reflexões de textos teóricos e reflexão coletiva sobre as relações que se estabelecem em sala de aula. "BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso editora, 2015. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2017. BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015. Bernardes, Maria Eliza Mattozinho. Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino e a aprendizagem. Curitiba, PR: Editora CRV, 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRASIL; MEC. Saberes Digitais Docentes. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escolas-conectadas/20240822MatrizSaberesDigitais.pdf. Acesso em: 21 set. 2024. COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. Penso Editora, 2017. ENGESTRÖM, Irjö. Aprendizagem expansiva. Tradução Fernanda Liberali. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. HARASIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 24, n. 44, p. 25-39, 2015. MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Penso Editora, 2015. WIGGINS, Grant; MCTIGHE, Jay. Planejamento para a Compreensão-: Alinhando Currículo, Avaliação e Ensino por Meio da Prática do Planejamento Reverso. Penso Editora, 2019." |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Lilian Cassia Bacich Martins Maria Eliza Mattosinho Bernardes Ricardo Henrique Pucinelli |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |