130170 - Curso: Professoras/es no MAC USP: Artes visuais no centro da roda |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | "Conteúdo Programático
. Arte moderna, arte contemporânea, arte conceitual, linguagens, vanguardas e movimentos nas artes visuais, gêneros, temáticas, técnicas etc; o ensino da arte em museu - jogos lúdicos e possibilidades metodológicas na educação; visita ao Museu Afro Brasil Emanoel Araújo - relacionando os acervos das instituições; oficinas de experimentação plástica. O Programa Acervo: Roteiros de visita disponibiliza pôsteres e fichas didáticas para empréstimo. .13/01/25 Recepção e apresentação do programa do curso; introdução – documentários: biólogo Antonio Donato Nobre e filósofo Jorge Larrosa Bondia – foco na cooperação “amorosa” na natureza e na educação. . Sede do MAC - prédio histórico. Destaque para Amilcar de Castro e Fernando Limberguer, em obras no espaço externo do Museu (escultura, instalação, site specific; ambiente, preservação etc.), Oficina de desenhos – corpo escultura viva. Registros diários, café e encerramento. . 14/01/25 Da modernidade à contemporaneidade – continuidade e destaque para as obras tridimensionais em exposição no Museu. . Documentários – Isto é arte? ”, Celso Favaretto, org. Itaú Cultural e “Quem tem medo arte contemporânea? ”, org. Fernando Cocchiarale; . Núcleo Retratos, exposição Tempos Fraturados - da pintura em tela às obras conceituais - exploração de jogos e dinâmicas lúdicas. Documentário sobre o artista Hudinilson Junior. . Representação, representatividade, resistência e outras questões sociais e políticas - reflexões no núcleo Resistência a partir de revisão critica do acervo. Destaque para Heitor dos Prazeres, Rubem Valentim, Rosana Paulino e Sidney Amaral –preparação para a visita ao Museu Afro-Brasil. . Introdução à elaboração de projetos de ensino da arte. Registros diários, café e encerramento. . 15/01/25 - Projetos de ensino das artes visuais - o Museu em sala de aula e os alunos no Museu (Programa Acervo: Roteiros de visita). . Visita ao Museu Afro Brasil Emanoel Araújo - relacionando os acervos das duas instituições, as produções e os diferentes grupos que nos constituem – povo brasileiro - (Visita provável). Atividades lúdicas no percurso do MAC ao Museu Afro Brasil - jogos ""caça cor"" e ""caçador de mim"". 16/01/25 – O conceito de Apropriação em artes visuais - exposição Tempos Fraturados. Obras de Cildo Meireles e Anna Bella Geige. Exposição Circumambulatio. Visita ao núcleo Inconsciente (não) Livre. Apresentar referências que contextualizem as fotografias de Alice Brill, documentário sobre Nise da Silveira, entre outras. Oficina de construção de uma câmera escura ministrada pela educadora convidada Andrea Amaral Biella. Registros diários, café e encerramento. 17/01/25 Projetos de ensino da arte - organizados em pequenos grupos – trocas de experiências tendo em vista as vivências da semana e as fichas do Programa Acervo: Roteiros de Visita. Preenchimento das fichas de empréstimo do material didático. Visita ao núcleo Violência, exp. Tempos Fraturados, com destaque para as artistas Beth Moysés (denúncia ao feminicídio) e Regina Silveira (revisão histórica - a arte e sua função social e critica). Os professores apresentam os registros poéticos realizados no parque Ibirapuera, resultantes das propostas lúdicas desenvolvidas. Questionários de avaliação do curso são preenchidos. Roda de conversa sobre a semana no MAC USP. Encerramento. " " O diálogo diante das obras com os participantes é o eixo programação. As questões e os conteúdos próprios da arte são desenvolvidos em rodas de conversas diante das produções artísticas, ampliando o repertório em artes visuais. Documentários sobre os artistas, textos críticos, poesias, músicas e outras referências culturais e artísticas são explorados a fim de favorecer reflexões, trocas de pontos de vistas e relações da arte com as demais áreas do conhecimento. Paralelamente, são exploradas dinâmicas lúdicas criadas e experimentadas dentro das ações do programa educativo MEL- Museu: Educação Lúdica. Este programa pesquisa a criação de jogos de regras, de construção, senha como estratégias educativas e significativas para o público da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II. Na escola, os professores podem explorar reproduções do acervo em sala de aula e visitar o museu com seus educandos Aos professores participantes é solicitado um projeto e roteiro de visita ao museu que poderá ser efetivado durante o semestre letivo. " "BARBOSA, Ana Mae. ""Arte-Educação: leitura no subsolo."" São Paulo: Cortês, 1997. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. ISSN 1413-2478. DEBORD, Guy. ""A sociedade do espetáculo"". Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. CERVETTO, Renata e LÓPES, Miguel A., ""Agite antes de usar: Deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina."" Edições SESC São Paulo, 2018. FREIRE, Cristina. ""Arte Conceitual."" Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. FREIRE, Paulo. ""Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica."" S. Paulo: Editora Paz e Terra, 1996. FRANCOIO, Maria Angela Serri. ""Museu de Arte e Ação Educativa: Proposta de uma metodologia lúdica."", dissertação de mestrado, São Paulo, ECA USP, 2000. ______________________________. Ciranda de Formas: Bichos – Jogos, brinquedos e brincadeiras, Catálogo e Apostila do Professor. São Paulo: MAC USP, 2004. _______________________________. Arte Conceitual em jogo de loto: experiência no Museu. in II Simpósio Internacional Estratégias do Ensino da Arte contemporânea em Museus e Instituições Culturais. Espaços de Mediação: A arte e seus públicos / Org. Carmen Aranha e Katia Canton, São Paulo: MAC USP, 2013, p.167 – 198. MACEDO, Lino. ""Jogos e sua importância na escola."" São Paulo: Cortez, Fundação Carlos Chagas, Cadernos de pesquisa no. 93, 1995. MAGALHÃES, Ana Gonçalves. ""Uma nova luz sobre o acervo Modernista do MAC USP."" Revista USP, São Paulo, n. 90, p. 200-216, Junho/ Agosto, 2011. MOREIRA, Ana Angélica Albano. ""O espaço do desenho: A educação do educador."" São Paulo: Cortez, 1992. MORIN, Edgar. ""A Cabeça Bem Feita"". Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2003. SANTOS, Antonio Bispo. Somos da terra. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n.12, p. 44-51, ago. 2018. https://piseagrama.org/artigos/somos-da-terra/ acesso: 26/01/24 PROGRAMA Acervo: Roteiros de visita. São Paulo: MAC USP, 2005. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/institucional/institucional_dtcea.asp Programas educativos: MEL Museu: Educação Lúdica - clicar em + entrar em jogos educativos Semana de 1922 http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/mel/mel.asp acesso: 26/01/24 Documentários e filmes: COCCHIARALE, Fernando (comentários). “Quem tem medo de arte contemporânea. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ObT9_eZ7Ma0 Acesso:26/01/24 MOYSÉS, Beth. https://www.youtube.com/watch?v=O19J5iqSzWc Acesso: 26/01/24 NOBRE, Antonio Donato (cientista) “Um novo olhar sobre a vida na terra” https://www.youtube.com/watch?v=QtQ86Yfiks0 Acesso: 26/01/24 PAULINO, Rosana – https://rosanapaulino.com.br/ Acesso: 26/01/24 PIOLA, Fernando – Operação Tutóia. Disponível em https://www.premiopipa.com/pag/fernando-piola/ Acesso: 26/01/24 . Nise: O coração da loucura (2015) Diretor Roberto Berliner https://www.youtube.com/watch?v=-m4F6HA1gyE acesso 09/24 . Documentário: Quem foi Nise da Silveira https://www.youtube.com/watch?v=LbWP3JEUV1s acesso 09/24 . Bicho de sete cabeças (2001)Diretora Laís Bodanzky, Bastidores https://www.youtube.com/watch?v=40H14KseDN8 acesso 09/24 Andrea do Amaral Biella Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5351178100876194 " |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Andrea Alexandra do Amaral Silva e Biella Maria Angela Cerri Francoio |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |