130168 - Curso: Desafios pedagógicos atuais na adolescência e seus impactos na aprendizagem |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1. Fisiologia do cérebro adolescente : Sono, rotina e alimentação (4h)
2. Contextos Socioculturais : Diversidade social, étnica e econômica entre adolescentes.(4H) 3. Desafios Cognitivos e Emocionais: Ansiedade, depressão e problemas emocionais comuns na adolescência.(4h) Fenômenos como bullying, violência escolar e seus efeitos no ambiente educacional. 4.Mudanças Mundiais e Contexto Tecnológico: Influência da tecnologia e redes sociais no comportamento e aprendizado.(4h) 5. O Educador e a Prática Pedagógica: Competências profissionais e emocionais do educador na educação de adolescentes. Comunicação e empatia no ambiente escolar. Estratégias para uma parceria eficaz entre família e escola no acompanhamento da aprendizagem. Gestão de sala de aula com adolescentes.(4h) "Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) Aprendizagem Colaborativa Leitura Orientada Grupos de Estudo Simulação de Situações Escolares" "Aprendizagem, comportamento e emoções na infância e adolescência : uma visão transdisciplinar / organização: Elisabete Castelon Konkiewitz – Dourados-MS : Ed. UFGD, 2013. 312p. ISBN: 978-85-8147-046-7 ARROYO, M. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e ordenamento da educação básica. Aberto, v. 11, n. 53, p. 43-63, jan./mar.,1992. Han, S.; Northoff, G. 2008. Culture-sensitive neural substrates of human cognition: a transcultural neuroimaging approach Ministério da Edcação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2001. SILVEIRA, Stela Aparecida Damas da; SILVA, Jaci Lima da; MONTEIRO, Marcela Marques. Adolescência & as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação do Século XXI: Desenvolvimento do interesse cognitivo. [s.l.] : UERR Edições, 2020. DOI: 10.24979/uerr.edicoes. SOUZA, C. S. DE; PUENTES, R. V.; DA SILVA, S. M. C. A DOCÊNCIA COM ADOLESCENTES SOB O OLHAR DO PROFESSOR: ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. Psicologia em Estudo, v. 22, n. 4, p. 529-537, 19 dez. 2017. " |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Pollyana Campos Caldeira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |