Atividade

130168 - Curso: Desafios pedagógicos atuais na adolescência e seus impactos na aprendizagem

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Fisiologia do cérebro adolescente : Sono, rotina e alimentação (4h)
2. Contextos Socioculturais : Diversidade social, étnica e econômica entre adolescentes.(4H)
3. Desafios Cognitivos e Emocionais: Ansiedade, depressão e problemas emocionais comuns na adolescência.(4h)
Fenômenos como bullying, violência escolar e seus efeitos no ambiente educacional.
4.Mudanças Mundiais e Contexto Tecnológico: Influência da tecnologia e redes sociais no comportamento e aprendizado.(4h)
5. O Educador e a Prática Pedagógica:
Competências profissionais e emocionais do educador na educação de adolescentes.
Comunicação e empatia no ambiente escolar.
Estratégias para uma parceria eficaz entre família e escola no acompanhamento da aprendizagem.
Gestão de sala de aula com adolescentes.(4h)


"Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)
Aprendizagem Colaborativa
Leitura Orientada
Grupos de Estudo
Simulação de Situações Escolares"


"Aprendizagem, comportamento e emoções na infância e adolescência : uma visão transdisciplinar / organização: Elisabete Castelon Konkiewitz – Dourados-MS : Ed. UFGD, 2013. 312p. ISBN: 978-85-8147-046-7

ARROYO, M. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e ordenamento da educação básica. Aberto, v. 11, n. 53, p. 43-63, jan./mar.,1992.

Han, S.; Northoff, G. 2008. Culture-sensitive neural substrates of human cognition: a transcultural neuroimaging approach

Ministério da Edcação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2001.

SILVEIRA, Stela Aparecida Damas da; SILVA, Jaci Lima da; MONTEIRO, Marcela Marques. Adolescência & as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação do Século XXI: Desenvolvimento do interesse cognitivo. [s.l.] : UERR Edições, 2020. DOI: 10.24979/uerr.edicoes.

SOUZA, C. S. DE; PUENTES, R. V.; DA SILVA, S. M. C. A DOCÊNCIA COM ADOLESCENTES SOB O OLHAR DO PROFESSOR: ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. Psicologia em Estudo, v. 22, n. 4, p. 529-537, 19 dez. 2017.
"

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Pollyana Campos Caldeira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP