Atividade

130167 - Curso: A Educa-Ação: a rede de proteção nas trilhas do território

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

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Descrição: "13/01/2025 - Concepção de Rede de Proteção, a partir dos documentos orientadores e da legislação vigente e das experiências territoriais (Módulo I).
14/01/2025 - A política de Educação, a Escola, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos - SGD (Módulo II)
15/01/2025 - Sistema de Garantia de Direitos a crianças e adolescente considerando os diferentes equipamentos do território (Módulo III)
16/01/2025 - Panorama nacional e paulista sobre a educação básica e a articulação nos territórios (Módulo IV)
17/01/2025 - Panorama da formação dos profissionais da educação básica e dos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos e outros atores do território (Módulo V)
Entre os dias 13 e 17/01/2025 serão realizadas as visitas e/ou rodas de diálogo com os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos e diferentes atores do território do Jardim Lapenna e adjacências. "

Aulas expositivas e dialogadas, utilizando-se de bibliografia básica (artigos e legislação), vídeos, documentários, imagens, compartilhamento de saberes e práticas (visitas, rodas de diálogos, relatos de experiência).

"Bibliografia de referência
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990
BRASIL. Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, 1996
BRASIL. Comitê Nacional de enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil. Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista, SEDUC/Undime SP. São Paulo: SEDUC/SP, 2019.
OZELLA, S. (org.) Adolescências construídas: a visão da psicologia sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2003.
PEREIRA, T. da S. Infância e adolescência: uma visão histórica de sua proteção social e jurídica no Brasil. In: Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude – ABMP. Cadernos de textos. São Paulo:
ABMP, 2008."

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Claudio Oliveira Fernandes


 
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