Atividade

130166 - Curso: Xadrez, neurociência e educação para o ensino infantil e fundamental

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: "A faculdade de linguagem diz respeito à capacidade de criar sistemas de representação, ou sistemas simbólicos (ou semióticos), através dos quais se estabelece que determinado símbolo, ou sinal, será usado para significar determinada coisa. (VAL; VIEIRA, 2005, p. 9). Sendo assim, além da contação da história podemos desenvolver coordenadas, medidas, desenhos e muito mais, tudo isso através do tabuleiro de xadrez e as seguintes competências gerais da BNCC.
Diante das competências gerais, podemos realizar um trabalho significativo, pois, como verão adiante, cada competência geral serve de pilar para todas as competências específicas que serão realizadas no jogo, na confecção do tabuleiro e nos desenhos que farão e, dessa forma, poderão adquirir as habilidades necessárias em cada um dos componentes curriculares e suas competências específicas. Através das competências gerais e da história apresentada, levamos o estudante a exercitar desenvolver a imaginação através de desenhos, fazer comparações entre épocas (medievais e contemporâneas), entender fenômenos sociais, a relação entre os seres humanos em épocas distintas. Ao construírem mapas, coordenadas geográficas e cartesianas na confecção dos tabuleiros e compararem as paisagens antigas e atuais perceberão como o ser humano modifica espaços, e como as paisagens são transformadas. Tudo isso pode ser estudado e trabalhado com o uso do jogo do xadrez."

"1) Criação: refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem. Trata-se de uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, desejos e representações em processos, acontecimentos e produções artísticas individuais ou coletivas. Essa dimensão trata do apreender o que está em jogo durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e inquietações.
2) Crítica: refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas. Essa dimensão articula ação e pensamento propositivos, envolvendo aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.
3) Estesia: refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) é o protagonista da experiência.
4) Expressão: refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Essa dimensão emerge da experiência artística com os elementos constitutivos de cada linguagem, dos seus vocabulários específicos e das suas materialidades. Fruição: refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. Essa dimensão implica disponibilidade dos sujeitos para a relação continuada com produções artísticas e culturais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.
5) Reflexão: refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor e pode ser feito ao desenvolverem o jogo e aprenderem as regras do xadrez.
"

"BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. DF, 2017. Disponível em:
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2014. 88p.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino da Língua Portuguesa. Brasília. MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A criança no ciclo de alfabetização. Caderno 02 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva - 24º Ed. Rio de Janeiro: FORENSE UNIVERSITARIA, 1999.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 19 ago. 2013.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 19 ago. 2013.
FAZENDA, I. C. A. O que é interdisciplinaridade? - 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 19 ago. 2013.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil Gostosuras e Bobices – 5ª edição. Editora:Scipione – 2002
COELHO, Maria Betty. Contar Histórias: Uma arte sem idade. 9 ed. São Paulo:Ática,1999.
SAYÃO, Deborah. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 23, n. 2, p. 55-68, jan. 2002."

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Cibele Sidney
Cleide Gonçalves Silva
Dennys Grimaldo da Silva
Iliandro Aparecido de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP