Atividade

130096 - Cultura digital integrando tecnologias e educação

Período da turma: 21/10/2024 a 04/11/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA COMPLETO DO CURSO
Cultura digital integrando tecnologias e educação.

Ementa do curso
- A tipologia das desordens informacionais científicas nas mídias digitais.
- O letramento científico-midiático crítico: eixos teórico-pedagógicos, conceitos e questões investigativas.
- Recursos e técnicas para a produção e uso de mídias digitais em contextos educacionais.

Justificativa do Curso

A formação inicial de professores nem sempre contempla as necessidades específicas para o professor utilizar os recursos tecnológicos digitais em suas aulas, e, por muitas vezes, a formação continuada também não oferece oportunidades para o professor colocar em prática e refletir sobre o que aprendeu. Um curso de difusão sobre a temática da Cultura Digital por meio da articulação das tecnologias digitais no âmbito educacional pode se tornar uma alternativa para estas questões, de forma a oferecer oportunidades para uma participação ativa dos professores, envolvendo-se em todos os aspectos desde o planejamento, aplicação e avaliação das ações, analisando a experiência com materiais diversos e de baixo custo com o intuito de proporcionar aos participantes a vivência na cultura digital.

Objetivo
● Integrar as tecnologias digitais na prática docentes de professores da Educação Básica a partir da leitura crítica e produção de mídias, desafiando a influência e poder das desordens informacionais científicas, com foco nas justiças social e equidade.
Objetivos específicos
● Entender as bases do letramento científico-midiático crítico;
● Organizar a rotina com as novas ferramentas digitais;
● Estabelecer um diálogo crítico e criativo sobre o uso de IA na educação;
● Identificar o que caracteriza a desinformação, compreendendo os impactos sociais, políticos e educacionais da disseminação de informações falsas;
● Identificar ferramentas pedagógicas para o uso responsável das mídias sociais na educação;
● Promover a inclusão digital criticamente na modalidade da EJA.

Metodologia

As aulas serão realizadas em plataformas digitais e arregimentarão como recursos para o recurso Google Meet (sincronamente) e a plataforma Moodle (extensão) da USP (assincronamente). As interações de natureza síncrona via Google Meet acontecerão de segunda a sexta-feira durante uma hora de 18h às 19h para dúvidas e apoio, tendo como abordagem comunicativa a exposição em função do conteúdo programado para o encontro. Nesses momentos, será fomentado também a colaboração entre os participantes nos momentos de discussão e de produção de atividades. Já os encontros assíncronos acontecerão ao longo da semana através de fóruns de discussão fomentados por leituras (artigos científicos, artigos de divulgação e capítulos de livros) e debates em fóruns com temas complementares aos dos momentos síncronos e mediados pelos ministrantes.

Conteúdos
Data Temas Horário/Carga horária
21 de outubro 2024 Introdução ao Letramento Científico-Midiático Crítico: eixos teórico-pedagógicos, conceitos e questões investigativas. 18h-19h / 1h
22 de outubro 2024 Conhecendo a Google Agenda, Google Planilha e o Google Drive.
18h-19h / 1h
23 de outubro 2024 O uso da IA em sala de aula
18h-19h / 1h
24 de outubro 2024 Como saber se uma fonte é confiável
18h-19h / 1h
25 de outubro 2024 Práticas pedagógicas para ensinar letramento informacional 18h-19h / 1h
28 de outubro 2024 II. Inclusão digital na EJA: como inserir as redes sociais na prática de ensino a estudantes sem letramento digital; 18h-19h / 1h
29 de outubro 2024 Impactos da desinformação
18h-19h / 1h
30 de outubro 2024 Recursos e técnicas para a produção de mídias digitais em contextos educacionais. 18h-19h / 1h
31 de outubro 2024 Diálogo crítico e criativo sobre o uso de IA na educação 18h-19h / 1h
01 de novembro 2024 Cultura digital integrando tecnologias e educação. 18h-19h / 1h


Público alvo
Professores da educação básica atuantes no ensino fundamental I e EJA. Estudantes de cursos de Licenciaturas.

Carga horária
40 horas

Recursos
● Google Meet;
● Moodle (extensão) da USP;
● Vídeos, Podcasts e textos (acadêmicos e de divulgação) de livre acesso na interface entre o letramento científico e o letramento midiático.

Avaliação
● Avaliação processual e somativa das produções (incluindo o trabalho colaborativo final) nos encontros síncronos e assíncronos;
● Avaliação processual a partir das interações nos encontros síncronos.

Referências bibliográficas

ARROIO, Agnaldo. The value of education in the context of COVID-19 pandemic. Problems of Education in the 21st Century, v. 78, n. 3, p. 309–313, 2020.

CARDOSO, Danilo; GURGEL, Ivã. Por uma educação científica que problematize a mídia. Linhas Crí­ticas, v. 25, 2019.

GRETTER, Sarah; YADAV, Aman. What do preservice teachers think about teaching media literacy? an exploratory study using the theory of planned behaviour. Journal of Media Literacy Education, v. 10, n. 1, p. 104–123, 2018.

HAMMER, Rhonda. Critical media literacy as engaged pedagogy. E-Learning and Digital Media, v. 8, n. 4, p. 357–363, 2011.

HÖTTECKE, Dietmar; ALLCHIN, Douglas. Reconceptualizing nature‐of‐science education in the age of social media. Science Education, v. 104, n. 4, p. 641–666, 2020.

KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. The critical media literacy guide: engaging media and transforming education. Leiden; Boston: Brill Sense, 2019.

PIVARO, Gabriela Fasolo; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. O ataque organizado à ciência como forma de manipulação: do aquecimento global ao coronavírus. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1074–1098, 2020.

REID, Grace; NORRIS, Stephen P. Scientific media education in the classroom and beyond: A research agenda for the next decade. Cultural Studies of Science Education, v. 11, n. 1, p. 147–166, 2015.

TIEDE, Jennifer; GRAFE, Silke; HOBBS, Renee. Pedagogical media competencies of preservice teachers in Germany and the United States: a comparative analysis of theory and practice. Peabody Journal of Education, v. 90, n. 4, p. 533–545, 2015.

UNESCO, United Nations Educational. Media and Information Literacy Curriculum for
Teachers. Scientic and Cultural Organization, place de Fontenoy, Paris, France, 2011.

UNESCO, United Nations Educational. Media and Information Literacy: POLICY &
STRATEGY GUIDELINES. Scientic and Cultural Organization, place de Fontenoy, Paris,
France, 2013.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Agnaldo Arroio
Erasmo Moises dos Santos Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP