Atividade

130081 - Curso: Educação Cientifica em Cenários de Risco e Incerteza: Estratégias de Ensino-aprendizagem para os desafios contemporâneos

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: "Conteúdo: A complexidade dos atuais problemas sociais exige a transgressão de fronteiras entre disciplinas, a exploração de novas perspectivas e a busca por abordagens interdisciplinares. Dessa forma, torna-se necessário repensar a abordagem das ciências da natureza na educação básica e na formação de professores. No Brasil, o debate tem sido urgente em função da reforma na educação básica e da implementação da Base Nacional Comum Curricular em que os conhecimentos das ciências da natureza são orientados pela integração das áreas e pela interdisciplinaridade.

Estrutura: O curso será organizado em três módulos com o foco e a carga horária apresentada a seguir:

1. Diálogos teóricos interdisciplinares (Educação Científica em uma Sociedade de Risco;
dia 1 - 6h
2. Tipologia de situações-problema a partir da perspectiva de Kurtz e Snowden e Diagrama CYNEFIN; dia 2 - 6h
3. Teoria da Complexidade, determinismo e incerteza nas ciências experimentais. Dia 3 - 6h
4. Mapeamento de temas contemporâneos transversais relacionados a risco, incerteza, complexidade e sua conexão com os conteúdos curriculares. dia 4 - 6h
5. Metodologias para o desenho de propostas e abordagens de problemas complexos voltadas ao Ensino de Ciências na Educação Básica. dia 5 - 6h


"Métodos utilizados

Aulas expositivas-dialógicas, uso de variadas metodologias para aprendizagem centrada no estudante, sala de aula invertida, apresentações orais de seminários temáticos, debates, leituras e discussões em grupo, relatórios, entregas dos módulos – via plataformas virtuais - e outras atividades desenvolvidas pelos participantes."


"Referência Bibliográfica

BECK, U., GIDDENS, A., & LASH, S. Reflexive modernization politics, tradition and aesthetics in the modern social order. Stanford: Stanford University Press, 1994.
BECK, U. Risk society: Towards a new modernity. Sage Publications, 1992.
GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. UNESP, 2004.
KURTZ, C. F., & SNOWDEN, D. J. The new dynamics of strategy: Sense-making in a complex and complicated word. IBM Systems Journal, 42(3), 2003.
LEVINSON, R., KENT, P., PRATT, D., KAPADIA, R., & YOGUI, C. Risk-based decision making in a scientific issue: a study of teachers discussing a dilemma through a microworld. Science Education, 96(2), p. 212–233, 2012.
MORIN, E. Introduction à la pensée complexe. Paris: Seuil, 2005.
PIETROCOLA, M., RODRIGUES, E., BERCOT, F., & SCHNORR, S. Risk Society and Science Education: Lessons from the COVID-19 pandemic. Sci & Educ. s.v. (30), p. 209–233, 2021. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00176-w Acesso em: 19 fev. 2024.
SNOWDEN, D. The Cynefin Framework. Youtube, Cognitive Edge, 11 jul. 2010. https://youtu.be/N7oz366X0-8 Acesso em: 17 jun. 2024."

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Gabriel Lanzillotta Merlo
João Pedro Ghidini da Silva
Leandro do Nascimento Silva
Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Néstor Alexander Zambrano González


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP