130081 - Curso: Educação Cientifica em Cenários de Risco e Incerteza: Estratégias de Ensino-aprendizagem para os desafios contemporâneos |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | "Conteúdo: A complexidade dos atuais problemas sociais exige a transgressão de fronteiras entre disciplinas, a exploração de novas perspectivas e a busca por abordagens interdisciplinares. Dessa forma, torna-se necessário repensar a abordagem das ciências da natureza na educação básica e na formação de professores. No Brasil, o debate tem sido urgente em função da reforma na educação básica e da implementação da Base Nacional Comum Curricular em que os conhecimentos das ciências da natureza são orientados pela integração das áreas e pela interdisciplinaridade.
Estrutura: O curso será organizado em três módulos com o foco e a carga horária apresentada a seguir: 1. Diálogos teóricos interdisciplinares (Educação Científica em uma Sociedade de Risco; dia 1 - 6h 2. Tipologia de situações-problema a partir da perspectiva de Kurtz e Snowden e Diagrama CYNEFIN; dia 2 - 6h 3. Teoria da Complexidade, determinismo e incerteza nas ciências experimentais. Dia 3 - 6h 4. Mapeamento de temas contemporâneos transversais relacionados a risco, incerteza, complexidade e sua conexão com os conteúdos curriculares. dia 4 - 6h 5. Metodologias para o desenho de propostas e abordagens de problemas complexos voltadas ao Ensino de Ciências na Educação Básica. dia 5 - 6h "Métodos utilizados Aulas expositivas-dialógicas, uso de variadas metodologias para aprendizagem centrada no estudante, sala de aula invertida, apresentações orais de seminários temáticos, debates, leituras e discussões em grupo, relatórios, entregas dos módulos – via plataformas virtuais - e outras atividades desenvolvidas pelos participantes." "Referência Bibliográfica BECK, U., GIDDENS, A., & LASH, S. Reflexive modernization politics, tradition and aesthetics in the modern social order. Stanford: Stanford University Press, 1994. BECK, U. Risk society: Towards a new modernity. Sage Publications, 1992. GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. UNESP, 2004. KURTZ, C. F., & SNOWDEN, D. J. The new dynamics of strategy: Sense-making in a complex and complicated word. IBM Systems Journal, 42(3), 2003. LEVINSON, R., KENT, P., PRATT, D., KAPADIA, R., & YOGUI, C. Risk-based decision making in a scientific issue: a study of teachers discussing a dilemma through a microworld. Science Education, 96(2), p. 212–233, 2012. MORIN, E. Introduction à la pensée complexe. Paris: Seuil, 2005. PIETROCOLA, M., RODRIGUES, E., BERCOT, F., & SCHNORR, S. Risk Society and Science Education: Lessons from the COVID-19 pandemic. Sci & Educ. s.v. (30), p. 209–233, 2021. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00176-w Acesso em: 19 fev. 2024. SNOWDEN, D. The Cynefin Framework. Youtube, Cognitive Edge, 11 jul. 2010. https://youtu.be/N7oz366X0-8 Acesso em: 17 jun. 2024." |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Gabriel Lanzillotta Merlo João Pedro Ghidini da Silva Leandro do Nascimento Silva Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira Néstor Alexander Zambrano González |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |