129853 - Curso: Tecnologias Emergentes na Educação |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Segunda-Feira - Módulo 01 - Letramento Digital
Terça-Feira - Módulo 02 - Inteligência Artificial Na Educação Quarta-feira - Módulo 03 - Cultura Maker / Abordagem STEAM Quinta-feira - Módulo 04 - Pensamento Computacional e Programação Sexta-Feira - Módulo 05 - Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Modelagem 3D Metodologias e Estratégias de Desenvolvimento do Curso O curso sobre Tecnologias Emergentes na Educação será desenvolvido a partir de metodologias ativas de ensino, tais como Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), Rotação por Estações, Aulas Expositivas e Práticas, buscando correlacionar o processo de ensino e aprendizagem às diretrizes da BNCC e do Currículo Paulista. 1. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) Alinhada às competências gerais da BNCC e ao Currículo Paulista, a PBL será uma das principais metodologias adotadas. A BNCC destaca a necessidade de desenvolver competências como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. A PBL permite que os alunos atuem de forma protagonista, resolvendo problemas reais com o uso de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, Cultura Maker e Programação. Os professores participantes do curso aprenderão a estruturar projetos que envolvem essas tecnologias, estimulando os estudantes a aplicarem o conhecimento adquirido em situações do dia a dia, promovendo a interdisciplinaridade e o aprendizado ativo. 2. Rotação por Estações Inspirada nas metodologias híbridas de ensino, a rotação por estações será utilizada para garantir a diversidade de atividades e estratégias de aprendizagem. Nessa metodologia, os participantes passarão por diferentes estações com atividades específicas, como programação de robôs, experimentação de realidade virtual e criação de soluções digitais. Essa abordagem está alinhada à BNCC, que incentiva a utilização de múltiplas formas de tecnologia e o desenvolvimento de autonomia, promovendo a personalização da aprendizagem. 3. Aulas Expositivas Aulas expositivas serão utilizadas para introduzir conceitos-chave sobre tecnologias emergentes, como inteligência artificial, robótica e cidadania digital. Essas aulas serão complementadas com a aplicação de teorias pedagógicas e reflexões sobre o impacto dessas tecnologias na educação, dialogando com o PNED (Plano Nacional de Educação Digital) e com a proposta da BNCC de integrar a formação teórica com a prática. Durante as aulas expositivas, o foco estará no desenvolvimento do pensamento crítico e na análise ética do uso de tecnologia na sala de aula. 4. Atividades Práticas As atividades práticas serão essenciais para garantir a aplicação concreta dos conhecimentos adquiridos. Alinhado ao Currículo Paulista, que destaca o uso de ferramentas tecnológicas como meio para fomentar a experimentação e o desenvolvimento de habilidades, o curso promoverá oficinas de criação de projetos utilizando inteligência artificial, robótica educacional e ferramentas maker. O objetivo é que os professores experimentem as ferramentas que poderão aplicar com seus alunos, construindo atividades que estimulem o raciocínio lógico e a criatividade. Essa estrutura metodológica assegura que o curso seja dinâmico, interativo e, sobretudo, aplicável à realidade educacional dos professores, alinhando-se às diretrizes nacionais para o uso de tecnologias emergentes na educação. LIVROS: BENJAMIN, Ruha. Race after technology: Abolitionist Tools for the New Jim. Brooklyn, Polity, 2019. BRIDLE, James. Maneiras de ser. São Paulo: todavia, 2022. BOLOGNHA, José Ernesto. O Poeta e o Robot. São Paulo, Diálogos Embalados, 2023. BUOLAMWINI, Joy. Desmascarando a IA: o poder dos algoritmos e como eles moldam nosso futuro. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2023. CHAMBERS, Becky. Salmo para um robô peregrino 1. São Paulo, Morrobranco, 2021. EMIA. Fundamentos da Educação Mediada por Tecnologia. São Paulo: Editora Moderna, 2024. 284 p. (e-book) FISHER, Max. Máquina do Caos. São Paulo: todavia, 2022. HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018. HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. HARE, Stephanie. Technology Is Not Neutral: A Short Guide to Technology Ethics: London Publishing Partnership, 2022. McEWAN, Ian. Máquinas como eu: e pessoas como você. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. ORD, Toby. The Precipice: Existential Risk and the Future of Humanity. London: Hachette Books, 2020. PEARL, Judea; MACKENZIE, Dana. The Book of Why: The New Science of Cause and Effect. 1ª ed. New York: Basic Books, 2018 PEREZ, Caroline Criado. Invisible Women: Data Bias in a World Designed for Men. USA: Harry N. Abrams, 2021. SILVA, F. G. da; LEITE, J. C. S.; BAPTISTA, L. G. Referencial Curricular em Inteligência Artificial no Ensino Médio. Porto Alegre: CIARS/UFRGS, 2023. 108 p. SMITH, Gary. The AI Delusion. Oxford: Oxford University Pree, 2018 SULEYMAN, Mustafa; BHASKAR, Michael. Inteligência Artificial, Poder A Próxima Onda E o Maior Dilema Do Século XXI. São Paulo: Editora Record, 2023. UNESCO. AI and education: guidance for policy-makers. [S.l.]: UNESCO, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376709. Acesso em: 10/02/2024 |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Carlos Kablan Cheda Moreira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |