Atividade

129848 - Curso: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro: as quatro linguagens aplicadas na sala de aula

Período da turma: 13/01/2025 a 17/01/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1° encontro: Abertura
Acolhimento musical: Barbatuques “Tum pá”
O que dizem os documentos oficiais?
LDB atualizada; Missão da arte no currículo escolar;
Bate-papo sobre as dificuldades para articular as 4 linguagens

2° encontro: Artes Visuais
Acolhimento musical: Le Mystère des Voix Bulgares; Caixeiras do Divino (Ponto BR); Grupo de Gamelão;
Leitura de imagem/ Leitura de mundo: como ler um mundo cheio de imagens? Como qualificar a leitura de imagens para a emancipação dos sujeitos pela educação das artes? Aproximações à Abordagem Triangular.
Direito à cultura e direito à cidade: o papel da escola na formação cultural do educando e no exercício da cidadania.
Repertório visual na perspectiva antirracista.

3° encontro: Música
Acolhimento musical: Música sugerida de algum participante
Iniciação ao som. Como percebemos, por que perceber?
Som x Ruído; Poluição sonora; Ecologia Sonora da Escola;
“Faz som, é instrumento musical”:
(Parece-me pertinente para professores que não dispõem de vários instrumentos)
O corpo como instrumento musical
A voz e o canto (muda vocal, o que é adequado para a voz infanto-juvenil)
Repertório: O que escolher? Por que escolher? Onde/como escolher? (Cultura: Gêneros musicais que são patrimônio imaterial da humanidade.)
Sonorização de histórias
Canção de acúmulo
Criação de partituras não convencionais
Experimentação de instrumentos

4° encontro: Corpo (Dança e Teatro)
Acolhimento musical: Roda de côco.
Práticas de percepção corporal e jogos teatrais para aproximação das noções básicas da construção da cena teatral básica.
Quem, o que e onde? Os fundamentos da interpretação realista como prática de compreensão e análise do mundo.
Aproximações entre o brincar e as práticas de teatro e dança - Liberdade, prazer e entusiasmo
Artistas da cena e projetos possíveis
O teatro surgiu na Grécia? A importância de considerar manifestações artísticas tradicionais na história do teatro e da dança.
Cia. Arthur Arnaldo - A aventura de Maria e seu irmão João
Os elementos que constroem a cena: Interpretação, cenário, figurino, direção, iluminação e dramaturgia.
Metodologia de projetos e a criação de apresentações artísticas
Fechamento - roda de côco e prática de dança e ciranda.

5° encontro: Fechamento
O que ficou para o futuro? Como articular professores e educadores em uma grande rede de apoio pela educação das artes?
Compartilhamento das criações de cada cursista a partir das reflexões ao longo dos encontros.

Análise dos documentos e diretrizes oficiais em vigência, troca de experiências, vivências pedagógicas em teatro, dança, música e artes visuais.

SCHAEFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Editora Peirópolis, 2013.

MATTAR, Sumaya. O ato cartográfico na docência da arte: instaurando estados criativos de experimentação, In Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 61
 
Ministrantes: Fábio Augusto Barbosa Ferreira
Karine Benediht de Oliveira Leão
Mariana Brand Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP