129848 - Curso: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro: as quatro linguagens aplicadas na sala de aula |
Período da turma: | 13/01/2025 a 17/01/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1° encontro: Abertura
Acolhimento musical: Barbatuques “Tum pá” O que dizem os documentos oficiais? LDB atualizada; Missão da arte no currículo escolar; Bate-papo sobre as dificuldades para articular as 4 linguagens 2° encontro: Artes Visuais Acolhimento musical: Le Mystère des Voix Bulgares; Caixeiras do Divino (Ponto BR); Grupo de Gamelão; Leitura de imagem/ Leitura de mundo: como ler um mundo cheio de imagens? Como qualificar a leitura de imagens para a emancipação dos sujeitos pela educação das artes? Aproximações à Abordagem Triangular. Direito à cultura e direito à cidade: o papel da escola na formação cultural do educando e no exercício da cidadania. Repertório visual na perspectiva antirracista. 3° encontro: Música Acolhimento musical: Música sugerida de algum participante Iniciação ao som. Como percebemos, por que perceber? Som x Ruído; Poluição sonora; Ecologia Sonora da Escola; “Faz som, é instrumento musical”: (Parece-me pertinente para professores que não dispõem de vários instrumentos) O corpo como instrumento musical A voz e o canto (muda vocal, o que é adequado para a voz infanto-juvenil) Repertório: O que escolher? Por que escolher? Onde/como escolher? (Cultura: Gêneros musicais que são patrimônio imaterial da humanidade.) Sonorização de histórias Canção de acúmulo Criação de partituras não convencionais Experimentação de instrumentos 4° encontro: Corpo (Dança e Teatro) Acolhimento musical: Roda de côco. Práticas de percepção corporal e jogos teatrais para aproximação das noções básicas da construção da cena teatral básica. Quem, o que e onde? Os fundamentos da interpretação realista como prática de compreensão e análise do mundo. Aproximações entre o brincar e as práticas de teatro e dança - Liberdade, prazer e entusiasmo Artistas da cena e projetos possíveis O teatro surgiu na Grécia? A importância de considerar manifestações artísticas tradicionais na história do teatro e da dança. Cia. Arthur Arnaldo - A aventura de Maria e seu irmão João Os elementos que constroem a cena: Interpretação, cenário, figurino, direção, iluminação e dramaturgia. Metodologia de projetos e a criação de apresentações artísticas Fechamento - roda de côco e prática de dança e ciranda. 5° encontro: Fechamento O que ficou para o futuro? Como articular professores e educadores em uma grande rede de apoio pela educação das artes? Compartilhamento das criações de cada cursista a partir das reflexões ao longo dos encontros. Análise dos documentos e diretrizes oficiais em vigência, troca de experiências, vivências pedagógicas em teatro, dança, música e artes visuais. SCHAEFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991. BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Editora Peirópolis, 2013. MATTAR, Sumaya. O ato cartográfico na docência da arte: instaurando estados criativos de experimentação, In Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 61 | ||||
Ministrantes: |
Fábio Augusto Barbosa Ferreira Karine Benediht de Oliveira Leão Mariana Brand Oliveira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |