129785 - Módulo 2 |
Período da turma: | 03/10/2025 a 04/03/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Seguros no Agronegócio
Ementa: Tipos de seguros aplicáveis ao agronegócio e estratégias de utilização. Gestão de riscos através de seguros e análise de produtos disponíveis. Análise de mercados de seguros agro e oportunidades de negócio. Referências: Guillen, M. (2021). Risk Classification in Insurance. London: Cambridge University Press. Agrifinance. (2022). Seguros e Gestão de Riscos no Agronegócio. São Paulo: Blucher. Pecege. (2023). Gestão de Seguros no Agro. Piracicaba: Pecege. Governança no Agronegócio Ementa: Princípios de governança corporativa no agronegócio. Estruturação de conselhos e modelos de gestão para empresas agroindustriais. Governança em empresas familiares e cooperativas. Referências: Shleifer, A., & Vishny, R. W. (2020). A Survey of Corporate Governance. Journal of Finance. Pecege. (2023). Governança Corporativa no Setor Agro. Piracicaba: Pecege. Lansberg, I. (2021). Succeeding Generations: Realizing the Dream of Families in Business. Boston: Harvard Business School Press. Sucessão no Agro: Desafios e Estratégias Ementa: Desafios da sucessão no agronegócio familiar. Planejamento sucessório e estratégias para continuidade de negócios. Estudos de casos e práticas de sucessão bem-sucedida. Referências: Lansberg, I. (2022). Family Business Succession. New York: Routledge. Pecege. (2023). Sucessão Familiar no Agronegócio. Piracicaba: Pecege. Miller, D., Steier, L., & Le Breton-Miller, I. (2020). Lost in Time: Intergenerational Succession, Change, and Failure in Family Business. Journal of Business Venturing. Transformação Digital no Agro Ementa: Impacto da digitalização no agro e novas tecnologias disruptivas. Uso de dados, inteligência artificial e IoT no agronegócio. Cases de transformação digital em empresas agroindustriais. Referências: Brynjolfsson, E., & McAfee, A. (2020). The Second Machine Age. New York: W. W. Norton & Company. Pecege. (2023). Transformação Digital e Inovação no Agronegócio. Piracicaba: Pecege. Westerman, G. (2021). Leading Digital. Boston: Harvard Business Review Press. Agro 4.0: Automação e Tecnologia Ementa: Conceitos de Agro 4.0, incluindo automação e tecnologias emergentes. Sensoriamento remoto, rastreabilidade e inteligência artificial. Futuro da automação no campo e o impacto nas operações agroindustriais. Referências: Zhang, Q. (2022). Precision Agriculture Technology for Crop Farming. Boca Raton: CRC Press. Pecege. (2023). Agro 4.0 e as Novas Fronteiras da Tecnologia. Piracicaba: Pecege. Wolfert, S., Ge, L., Verdouw, C., & Bogaardt, M. J. (2020). Big Data in Smart Farming – A Review. Agricultural Systems. Tecnologia de Sensoriamento Remoto Ementa: Aplicações de sensoriamento remoto no monitoramento de safras e gestão de recursos. Integração de imagens de satélite e drones para otimização de produção. Casos de uso prático e impactos no agro moderno. Referências: Jensen, J. R. (2021). Remote Sensing of the Environment. New York: Pearson. Pecege. (2023). Aplicações de Sensoriamento Remoto no Agronegócio. Piracicaba: Pecege. Weng, Q. (2022). Remote Sensing and GIS Integration: Theories, Methods, and Applications. New York: McGraw-Hill. Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio Ementa: Fomento à inovação e ao empreendedorismo no agro. Modelos de negócios inovadores e o papel das agritechs. Desafios e oportunidades para novos empreendedores no setor. Referências: Drucker, P. (2021). Innovation and Entrepreneurship. New York: HarperCollins. Pecege. (2023). Empreendedorismo no Setor Agro. Piracicaba: Pecege. Christensen, C. M. (2020). The Innovator's Dilemma. New York: Harper Business. Gestão de Marketing no Agronegócio Ementa: Estratégias de marketing para produtos agroindustriais. Análise de mercado, posicionamento de produtos e diferenciação. Ferramentas modernas de marketing digital aplicadas ao agro. Referências: Kotler, P., & Keller, K. L. (2022). Marketing Management. London: Pearson. Pecege. (2023). Marketing e Vendas no Setor Agro. Piracicaba: Pecege. Hutt, M. D., & Speh, T. W. (2021). Business Marketing Management: B2B. Boston: Cengage Learning. Atendimento ao Produtor e Relacionamento com o Cliente Ementa: Técnicas de atendimento ao produtor rural e estratégias de relacionamento. Identificação de necessidades e customização de soluções. Estudos de casos e simulações de atendimento. Referências: Heskett, J. L. (2020). Service Profit Chain. New York: Free Press. Pecege. (2023). Estratégias de Relacionamento com o Cliente no Agro. Piracicaba: Pecege. Berry, L. L., & Parasuraman, A. (2021). Marketing Services: Competing Through Quality. New York: Free Press. Gestão de Pessoas no Agro Ementa: Práticas modernas de gestão de pessoas no agronegócio. Desenvolvimento de equipes de alta performance em ambientes rurais. Gestão de mudanças e liderança no setor agroindustrial. Referências: Ulrich, D. (2020). Human Resource Champions. Boston: Harvard Business Review Press. Pecege. (2023). Gestão de Recursos Humanos no Setor Agro. Piracicaba: Pecege. Armstrong, M. (2021). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. London: Kogan Page. Seminário de Inovação e Startups no Agro Ementa: Seminários com startups do agro e inovações disruptivas. Estudo de novos modelos de negócios e impactos no mercado. Análise de tendências e oportunidades para investimentos no setor. Referências: Christensen, C. M. (2020). The Innovator's Dilemma. New York: Harper Business. Pecege. (2023). Inovação e Disrupção no Agronegócio. Piracicaba: Pecege. Moore, G. A. (2021). Crossing the Chasm. New York: Harper Business. *Disciplinas e ementas sujeitas a alterações. |
||||
Carga Horária: |
125 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Carla Geovana do Nascimento Macário Denise de Moura Fernando Henrique Iost Filho Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez Gustavo Hansel José Alexandre Fagundes Loyola Marcelo Miyashita Roberto Arruda de Souza Lima Vinicius Marins Vitor Augusto Ozaki |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |